Home Dicas Black Friday Black Friday: vale a pena anunciar na TV ou no rádio?
Homem assistindo comercial de TV

Black Friday: vale a pena anunciar na TV ou no rádio?

0
122

Todo mundo que tem um negócio já deve ter pensado em anunciar na TV. Nós crescemos vendo comerciais praticamente todo dia na televisão, e sabemos que muitas marcas têm anúncios até mais velhos que nós. Os próprios comerciais que marcaram nossa época hoje em dia já são mais velhos que os nossos filhos e nós ainda lembramos deles.

Se tantas marcas que investem em comerciais de televisão há anos permanecem até hoje na ativa, então anunciar na TV deve ser bom mesmo, não é? Depende. Fazer comercial não é tão simples assim, às vezes sai caro e o investimento não compensa. Durante nosso artigo você vai ver que o melhor não é só anunciar na TV, mas sim fazer o comercial com certeza de atingir o público certo.

Sem essa certeza, já adiantamos que não vale a pena anunciar na TV. O motivo é bem claro: se não há garantia de retorno, pra que gastar?

Homem assistindo comercial de TV

Tentando adivinhar o ROI do seu comercial de TV

Anunciar na TV pode ser uma ótima ideia! Mas como tudo num negócio, a melhor maneira de fazer um comercial é tendo pelo menos uma ideia de qual será o seu retorno. E pra sequer começar a pensar em ROI, você precisa garantir que terá uma ótima produção e que o material será veiculado no horário adequado para seu público alvo.

E o que é mais importante: o comercial certo não é só aquele que é bem produzido, mas sim o que converte em vendas. O custo é alto demais para você fazer testes até acertar; anunciar na TV é um investimento sério e precisa ser seguro.

Não é pra qualquer um

O artista vai onde o povo está, mas você precisa encontrar o povo certo pro seu comercial primeiro. Por isso é importante entender quem são seus clientes antes de produzir e veicular seu comercial.

Pesquise para entender quem são seus clientes e o que eles esperam ver. Imagine que seu público seja composto majoritariamente por pessoas já casadas e com filhos, na casa dos 40 anos. Não vai adiantar posicionar seu produto para pessoas mais jovens, falar como eles falam e usar atores majoritariamente jovens. Seu comercial deve conversar com seu público, relacionar-se com ele.

Então tudo bem: você criou um comercial apropriado, deu tudo certo. Como fazer ele chegar até seu público?

Homem trocando de canal. Anunciar na TV.

A qualquer hora e em qualquer lugar?

Os horários de programação é que indicam a faixa etária e até os interesses dos telespectadores.

A televisão tem um guia que te ajuda a traçar panoramas de audiência. É mais provável que um determinado público prefira assistir ao Mais Você do que os jogos do Brasileirão, não é? É por isso que os comerciais de cerveja imperam no intervalo dos jogos: os telespectadores desse horário gostam da bebida e é provável que estejam bebendo enquanto assistem, inclusive.

A emissora escolhida também tem variância de público. Um tipo de público pode preferir um canal a outro, por conta do perfil de programação, do elenco de apresentadores, etc. É importante tentar entender o que seu público assiste e em quais horários antes de começar a fazer o comercial e anunciar na TV.

Devo levar a uma agência?

É uma boa idéia. A agência pega sua ideia e a realiza com os seus contatos, e por estar mais familiarizada com negócios próximos – como a produtora de vídeos, no caso – as chances de entregar um material melhor aumentam muito.

Você também pode levar diretamente para a produtora de vídeo – esse passo é simplesmente obrigatório antes de anunciar na TV. São eles que vão fazer a captura das imagens, a mixagem e a supervisão da parte técnica – como volume, formato do vídeo, a melhor forma de gravar – para garantir um produto final de qualidade pra você.

Homem filmando comercial de TV

Vale mesmo a pena investir em anunciar na TV?

Sinceramente? Depende. Seu público assiste TV?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, e a mais importante de todas. A televisão é complicada, pois é difícil medir o retorno de uma ação de forma micro, como é possível com o marketing digital, por exemplo. Aliás, tudo na mídia offline é um pouco nebuloso em termos de métricas de resultado.

Você pode até saber quantas pessoas estavam com a TV ligada quando seu comercial passou, mas não dá pra saber quantas realmente assistiram, quantas se interessaram e quantas foram atrás dos seus produtos.

Aliás, espera: quantas foram atrás do seu negócio depois de você anunciar na TV até que dá, não é? Para medir bem esses resultados, pergunte para seus clientes novos como eles conheceram a loja. Se foi pelo comercial, é porque sua ação deu resultado!

O comercial de TV tem, no fundo, esse objetivo: captar novos clientes. Esse deve ser o principal motivo de anunciar na TV, e você deve se manter atento para entender como fazer isso da melhor forma possível e ver retorno nos seus investimentos.
E olha que anunciar na TV é só uma de várias técnicas do varejo para conquistar mais clientes e vender mais! Que tal conhecer todas elas? Então vamos continuar essa conversa!

E olha que anunciar na TV é só uma de várias técnicas do varejo para conquistar mais clientes e vender mais! Que tal conhecer todas elas? Então vamos continuar essa conversa!

P.s.: Você tá acompanhando nossa série sobre a Black Friday? Aproveite que ainda tem um tempinho até o dia 23 de novembro para saber mais sobre o tema!


Deixe um Comentário!