Um gerente de produtos tem como função ser responsável por todos os aspectos de um produto, desde os objetivos estratégicos envolvidos no lançamento dele e no gerenciamento dos já existentes até os detalhes de experiência do usuário.

Produto: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.

 

NÍVEIS DE PRODUTOS

 

Ao planejar sua oferta ao mercado é preciso pensar em cinco níveis de produtos, onde cada nível agrega mais valor para o cliente.

 

  • Benefício central: serviço ou benefício central é o que o cliente realmente está comprando.
  • Produto básico: é a transformação do benefício básico em produto
  • Produto esperado: é uma série de atributos e condições que o cliente espera encontrar em um produto
  • Produto ampliado: exceder as expectativas dos clientes (para isso é preciso examinar o sistema de consumo: a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto)

 

Considerações à ampliação

 

– cada ampliação gera custo, e o cliente deve estar disposto a pagar por esta ampliação

– as ampliações logo se tornam produtos esperados

– à medida que a empresa eleva seus preços aparecem concorrentes com versões mais baratas

 

  • Produto potencial: todos os aumentos que o produto deve ser submetido no futuro. É onde as empresas procuram novas formas de satisfazer seus clientes e diferenciar sua oferta.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.