Com a loja preparada para o Dia das Mães no que diz respeito ao mix adequado, chegou a hora de comunicar para o seu cliente tudo aquilo que o ponto de venda oferece. Com pequenas mas eficientes ações de comunicação e merchandising, sua loja vai ficar mais chamativa, atrativa e vendedora. Confira algumas estratégias que podem ser implementadas:

Comunicação: não adianta promover uma revolução na loja se o público não ficar sabendo. Mostre que além de novos produtos e preços competitivos, ele terá comodidade, mais serviços. Para o Dia das Mães use cartazes e enfeites. Para a comunidade, use carros de som, panfletos, jornais de ofertas, enfim, o que estiver ao alcance e possa economizar custos.

Ambientação: na loja é onde quase tudo acontece, pois 85% das compras são decididas no ponto de venda, segundo dados do Popai Brasil. Portanto, anunciar os produtos, novidades e a ocasião é um fator-chave para o sucesso. Essa atitude evidencia respeito ao cliente, potencializa o efeito da novidade, atrai fluxo e gera mais vendas.

Funcionários: primeiros clientes da loja, os colaboradores são, portanto, os primeiros que precisam comprar a ideia. Capacite a equipe para informar a novidade e fazer um “link” com o Dia das Mães. Eles se sentirão mais respeitados e vão se comprometer mais. Uma dica é confeccionar uma camiseta especial que mostre a novidade e faça alusão à data.

Exposição: Os produtos devem ser acessíveis, pois o consumidor gosta de pegar, sentir e manusear. Exponha na altura dos olhos – cerca de 1,6 metros do chão – os portáteis de maior valor agregado, como batedeiras, liquidificadores e sanduicheiras. Retire apenas um produto da embalagem para servir de amostra. Quem compra produto eletro quer pegar, apertar os botões, perceber a qualidade, a combinação de cores, forma e todos os outros detalhes. Limpeza também é essencial. Em sua maioria os produtos são brancos e portanto brilham e realçam, porém a poeira e a sujeira “aparecem” mais. Eles devem ser os primeiros a serem limpos diariamente.

Promoções e ofertas: podem ser trabalhadas iniciativas que transmitam ao consumidor a sensação de que, comprando na loja, ele está ganhando. Sorteios para todos que comprarem na seção durante o período de implantação ou nos dias que antecedem o Dia das Mães. O brinde pode ser um produto da seção ou descontos em compras. Mas se informe antes sobre a legislação em vigor para sorteios.

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