Home Dicas Covid-19 2020 acabou? Só pra quem quer que acabe…

2020 acabou? Só pra quem quer que acabe…

0
121

Como você tem percebido, nos últimos meses venho escrevendo textos direcionados a vocês, varejistas, que desejam passar pela pandemia da Covid-19 com mais informação, cautela e boas práticas. Lidar com o momento não é fácil, eu sei. Mas precisamos persistir!

 

Recentemente, recebi o e-mail de um leitor que me questionou: “Mart, 2020 acabou?” A pergunta me intrigou e é sobre isso que vamos conversar hoje!

Apesar do impacto da pergunta, precisamos olhar com calma para todo o cenário mundial. As vendas online, por exemplo, tiveram um aumento de 81% em maio em todo o mundo. Já a procura por roupas e artigos esportivos aumentou 216%, o varejo específico para utilidades domésticas e materiais de bricolagem cresceu 190% e a venda de jogos 84%. Os números são animadores!

2020 acabou ou o varejo vai se recuperar da pandemia?

Por mais difícil que possa parecer, o mundo irá se recuperar da pandemia e os negócios também. Enquanto esperamos uma vacina para garantir a saúde e pausar a contaminação do vírus, percebemos que o mercado também está se adaptando às novas necessidades de uma sociedade em pandemia.

E eu acho importante conversar com você, amigo varejista, da forma mais sincera possível para entender todas essas mudanças causadas pela Covid-19. Mesmo quando parece que 2020 acabou, devemos ser otimistas e seguir em frente!

Recentemente eu falei sobre como o varejo lida com crises e foi emocionante perceber que, desde o início, o varejo se adapta aos desafios e crises, encontrando oportunidades de se reerguer. Foi assim na Grande Recessão de 1929 e agora não vai ser diferente!

O que esperar dos próximos meses do ano?

Infelizmente essa é uma resposta que ninguém pode te dar com muita certeza. Estamos todos juntos no desafio de entender como o vírus se manifesta, na busca por soluções para imunização e entendendo como os consumidores estão se relacionando com empresas e marcas durante o período. Mas, falando a verdade?

Existem milhares de pessoas muito empenhadas na área da saúde, outros trabalhando para fortalecer a economia, muitos empreendendo e reinventando as possibilidades de fazer negócio. Eu mesmo conheço vários e posso te garantir que é preciso resistir!

Para os varejistas, tenho 3 dicas práticas que precisam fazer parte da rotina do seu negócio e que vão provar que 2020 não acabou. Veja só!

Mão de uma mulher finalizando compras via computador, exemplificando o varejo sem toque na pandemia de 2020.

3 dicas para o varejista que acredita que 2020 não acabou

Mesmo sem as respostas prontas neste momento, é fundamental ter um olhar atento para as transformações que o mundo vem sofrendo. Com as perguntas certas e respostas coerentes com a sua realidade, você está um passo a frente para lidar com os impactos do novo coronavírus nos negócios. Vamos ao exercício, reflita:

Quais são as principais preocupações dos meus clientes?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. O seu cliente é o foco de tudo! Com base nisso, você estará preparado para os próximos passos e vai ser possível desenvolver as melhores soluções.

Quais as dores e dificuldades da sua clientela? O que eles precisam no momento? Tire um tempinho e pense nisso.

Quais canais de vendas você possui e como pode ampliá-los?

Quando tudo isso passar, quem estava em dúvida se 2020 acabou, vai perceber que foi uma fase de muita preocupação, mas também, de muita transformação. Segundo a Kantar, 78% dos consumidores que experimentaram novos canais digitais para compras declararam que, no futuro, continuarão usando esse tipo de compra no dia a dia.

Como você está se preparando para isso? Agora é a hora de estruturar a empresa para o “novo normal’ que está por vir!

Como será a evolução das categorias de vendas?

Parece complexo? Provavelmente você já fazia isso, mas não havia parado para analisar.

Quando o leitor me enviou o e-mail perguntando se 2020 acabou, eu pensei muito em todos varejistas que conversei e que estavam ampliando o mix de produtos, oferecendo novas opções para os clientes e focando os esforços em novas categorias de destaque. O desafio virou oportunidade.

Fique de olho no fluxo, nos pedidos, em quais produtos as pessoas estão procurando mais e foque nisso!

Ainda de acordo com a Kantar, os novos valores e preocupações geram a necessidade de fazer novas seleções de produtos e locais de compra. O momento é de fazer as perguntas certas e preparar o negócio de 2020 e do futuro. Afinal, a ideia é construir uma história de sucesso a longo prazo, com propósito e esperança!

Com a palavra, Alair Martins

Muitos dados sinalizam a retomada, outros países já estão se recuperando e a hora do Brasil também vai chegar. Todos os dias, aqui no Blog, publico textos em uma série especial sobre a Covid-19 para ajudar com informações, análises e ideias para os varejistas conseguirem passar pela pandemia mais tranquilos, mostrando que 2020 não acabou. Mas sabe o que eu não poderia deixar de dizer?

Precisamos ser otimistas, dedicados e perseverantes. Não é hora de desistir do seu negócio, nem dos seus sonhos. É hora de enfrentar as dificuldades com cabeça erguida e seguir em frente.

O desafio faz parte da vida do empreendedor. Ele realiza através da superação e dos obstáculos. Empreendedor é quem acredita, Alair Martins.

Pequenos e médios varejistas são responsáveis pelo abastecimento de muitas famílias, empresas e fazem parte da cultura das cidades. 2020 não acabou! E eu quero muito que você entenda o seu valor. Agora, mais do que nunca!

Por isso, vou deixar uma mensagem do grande Alair Martins, fundador do Martins.com.br e responsável pela história incrível da empresa, que segue focada em levar produtos para varejistas em todo país.

“Nunca me canso de buscar formas, fontes e exemplos para melhorar o conhecimento. Quero aprender todo dia. E vou revelar o que descobri nessa procura que me dá mais prazer e amplia o conhecimento: é o valioso tesouro de ouvir o outro, com atenção e respeito.

Ouvir o funcionário, o amigo ou alguém que, por acaso, atravessou o seu caminho. É um rico e poderoso exercício que injeta vida e conhecimento diretamente na veia e aproxima você do seu semelhante.

O enriquecimento é mútuo e poderoso. Você aprende e retribui, porque quando ouve o outro, os dois se engajam numa causa comum.”

Alair Martins

Vamos juntos espalhar a mensagem de otimismo e fazer nossa parte! 2020 não acabou e temos muito trabalho pela frente. Muito em breve, vamos comemorar tudo que foi plantado hoje! Para acompanhar os outros textos que fiz sobre a Covid-19 e entender melhor o cenário, acesse o Blog do Falamart clicando aqui.