Home Dicas Colaboradores Antecipação de feriados no varejo: como vai funcionar?
Avenida vazia ladeada por postes.

Antecipação de feriados no varejo: como vai funcionar?

0
221

A antecipação de feriados no varejo é boa ou ruim para os empregadores? Bom, já vou começar o texto de hoje te perguntando, porque não é mais o caso de pensar se vai acontecer ou não – essa realidade já está acontecendo hoje.

 

Estamos no início de junho e o que me motivou a trazer essa discussão foi a antecipação de feriados que Fortaleza autorizou na semana passada, celebrados em 28 e 29 de maio. Qual é o resultado esperado? Mais feriados serão antecipados? Como fica o varejista nessa história?

Vamos pensar sobre tudo isso hoje e vou te trazer mais algumas informações. Pronto pra começar?

Várias catracas de metrô com sinal de fechado.

Se você quiser, já pode fazer antecipação de feriados

Vamos só deixar um ponto claro antes de começarmos a falar da realidade do varejo em tudo isso: você já pode fazer antecipação de feriados, se quiser. O texto da MP 927 estipula que feriados não religiosos podem já ser antecipados por conta da pandemia. Lá está escrito assim:

Art. 13. Durante o estado de calamidade pública, os empregadores poderão antecipar o gozo de feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais e deverão notificar, por escrito ou por meio eletrônico, o conjunto de empregados beneficiados com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, mediante indicação expressa dos feriados aproveitados.
Fonte.

Os feriados religiosos só podem ser antecipados com o consentimento por escrito do empregado, valendo as mesmas regras, e os feriados vão poder ser utilizados para compensação em banco de horas.

Mas fica a pergunta…

Pra que antecipar um feriado?

Cada empresa é única. A sua pode ser completamente diferente da do vizinho, e muito provavelmente, é mesmo.

Então, cada um tem suas necessidades e a antecipação dos feriados pode ser uma boa ideia ou não, tudo depende.

Mas a maior vantagem de todas é, com certeza, a contribuição ao isolamento social e o resguardo da saúde dos seus empregados, que vão ter um pouco menos de contato com pessoas, caso sua loja esteja aberta.

E a outra vantagem é a “troca”, isto é, ao invés de permanecer trabalhando durante a quarentena, o varejista pode fechar agora e abrir com mais facilidade em outras datas, como o 7 de setembro, Natal, etc. Isso é especialmente interessante para o pessoal que vende em shopping, onde montar escalas de trabalho às vezes é bem complicado, e no próprio feriado muitas vezes são obrigados a fechar.

E o que significa o governo fazer a antecipação dos feriados?

Esse pode ser o ponto mais “espinhoso” da questão. Tudo bem fazer a antecipação de feriados, mas e se você não quiser e o governo decidir?

Bom, aí não tem o que fazer além de obedecer. Em Fortaleza, um feriado nacional (Corpus Christi) e um regional (Nossa Senhora de Assunção) foram prorrogados. Em São Paulo, foi o Dia da Consciência Negra e Corpus Christi, ambos feriados nacionais.

Avenida vazia ladeada por postes.

Infelizmente, as taxas de isolamento social não aumentaram muito durante esse período.

Uma das reclamações dos parlamentares que votaram contra a antecipação de feriados em Fortaleza foi a festa realizada no dia de Nossa Senhora de Assunção, a Caminhada com Maria. Sem feriado não tem festa, e o comércio sofre.

Aí fica pra você decidir: o que é melhor: perder um feriado lá na frente ou permanecer aberto durante datas importantes, depois da pandemia? É uma decisão a ser refletida e decidida levando em conta todas as especificidades do seu negócio, como eu disse não dá pra generalizar.

Mas Mart o que você acha: é melhor fazer a antecipação dos feriados ou não?

Eu não vou tomar partido na discussão, porque a situação de cada varejista é diferente. De um ponto de vista sanitário, pensando na saúde de todos, é melhor antecipar os feriados agora pra que mais pessoas fiquem em casa.

Só que quem é contra a antecipação tem um argumento relevante: se o governo estipula, o varejista tem que fechar. Algumas empresas de serviços essenciais estão passando aperto, e não contam tanto com datas chave, como o Natal, por exemplo.

Entrada de estacionamento coberto vazia.

Então se uma mercearia está aberta agora, com as vendas mais baixas, a melhor opção é não fechar uma semana inteira devido a “megaferiados”, como aconteceu em São Paulo. Alguns lojistas podem quebrar.

Então essa pode ser a primeira vez que te falo isso aqui no blog: essa pergunta não tem resposta. Só o tempo vai dizer se a antecipação dos feriados foi uma boa ideia ou não.

Até lá a gente segue te apoiando no que você precisar, amigo varejista. Os tempos são difíceis, mas vão passar. O melhor a se fazer agora é se manter informado, e nessa tarefa o Falamart jamais ia te deixar na mão. Veja todos os meus textos sobre a COVID-19 e fique seguro.

Estamos juntos nessa!