Um gerente de produtos tem como função ser responsável por todos os aspectos de um produto, desde os objetivos estratégicos envolvidos no lançamento dele e no gerenciamento dos já existentes até os detalhes de experiência do usuário.
Produto: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.
NÍVEIS DE PRODUTOS
Ao planejar sua oferta ao mercado é preciso pensar em cinco níveis de produtos, onde cada nível agrega mais valor para o cliente.
- Benefício central: serviço ou benefício central é o que o cliente realmente está comprando.
- Produto básico: é a transformação do benefício básico em produto
- Produto esperado: é uma série de atributos e condições que o cliente espera encontrar em um produto
- Produto ampliado: exceder as expectativas dos clientes (para isso é preciso examinar o sistema de consumo: a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto)
Considerações à ampliação
– cada ampliação gera custo, e o cliente deve estar disposto a pagar por esta ampliação
– as ampliações logo se tornam produtos esperados
– à medida que a empresa eleva seus preços aparecem concorrentes com versões mais baratas
- Produto potencial: todos os aumentos que o produto deve ser submetido no futuro. É onde as empresas procuram novas formas de satisfazer seus clientes e diferenciar sua oferta.