Falar sobre aceitar cartão na loja parece algo muito óbvio, né? Na verdade, não é bem assim. Acredite: ainda há varejistas que adotam o dinheiro como a única forma de pagamento e acabam perdendo clientes por causa disso.

O que esses comerciantes não sabem é que, independente de a empresa ser um grande supermercado ou uma pequena mercearia de bairro, aceitar cartão na loja é essencial para o negócio funcionar bem.
Como isso pode ajudar a vender mais? Vamos descobrir!
Aumento das vendas e faturamento da empresa
A gente sabe que fazer um cliente comprar não é uma tarefa muito fácil e pode levar tempo.
Por isso, é fundamental ter preços atrativos, uma boa reputação e, claro, oferecer benefícios para ele se sentir motivado e querer comprar sempre de você. Uma das facilidades que mais agrada o cliente é a disponibilização de várias formas de pagamento.
Aceitar cartão na loja pode ser uma excelente forma de fazer isso. Segundo dados do Banco Central, os cartões de crédito e débito são um dos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores no Brasil e trazem mais praticidade e agilidade na hora da compra.
Opte pelo parcelamento
Por falar em praticidade, oferecer o parcelamento das compras como uma facilidade extra de pagamento pode ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento da sua loja.
Além disso, com essa opção o cliente poderá comprar mais produtos e dividir em quantas vezes você estabelecer. Assim ele paga mensalmente uma quantia menor do que seria o valor à vista, no dinheiro, o que pode ser muito útil para compras mais caras, como eletrodomésticos e eletrônicos.
O parcelamento não se restringe ao varejo! Já pensou em parcelar o combustível do seu carro? Pois é, o parcelamento através do cartão de crédito tem sido tão utilizado pelos consumidores e faz tanta diferença para o negócio que até alguns postos de gasolina estão adotando o método para vender mais.
E você, está esperando o que para aceitar cartão na loja e facilitar a vida dos seus clientes?
Contrate uma maquininha de cartão
Se você está pensando em aceitar cartão na loja, ter uma maquininha facilita muito a vida dos consumidores, além de trazer mais segurança tanto para você quanto para seu cliente, já que diminui o fluxo de dinheiro no caixa.

Você já sabe qual é o melhor modelo para o seu negócio? Veja os disponíveis:
Maquininha de cartão com fio
É um dos modelos mais conhecidos no mercado. Além de funcionar conectada por wi-fi, permite também a rede 3G ou GPRS.
A vantagem de ter uma maquininha de cartão com fio é que a sua conexão é mais estável com relação às outras e ela também faz a impressão dos recibos sem precisar de outro equipamento, o que não é possível em algumas sem fio.
Maquininha de cartão sem fio
Esse modelo é ideal para quem utiliza wi-fi, bluetooth ou internet móvel. A maquininha de cartão sem fio é muito adotada por lojas físicas que fazem entregas por delivery, já que proporcionam toda a conveniência de poderem ser levadas até o cliente, seja no estabelecimento ou até mesmo na sua própria casa.
Em um restaurante que faz entregas, é imprescindível que se tenha uma maquininha de cartão sem fio, pois além de possibilitar uma nova forma de pagamento, ela facilita na hora de entregar o pedido e evita o troco.

Quanto custa ter uma maquininha de cartão?
Antes de decidir qual maquininha comprar para aceitar cartão na loja, compare todos os gastos que envolvem o aluguel ou a compra de uma e veja qual oferece as melhores vantagens para o seu negócio.
Os preços podem variar de acordo com os modelos, visto que algumas você pode alugar e pagar mensalmente, enquanto outras você pode comprar e ter para sempre. Além disso, é preciso se informar a respeito das taxas de retenção, que podem ficar entre 2% até 6% do valor da compra, além de possíveis tarifas para compras no débito, crédito e parcelamento.
As máquinas da Cielo para estabelecimentos, por exemplo, custam a partir de R$69,90 por mês, além das taxas de retenção, enquanto a Moderninha do PagSeguro não possui custo de aluguel, oferece taxa grátis durante 3 meses e você pode comprá-la por até 12x de R$35,90.

Crédito x débito
Independente se for crédito ou débito, o lojista terá que pagar uma pequena taxa na hora de passar as compras dos seus clientes. Porém, dependendo do modelo da máquina, a taxa para o empresário na hora de passar as vendas no débito poderá ser menor, variando de 2% a 3%.
Já ao passar no crédito em uma parcela única, o valor varia entre 2,5% a 4%. Mas, se a compra for parcelada, a porcentagem é diferente: ele terá que pagar uma taxa de aproximadamente 3% a 12%, dependendo do valor da compra.
Por isso, vale lembrar que como a taxa no crédito é um pouco maior, não é legal cobrar a mais para passar as compras nesse meio de pagamento. É interessante fazer as contas de quanto conseguirá lucrar já calculando o valor das taxas e então colocar o preço final dos produtos já incluindo todos os gastos.
Bandeiras aceitas pelas máquinas de cartão
Não deixe o seu cliente procure a concorrência só porque você não aceita a bandeira do cartão de crédito dele na sua loja!
Marcas mais conhecidas de máquinas de cartão, como a Cielo, o PagSeguro e a Getnet, aceitam as principais bandeiras disponíveis no mercado e facilitam para os clientes comprarem de você, sendo elas:
- Visa;
- MasterCard;
- American Express;
- Elo;
- HiperCard;
- Sodexo;
- Alelo;
- Ticket;
Quanto mais bandeiras a sua maquininha de cartão aceitar, mais pessoas você conquista para o seu negócio!
Agora que você já sabe como aceitar cartão na loja e está pronto para começar a vender mais, está na hora ler sobre quais outros benefícios a sua loja pode oferecer para fidelizar os seus clientes. Vamos nessa?