A acessibilidade no comércio é muito mais do que cumprir a lei. É garantir humanização no atendimento e mostrar que a loja está pronta para acolher e incluir todo tipo de cliente, independente das necessidades especiais dele.
Para o varejista que não se preocupa com esse importante tema, das duas uma: ou vai perder clientela e esbarrar na queda de faturamento ou vai se ver com a fiscalização, ser multado e poder até ter as atividades suspensas, caindo ao faturamento zero.
Ninguém empreende para isso, né? Então, não há outra melhor saída do que adaptar a loja para receber todos os clientes. Hoje, vamos te contar como você pode fazer essas adaptações necessárias para garantir a acessibilidade.
Também vamos trazer algumas dicas para que a sua loja seja inovadora no assunto e para que a pessoa com deficiência dê preferência ao seu negócio ao invés de procurar a loja ao lado
Adaptações necessárias para a loja
A primeira coisa a se fazer para adaptar a loja é ter conhecimento sobre as normas vigentes a nível de Brasil, estado e também na cidade em que você tem a loja para seguir as determinações de acessibilidade.
O projeto do empreendimento precisa considerar esses detalhes para que a loja não tenha nenhum problema com a emissão de alvarás e fiscalização do Corpo de Bombeiros e órgãos reguladores.
De uma forma em geral, a legislação federal determina as seguintes adaptações em prédios comerciais:
- Entradas e saídas acessíveis com rampas
- 5% dos sanitários com barras de apoio, piso nivelado e espaço suficiente para manobrar cadeira de rodas
- Reserva de vagas no estacionamento para pessoas com deficiência
- Sinalização adequada para indicar a localização de espaços adaptados
- Área de circulação da loja com medidas mínimas de 0,80m X 1,20m
- Piso e sinalização tátil nas áreas de circulação de pedestres
- Sinalização sonora para situações de emergência
Essas são apenas algumas das medidas essenciais e obrigatórias que o lojista deve se atentar na hora de pensar na acessibilidade da loja.
Só que para quem quer realmente ser uma referência no assunto e ampliar a preocupação com a inclusão de pessoas com deficiência no comércio, dá para ir muito além do trivial.
Acessibilidade e inclusão além da legislação
Acolher as pessoas com deficiência com o máximo de atenção e humanização possível garante várias coisas. Vamos citar duas principais: sua marca ganhará mais credibilidade e agregará ainda mais valor à inclusão social desse público.
Pensando nisso, trouxemos aqui sete situações que vão te ajudar a deixar o seu negócio mais acessível e acolhedor para as pessoas com algum tipo de deficiência. Dê uma olhada e depois comece a planejar qual delas é viável para começar a colocar em prática na sua loja.
1. Ampliação de balcões
A legislação indica que pelo menos 5% dos balcões de caixas para pagamentos devem ser destinados ao público especial (pessoas com deficiência, gestantes, idosos etc).
Se a sua estrutura física permitir, amplie esse percentual e evite que os clientes com atendimento prioritário fiquem esperando em filas.
Todo conforto e agilidade farão muita diferença na preferência que esse público te dará para as próximas compras.
2. Vagas PCD
Sugerimos também dar mais oportunidades aos colaboradores com deficiência e ampliar o número de vagas do seu estabelecimento para as vagas PCD. Dessa forma, quando um cliente com deficiência for à loja, ele se identificará ainda mais com o estabelecimento.
Ademais, toda a equipe de colaboradores aprenderá a ter mais sensibilidade e cuidado no atendimento de pessoas com deficiência já que convivem diretamente com essas necessidades no dia a dia.
3. Estrutura adaptada
Pense ainda na possibilidade de aumentar as vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, calçadas ainda mais apropriadas e sinalização adaptada para o maior número possível de necessidades.
Os acessos precisam ser amplos e livres de obstáculos. Além de clientes com dificuldade locomotora, você irá receber a clientela surda, com deficiência visual, intelectual etc.
4. Funcionários intérpretes
Na hora de contratar, priorize algumas vagas destinadas a candidatos que sejam intérpretes de Libras para poder suprir a demanda dos clientes com deficiência auditiva. Isso com certeza será um grande diferencial para você.
A loja pode ainda oferecer uma capacitação para os colaboradores com um curso básico de Libras para que eles saibam se comunicar com os clientes. Algumas associações municipais costumam fazer parceria com empresas e instituições para oferecer essa capacitação.
5. Plataformas de acessibilidade
Invista em plataformas de acessibilidade para acolher os seus clientes. Hoje, há inúmeros softwares de código fechado ou aberto que possibilitam as empresas a criar um sistema de comunicação eficaz com pessoas com deficiência visual, auditiva ou intelectual.
Inclusive, em algumas cidades, bancos e companhias de prestação de serviço públicos já são obrigados a contar com esses dispositivos. Se antecipe e saia à frente no comércio da sua cidade!6.
Gôndolas acessíveis
Quando for montar o planograma da sua loja, pense nas gôndolas e prateleiras sob o ponto de vista da pessoa com deficiência. O ideal seria contar com a ajuda de clientes para que eles possam te mostrar as maiores dificuldades que enfrentam no comércio.
Priorize a exposição dos produtos em pontos fixos e baixos e sinalize o espaço interno de forma que todos consigam identificar as categorias que precisam.
7. Espaço exclusivo
Para deixar o cliente com deficiência se sentindo ainda mais acolhido, prepare um cantinho especial para ele. Muitas lojas apostam na brinquedoteca enquanto os pais fazem as compras. Crie, então, um espaço também para que os clientes possam ficar confortáveis enquanto aguardam algum atendimento ou que o acompanhante finalize as compras.
Essa sala ou ambiente móvel precisa ser acessível com bebedouro e cafeteira em locais mais baixos, assentos especiais etc. Apenas tenha cuidado na hora de montar o espaço para não transformar os móveis em obstáculos.
Acessibilidade no e-commerce
A acessibilidade precisa ser considerada de uma forma ampla. Ou seja: para além das quatro paredes do armazém de produtos. O e-commerce e os canais de comunicação online da loja também precisam ser acessíveis.
De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2019, 74,18% das pessoas com deficiência afirmaram fazer compras pelo comércio eletrônico. Esse índice traduz a importância da acessibilidade também na loja virtual.
Existem algumas formas de você tornar a sua loja online e o seu conteúdo na internet acessível a todos os clientes. Pontuamos algumas delas:
- Acessibilidade textual: descreva as imagens dos produtos ou de qualquer outro conteúdo que você postar. Isso vai facilitar a compreensão para quem utiliza leitores de tela. Use ainda cores com contraste otimizado para quem tem daltonismo ou outra deficiência visual. No site e nos conteúdos de imagem, aposte em tamanho e alinhamento da fonte que facilite a leitura com mais conforto.
- Acessibilidade audiovisual: aposte em ferramentas que possam traduzir a página para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) facilitando o acesso de pessoas com deficiência auditiva. Deixa o menu de navegação do seu site acessível por cliques e não na rolagem do mouse, porque isso dificulta as tecnologias assistivas de identificar a existência de submenus. Inclua o conteúdo textual em áudio também.
Inclusão no varejo é pra ontem!
De nada adianta a gente cobrar políticas públicas dos governantes e apoiar campanhas de inclusão, se a gente não fizer o próprio dever de casa, não é mesmo? Adaptar a sua loja é contribuir para a causa e, de tabela, contribuir para a alta do seu faturamento.
Comece hoje mesmo a planejar a acessibilidade da sua loja e a conquistar clientes com deficiência. Os resultados serão muito positivos para a comunidade onde você estiver.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
