Destaques

Conheça os benefícios de se pagar a prazo no atacado e tenha maior controle financeiro do seu comércio!

Muitos comerciantes preferem fazer compras pagando tudo de uma vez ou então não encontram atacadistas que façam a venda parcelada. Isso limita sua possibilidade de ter maior controle sobre as contas da empresa.

E se acontecer algum imprevisto e faltar dinheiro no caixa? Isso não deveria acontecer, mas acontece. Pagar a prazo no atacado é uma ótima forma de ter uma reserva sobrando para movimentar o fluxo do negócio e evitar alguns problemas mais tarde.

Quer saber mais pontos positivos de se adotar a estratégia de pagar a prazo no atacado? O Fala Mart vai te explicar direitinho para você descobrir se essa opção é a melhor para o seu comércio!

Black and Gray Laptop Computer With Turned-on Screen Beside Person Holding Red Smart Card in Selective-focus Photography

Pagar a prazo no atacado – é bom ou não é?

Todo mundo – seja na vida empresarial ou pessoal – já enfrentou esse dilema: devo fazer essa compra à vista ou parcelar?

Pagar tudo de uma vez ajuda você a não ter despesas depois, mas acaba limitando o seu capital agora; enquanto parcelar te dá mais margem no momento, porém você assume um compromisso pelos próximos meses e que deve ser cumprido à risca, para evitar mais despesas depois.

Se isso é uma decisão difícil até pra comprar uma TV nova pra sua casa, para a loja é ainda mais complicado: existem vários de compromissos e pessoas que dependem de suas escolhas, além do sucesso do seu próprio negócio também ser influenciado por ter ou não boa gestão e saúde financeira. Para te ajudar nessa escolha, vamos explicar as vantagens de se pagar a prazo no atacado.

Benefícios de pagar a prazo no atacado

Vários economistas falam que a opção de fazer o pagamento à vista ou pagar a prazo no atacado é mais vantajosa de acordo com sua situação financeira atual. E isso também serve para os comerciantes: sua empresa está no vermelho nesse momento? Há alguma folga financeira ou tem bastante dinheiro para investir?

Pode até parecer que pagar à vista é a melhor escolha em todos os casos, mas não é bem por aí não. E se você estiver com pouco dinheiro em caixa? Ou se o dinheiro estiver sendo guardado para contratar um software ou contratar mais gente? Será que fazer o pagamento integral é financeiramente mais saudável em situações como essas?

Photo of Herbs and Spices in the Grocery Store

Se uma empresa está com problema de capital de giro, parcelar a conta com os fornecedores é a melhor opção. Isso vai ajudar a loja a ter mercadorias para comercializar e dar mais tempo para receber dos clientes.

Assim, em momentos onde o dinheiro não está dando em árvores, você consegue dar uma boa respirada.

Pagar à prazo no atacado é bom até quando você está bem financeiramente

E mesmo se a empresa não estiver no vermelho, pagar a prazo no atacado também tem algumas vantagens. Essa estratégia ajuda o comércio a guardar algum dinheiro no caixa durante o período, estando mais preparado pra qualquer imprevisto.

E se você adquirir à vista todas as mercadorias, mas depois ter algum problema na infraestrutura da sua loja – como encanamento, parte elétrica ou na segurança? Talvez pode ser algo muito além do seu alcance que mudou, como algum imposto extra ou alguma situação nova no mercado. Até uma saída inesperada de um colaborador pode abalar uma empresa sem uma boa gordurinha para queimar no caixa.

Percebe como todas essas situações podem atingir o financeiro da sua empresa e você precisar de um dinheiro a mais para solucionar esses perrengues?

brown leather bifold wallet on table

Pagar a prazo no atacado é uma boa escolha para guardar uma reserva e ainda fazer suas compras normalmente, não deixando faltar os produtos favoritos dos seus clientes. Desta forma, você fecha as vendas, arca com todas as despesas e tem lucro no final! Você pode ir trabalhando os pagamentos de acordo com a disponibilidade de capital depois.

Por isso também é importante ter um bom controle financeiro, ajudando a enxergar o dinheiro que está entrando e saindo, além de saber se o pagamento a prazo caberá no orçamento da empresa. Imagina se embolar com várias prestações ao mesmo tempo, depois ter dificuldades de pagá-las e arcar com os juros? Um bom trabalho nessa área irá evitar que você caia em ciladas e fique enrolado em dívidas mais tarde!

Nesse sentido, além de ter esse controle fundamental em todas as empresas, também é importante escolher fornecedores que ofereçam diversas vantagens no pagamento, incluindo em compras a prazo. O cartão empresarial Tribanco, por exemplo, disponibiliza ainda mais benefícios para quem abastece seu estoque com o Martins.

Tenha mais vantagens na suas compras a prazo! Saiba como funciona a parceria Tribanco + Martins e aproveite condições exclusivas para abastecer seu comércio.

Deixe uma resposta