Quantas vezes você abriu a caixa de e-mails e se deparou com diversas mensagens de uma mesma loja ou marca? A incômoda situação é extremamente comum e, embora seja uma forma de divulgação das empresas, acaba por gerar sentido oposto, afastando os consumidores. Isso não quer dizer que o e-mail marketing deixou de ser uma boa oportunidade para os varejistas. A verdade é que esta é uma tarefa bastante útil, porém, que demanda certos cuidados para alcançar os objetivos.
Ciente disso, o Fala Mart selecionou as melhores dicas do que fazer e também do que evitar para otimizar seu e-mail marketing e garantir os resultados positivos! Confira:
-
SPAM? Tô fora!
Para que o cliente se interesse pelo que você tem a dizer, o primeiro passo é se preocupar com a forma que a mensagem será escrita. Desde o assunto do e-mail até o conteúdo, imagens e qualquer outro elemento, todos devem ser pensados com cautela para que o resultado passe longe do tão temido SPAM. Se o seu e-mail tiver cara de SPAM, mesmo que não seja, pode ter certeza, o destino dele é a lixeira!
- Foco nos destinatários
Da mesma forma que no ponto de venda é preciso conhecer o cliente para saber quais ações direcionar, no e-mail marketing não é diferente. A intenção é produzir algum sentido no leitor, então não adianta sair enviando e-mails para o maior números de usuários, é preciso direcionar. Por isso, NUNCA compre listas! Lembra do sentido oposto? É aqui que ele ocorre! Em listas compradas é possível que os resultados sejam negativos, em sua maior parte, pois não é possível prever se os destinatários se interessam pelo seu segmento.
- Diversifique!
Evite e-mails semelhantes. Se os seus e-mails, apesar dos temas diferentes, possuírem todos a mesma estrutura, vão logo cansar o consumidor. Por isso é tão importante conhecer o público e não enviar uma grande quantidade de e-mails dispersos! Use desse conhecimento para criar conteúdos criativos e diferentes do que eles estão acostumados a ver todos os dias, afinal, você não é o único a trabalhar com o e-mail marketing. Quem mais se destaca, mais dialoga com o consumidor!
- Na medida certa
Ninguém quer ter a caixa de mensagens lotada por e-mails de uma mesma pessoa ou empresa. A linha entre “interessante” e “insistente” pode ser facilmente cruzada no e-mail marketing, então, descubra a frequência ideal para ser notado e não ignorado. Faça um planejamento de envios e distribua-os bem durante o mês, assim, seu conteúdo não vai incomodar e seu nome não será esquecido pelo consumidor.
- Mensagens que agregam
Antes de enviar qualquer e-mail, pense: “meu cliente vai gostar de saber dessa informação?”. Só mande se tiver certeza do interesse! O conteúdo precisa ser, sempre, muito relevante, ou o leitor vai, aos poucos, deixar de lado as suas mensagens, pois já sabe que serão vazias. A linguagem também tem fator fundamental nesse aspecto! E-mails impessoais lotam as caixas de mensagens dos consumidores todos os dias, então, dialogue com eles, crie um sentimento de amizade e mostre que seu cliente é especial!
O mais importante de tudo é ouvir o que o seu público tem a dizer! Não só no e-mail marketing, mas em todas as ações da sua empresa. É essa resposta que vai criar um direcionamento sempre mais eficaz, com resultados certeiros. Crie canais funcionais para o recebimento deste retorno. No mais, é só manter o padrão de qualidade em atendimento e produtos!
Acesse www.martins.com.br e garanta as melhores marcas com margens incríveis para o seu negócio.
Boas vendas!
Gostei do post, a ideia é ótima!
Da uma olhada ai na minha página também que eu tenho otimas informações para quem precisa de tráfego de visitantes, muito bom, vale apena conferir.
Abraço.