Contar com uma análise de resultados estratégica no varejo permite ao empresário estar por dentro de todos os processos internos e identificar se os objetivos da loja estão sendo alcançados.
Muitos acham que ela é utilizada apenas em processos financeiros de uma empresa, mas se enganam. Ela vai ser o pilar para o posicionamento da marca no segmento, vai facilitar a identificação de erros para fazer melhorias estruturais e operacionais.
A grande questão é que os pequenos e médios varejistas se esquecem de um detalhe tão importante desse e depois não conseguem entender onde foi que o processo parou e a empresa não evoluiu.
Quer aprender um pouco mais sobre a análise de resultados e como aplicar no seu varejo? Então, é sobre isso que nós vamos conversar hoje. Boa leitura!
O que é uma análise de resultados?
A análise de resultados é a ferramenta que todo empresário precisa recorrer para acompanhar de perto se o investimento está tendo retorno, se o fluxo de caixa tem funcionado como o esperado.
Além disso, se os lucros estão aumentando ou se os indicadores da loja são visivelmente melhores que os da concorrência etc.
É a estratégia que vai identificar de forma clara onde a empresa está acertando e onde está errando. A análise de resultados é feita a partir do levantamento e, consequentemente, do estudo dos processos da loja.
Em outras palavras, a análise de resultados responde a basicamente três perguntas importantes:
- O que foi feito?
- Qual o resultado esperado?
- Qual o resultado encontrado?
As respostas a esses questionamentos vão ajudar o lojista a tomar decisões que visam melhorar o desempenho do negócio e de todos os processos de um determinado projeto. E, claro, das finanças da loja de uma forma geral.
Como fazer uma análise dos resultados?
Não temos nenhuma receita de bolo para a análise de resultados porque vai depender do cenário de cada loja. Mas temos alguns caminhos que são inerentes a todos negócios e que funcionam bem no varejo.
A primeira coisa a se fazer é escolher o objetivo da gestão dos resultados e pensar em alguns cenários para cumprimento de metas a partir do levantamento.
Em seguida você vai definir quais indicadores da sua loja você quer acompanhar. Por exemplo: a inadimplência, os lucros, a liquidez, turnover, valores a receber e valores a pagar. Importante já identificar onde estão esses dados que serão levantados.
Se você pretender comparar os indicadores com outros períodos futuros, organize as informações de forma clara e documente para facilitar os cálculos e a gestão desses resultados depois.
Uma forma muito eficiente de análise de resultados, para além dos números financeiros, é fazer pesquisa de satisfação junto aos clientes ou colaboradores, se for o caso. Essas informações costumam ser muito relevantes para a implementação de projetos, de novos produtos ou serviços.
Quais os principais tipos de análise de resultados?
A análise de resultados precisa ser uma prática cultural da empresa e não pontual. É um trabalho diário e detalhado que pode envolver um ou todos os setores e colaboradores da empresa.
Esses levantamentos podem ser divididos em quatro tipos principais:
- Análise de sensibilidade: quando o varejista compara a solidez da loja às oscilações do mercado. O fluxo de caixa costuma ser o método mais usual para fazer esse monitoramento.
- Análise de rentabilidade: aqui pode-se calcular o patrimônio líquido no caso de empresas consolidadas ou os investimentos no varejo mais recente. O objetivo é identificar em quanto tempo haverá retorno do capital investido.
- Análise de lucratividade: essa gestão de resultados é pautada nos lucros líquidos e na receita total da empresa para conseguir chegar ao percentual real de lucro que o negócio tem.
- Análise de ponto de equilíbrio: o objetivo é encontrar um valor mínimo viável das vendas para custeio das despesas fixas e variáveis do negócio, sem que a loja fique no prejuízo.
Qual a importância de realizar a análise de resultados?
Como você já viu um pouco, ao contar com um gerenciamento constante dos indicadores da empresa, você terá mais elementos para a tomada de decisões. Vai ainda ter em mãos um mapeamento generalizado da sua loja e poder direcionar o planejamento estratégico.
Além disso, a análise de resultados permite ao estabelecimento se aproximar ainda mais do cliente, conhecer as preferências dele e melhorar o atendimento e a experiência dele com a loja.
Outra vantagem é conseguir se precaver de cenários pessimistas para o negócio e antecipar estratégias que possam minimizar os efeitos de uma eventual crise. Além disso, reduzir os ruídos financeiros que possam comprometer a saúde financeira do negócio.
A criação de metas mais reais e alcançáveis é outro benefício da gestão de resultados, porque os indicadores vão te direcionar a todo tempo para dados mais claros e estratégicos. Isso é muito útil quando se tem um projeto novo de investimento à vista.
A otimização de processos a partir de insights cada vez mais relevantes para a perfomance do negócio também está garantida. Você ainda está perdendo tempo por quê? Inicie já a sua análise de resultados!
Como ser eficiente na análise de resultados?
Adquirindo conhecimento. Não há outra resposta para essa pergunta se não essa. O levantamento de dados e informações demanda cautela e precisão.
Qualquer erro de lançamento e de análise pode comprometer a leitura final de um cenário financeiro ou não. Por isso, o mercado disponibiliza ferramentas para facilitar a vida do empresário que espera resultados eficientes.
Mas mais do que soluções tecnológicas, é preciso que o lojista tenha bagagem, que saiba onde está pisando. Por falar nisso, a Universidade Martins do Varejo (UMV) oferece capacitação gratuita aos filiados da Rede Smart dentro do Programa de Desenvolvimento Smart (PDS).
No curso, os lojistas aprendem tudo sobre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que é uma ótima ferramenta para a análise de resultados do varejo.
As aulas são 100% online, por meio da plataforma Flix do Varejo. Os participantes ainda têm acesso a material de apoio e suporte presencial de consultores Smart.
Vamos falar de DRE?
Já que tocamos nesse importante assunto, não poderíamos encerrar o artigo de hoje sem falar um pouquinho mais do DRE na análise de resultados.
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório com informações atualizadas sobre as finanças da empresa. Qualquer movimentação financeira da loja precisa constar no DRE.
A partir desses dados, o lojista vai conseguir analisar se a empresa está dando lucro ou não, dentre tantos outros indicadores.
Dentre as vantagens do DRE como ferramenta de análise de dados, destacamos três que são necessárias para a saúde do seu negócio:
- Fornece dados confiáveis para a gestão financeira e administrativa da empresa
- Dá maior autonomia ao gestor para implementar ações que aumentam ou reduzem resultados
- E garante resultados mais precisos para os objetivos e metas de um projeto
Com essas dicas finalizamos o nosso bate-papo. Antes, gostaríamos de reforçar a importância de analisar também os resultados negativos da empresa e identificar onde há falhas.
Análise de resultados não se trata apenas de ganhos, mas de analisar o todo. Combinado?
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.