Expandir sua loja de materiais de construção não precisa necessariamente estar relacionado com alugar ou comprar um novo ponto, maior e com mais espaço para atender outros clientes. Na verdade, alguns ajustes simples na sua rotina e na estrutura podem dar conta do recado.
Isso porque expandir sua loja de materiais de construção e aumentar as suas vendas não diz respeito somente ao seu espaço físico. O autosserviço é uma boa estratégia, e pode ser realizado de uma forma mais sutil, com algumas inovações:
- no atendimento;
- no layout da loja;
- na iluminação; etc.
Pequenos ajustes que, no fim das contas, trazem uma grande melhora nas vendas e no seu modelo de negócios.
Preparamos 3 dicas neste artigo, vamos com a gente?
1 – Livre-se do balcão
Imagine por um momento um supermercado que só fosse acessível através de um balcão. Para as pessoas comprarem seria necessário conversar com um balconista, perguntar o que havia de verduras, por exemplo, escolher e esperar ele buscar os produtos. Difícil, não é?
Há algumas décadas atrás era assim que funcionava. Os proprietários, porém, perceberam que eles vendiam muito mais se deixavam todos os produtos à mostra e a escolha na mão do cliente. As lojas de materiais de construção estão seguindo o mesmo caminho.
O modelo de balcão não permite que as pessoas vejam o que há na loja, elas precisam saber o que estão procurando antes de chegar lá. Você quer expandir sua loja de materiais de construção, não é? Então o primeiro passo é mostrar o que você tem para aumentar suas vendas.
2 – Crie um layout personalizado
Gestores de trade marketing de grandes cadeias de supermercado sabem bem que o layout da loja é de fundamental importância nas vendas. É necessário analisar a posição das mercadorias em relação ao trajeto que os clientes fazem, guiar a atenção deles para sessões específicas e analisar resultados constantemente.
Isso, porém, não se aplica somente para grandes supermercados. Se você quer aplicar o autosserviço na sua loja de materiais de construção, é necessário pensar no seu layout e se ele é assertivo para os clientes. Pensando nisso, se o balcão ainda não foi embora, ele precisa ir com urgência.
Crie corredores principais com seus melhores produtos, os mais vendidos e os que você quer mais vender. Faça com que eles levem até a sessão de acessórios e produtos corriqueiros, como lâmpadas, durepoxi, veda rosca, etc. O segredo é pensar que cada pedacinho da loja deve ter um atrativo que possa ser vendido.
3 – Atendimento é tudo
O atendimento é um dos pontos chave para expandir sua loja de materiais de construção. Enquanto o modelo de atendimento no balcão é um pouco intimidador, você deve oferecer uma experiência de compra tranquila e que valorize todos os clientes, dos mais leigos aos mais experientes.
Nesse ponto, o melhor é ter um bom treinamento de funcionários e um ótimo processo de recrutamento. Assim, você garante a contratação de colaboradores que conhecem os produtos e os treina para um atendimento padronizado de acordo com os seus objetivos.
Atenda. Leve o seu cliente pela loja, converse com ele. Se você conseguir vencer a barreira natural que existe nas lojas de materiais de construção, por conta da complexidade dos produtos, suas vendas vão crescer muito e expandir sua loja de materiais de construção logo logo passa de sonho à realidade.
Expandir sua loja de materiais de construção com bons fornecedores
Para aplicar o modelo de autosserviço na sua loja de materiais de construção você vai precisar dos melhores fornecedores. Aqueles que conseguem te entregar o que você precisa o mais rápido possível. E sem contar o processo de compra, que deve ser fácil, rápido e adaptável à sua realidade financeira.
O Martins.com.br pode te ajudar nessa tarefa. Nós somos líderes no e-commerce B2B, e temos o que você precisa no site para aumentar muito as suas vendas.
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