Comece a atrair hóspedes para o hotel agora com 5 dicas

Tempo de Leitura: 4 minutos
Recepcionista de hotel entregando cartão do quarto do hospede.

Sumário

Diz aí: tá difícil atrair hóspedes para o hotel?

Depois de abrir um hotel, você vai ver seu negócio enfrentando momentos com maior ou menor movimento. Isso é normal, até esperado, então não precisa perder a cabeça! Existem até termos específicos do turismo para se referir a isso – alta temporada e baixa temporada.

O fato é que, em alguns momentos durante o ano, fica difícil trazer hóspedes para o estabelecimento. Ponto. Você pode enxergar essa realidade como um problema ou como uma oportunidade para inovar. A decisão é sua!

Se você quiser seguir pelo caminho da oportunidade, precisa tomar medidas criativas para atrair hóspedes para o hotel nos períodos de procura mais baixa. Nesse post, você confere nossas cinco dicas para manter seus quartos sempre ocupados. Vamos?

1. Criar grupos no Whatsapp

Atualmente, o Whatsapp é um dos meios mais utilizados para comunicação. Seus hóspedes com certeza usam esse aplicativo, e você também pode lançar mão dele para fazer uma boa divulgação do seu hotel.

A dica é criar grupos com os contatos de quem já se hospedou no hotel, segmentando por perfil – por exemplo, casais sem filhos e casais com filhos –, e enviar promoções exclusivas para cada um dos grupos.

Você sabe que é um hábito do brasileiro deixar as coisas para resolver depois, não é? Então, aproveite a comunicação instantânea do Whats para enviar mensagens em momentos estratégicos; por exemplo, na sexta-feira antes de um feriado, quando muitas pessoas estão procurando de última hora alguma coisa para fazer.

Como essas são pessoas que já estiveram hospedadas no seu hotel, se a experiência foi positiva, eles só precisam de um convite no momento certo para voltar!

Quarto de hotel arrumado para receber hospedes

2. Oferecer benefícios para o hóspede que indicar amigos

Se você quer atrair hóspedes para o hotel, uma das formas mais simples é por meio das indicações de quem já é seu cliente. Infelizmente, essas indicações nem sempre acontecem espontaneamente, por melhor que o seu estabelecimento seja.

Que tal dar uma forcinha?

A dica é oferecer benefícios para o hóspede que fizer indicações efetivas. Por exemplo, sempre que um amigo fizer check-in, o hóspede ganha um serviço grátis no hotel em sua próxima estadia: uma hora no spa, um jantar, um dia na academia. Com isso, você não somente conquista novos clientes como ainda fideliza os que já tem.

Então não é só atrair hóspedes para o hotel, é fidelizar também. Esses dois trabalhando em conjunto são o caminho para o sucesso.

3. Fechar parcerias estratégicas

Nossa terceira dica para atrair hóspedes para o hotel é fechar parcerias.

Imagine um hotel que fica em uma cidade onde um parque aquático atrai vários turistas locais. Esses dois estabelecimentos podem – praticamente devem! – fechar uma parceria. O parque aquático indica hóspedes, o hotel indica pessoas para o parque aquático. É uma situação ganha-ganha em todos os sentidos.

O segredo das boas parcerias é esse: todo mundo sair ganhando. Se você quer que outros negócios divulguem e recomendem seu hotel, precisa descobrir maneiras de ajudá-los a conseguir mais clientes, também.

mesa redonda de bar de hotel decorada

4. Ceder espaço para eventos

Essa é uma das estratégias mais utilizadas para atrair hóspedes para o hotel nos períodos de baixa temporada. Com os eventos, você complementa o faturamento do estabelecimento e ainda tem a oportunidade de divulgá-lo para todos os participantes, que podem retornar como hóspedes no futuro.

Para entrar nessa atividade, o hotel precisa contar com estrutura adequada, considerando o porte dos eventos. Uma coisa é abrigar um coquetel exclusivo de uma empresa para 50 clientes,  outra totalmente diferente é abrigar uma convenção para 500 participantes.

Contar com uma cozinha industrial bem equipada e uma equipe bem treinada, por exemplo, faz toda diferença para que o evento seja um sucesso. E, quanto melhor o evento, mais positivo o impacto na imagem do seu hotel!

5. Investir em presença online

Pode apostar que, nesse exato momento, muitas pessoas estão buscando na internet um hotel como o seu. O problema é que, se você não tiver presença online, elas não vão conseguir te encontrar.

Você precisa investir em um bom site, onde os visitantes consigam entender tudo que o seu hotel oferece e, de preferência, por meio do qual eles possam fazer suas próprias reservas.

Em segundo lugar, investir em um blog, porque o conteúdo é a melhor maneira de ganhar espaço nas buscas de pessoas interessadas em viajar, mas que ainda não conhecem seu hotel. E, em terceiro lugar, investir em perfis nas principais redes sociais, pois é nelas que os internautas passam a maior parte do tempo e interagem com os negócios.

Outros elementos são importantes, como anúncios no Google? Sem dúvida! Mas essas são as três bases indispensáveis para construir sua presença online e atingir mais pessoas.

Ah, e claro: Google Meu Negócio e Trip Advisor são ferramentas importantíssimas para aumentar seu alcance na internet.  Não deixe de criar seu perfil nessas plataformas para atrair hóspedes para o seu hotel que te procuram principalmente online. Ou seja, quase todo mundo.

Só que você precisa ficar esperto: existem milhares de hotéis disputando pela atenção na rede. Então, além de criar as bases de uma presença online, você precisa desenvolver maneiras de se destacar. Ofereça simplicidade e transparência para seus visitantes, e procure conhecer as melhores maneiras de aparecer nas primeiras colocações do Google para vencer! 

Essas são nossas cinco dicas para atrair hóspedes para o hotel. Lembre-se de que elas precisam de algum tempo para começar a produzir resultados; então, quanto antes você colocá-las em prática, melhor!

Ah, você ainda não tem um estabelecimento? Não vale a pena colocar a carroça na frente dos bois. Por isso, antes de se preocupar com maneiras de atrair hóspedes, você precisa conferir nosso post sobre como abrir um hotel!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima