Na era do digital em que vivemos, o varejo precisou se reinventar para não perder competitividade. Bom para quem se adaptou e aproveitou a oportunidade de vender online. Nas farmácias, a realidade também é essa. Antes mesmo da pandemia, algumas redes já apostavam no e-commerce. Com a popularização dos aplicativos de vendas, o cenário é ainda melhor.
“Devo abrir mão do meu ponto de venda?” De forma alguma! Por mais prático e menos oneroso que vender online possa parecer, o varejo farma não sobrevive sem o ponto de venda e a legislação federal exige isso também.
Os canais virtuais como WhatsApp e os aplicativos de vendas como uma extensão do negócio para atender às atuais necessidades do consumidor.
Mas e a sua loja, ela está preparada? Já pensou em levar as suas vendas para dentro dos aplicativos? Se ainda está na dúvida, a nossa conversa de hoje vai te ajudar a saná-la.
O investimento em novas tecnologias, em grande parte das vezes, dita o sucesso dos negócios. A sua farmácia também precisa sintonizar nessa onda para sobreviver à era do varejo 5.0.
Como funcionam os aplicativos de vendas?
Os aplicativos de vendas são plataformas voltadas para a venda de produtos e entrega delivery. O consumidor procura o produto desejado e com poucos cliques consegue fazer a compra para receber em casa.
Essas plataformas podem ser baixadas pela loja de apps do celular dos sistemas operacionais Android ou iOS. O consumidor conhece a praticidade de ter as compras na palma da mão e valoriza cada vez mais essa experiência.
Você, com certeza, já ouviu falar no Mercado Livre, eBay, Shoppee, iFood, Ubereats, OLX, certo? Todos são aplicativos de vendas e entrega e que se aprimoraram na pandemia, já que a demanda aumentou muito.
Mas não apenas por isso. O brasileiro gosta de baixar um aplicativo e melhorar as rotinas e experiências de consumo. É o que mostrou um estudo feito pela empresa App Annie em 2017.
Na ocasião, o brasileiro já gastava cerca de 200 minutos por dia navegando em aplicativos pelo celular. Sendo, em média, 80 aplicativos baixados no celular.
Por meio dos aplicativos de vendas, o lojista consegue criar a sua categoria de produtos a depender da ferramenta. Além disso, acompanha de forma prática todas as movimentações dentro da loja virtual parceira. É sobre ser uma loja virtual dentro do celular.
Você também tem a possibilidade de contratar uma empresa para criar o aplicativo exclusivo da sua farmácia. Com isso, ter autonomia sobre todos os procedimentos e vendas. Vai da necessidade e da disposição de investir.
Por outro lado, o consumidor faz os pedidos sem precisar ficar acessando sites, navegando em páginas que pesam os dispositivos e minimizando o tempo e a burocracia, podendo fazer tudo do próprio smartphone.
O que vender por meio de apps?
Como o contato com o cliente é feito todo dentro da plataforma, o ideal é vender não medicamentos e remédios que não demandem prescrição médica.
Atente-se para a legislação e diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto ao e-commerce de medicamentos.
E as oportunidades vão além. Dá para trabalhar seu mix nos aplicativos de vendas por categorias: cuidados pessoais, alimentação saudável, suplemento, vitaminas, higiene e beleza, linha skincare e infantil, produtos naturais etc.
Outra dica é focar em ações promocionais por temporada. Se é verão, destaque os produtos sazonais da estação como protetor solar, repelente, loção hidratante…
Agora, no inverno, priorize os itens para prevenção e alívio dos sintomas de doenças respiratórias. Na lista pode ter descongestionante nasal, chá, expectorante etc.
Então, vamos a alguns pontos importantes sobre colocar a sua farmácia nos aplicativos de vendas:
- Varejo multicanal: você só pode fazer a venda digital se tiver a sua loja física.
- Legislação: a autorização para o comércio digital de itens farmacológicos demanda Licença de Funcionamento ou Alvará Sanitário.
- Comunicação obrigatória: escolha por plataformas que ofereçam contato direto com o cliente, porque ele precisa acionar o farmacêutico se sentir necessidade.
- Conhecimento: se assim desejar, procure uma consultoria especializada na venda digital de farmácia.
Impacto nas vendas
Você deve estar se perguntando como os aplicativos de vendas impactam na gestão financeira. Pois saiba que com a pandemia muita gente passou a redobrar os cuidados e optou por evitar os deslocamentos.
As corridas às farmácias, ainda mais necessárias em tempos de crise sanitária, foram trocadas na maior parte das vezes pelos pedidos pelo WhastApp, lojas virtuais e aplicativos de vendas e entrega.
Enfrentamos agora uma nova onda de contágio do coronavírus. A variante Ômicron é ainda mais transmissível e atinge todos os estados brasileiros. Os casos de Flurona também preocupam, quando há dupla infecção dos vírus influenza e coronavírus.
Com a indicação de isolamento, esses pacientes e familiares vão recorrer às vendas digitais para evitar ambientes públicos e estabelecimentos comerciais.
Para se ter uma ideia, de acordo com o índice MCC-ENET, em 2020 o e-commerce cresceu como um todo cerca de 73%. O faturamento do varejo farma, dentro das plataformas digitais, aumentou quase 84%.
Os aplicativos de vendas tornaram-se essenciais na vida do consumidor. Com ou sem pandemia, é uma tendência que se consolida no mercado. Por isso, cabe aos lojistas aprimorar o atendimento para que ele seja eficiente do pedido até a entrega do produto em casa.
Qual aplicativo usar?
Lembramos de alguns que são os mais conhecidos no mercado e que atendem as necessidades do segmento de farmácia.
1. iFood
É um dos mais conhecidos e pioneiros entre os aplicativos de venda e entrega. Engana-se quem acha que a plataforma seja focada apenas em entregas de comida. Há algum tempo, o iFood estendeu os atendimentos para outros segmentos como o delivery de medicamentos isentos de prescrição.
2. Rappi
O Rappi também é um aplicativo de entregas rápidas que integra vários segmentos de varejo como supermercados, restaurantes e farmácias. Também é um dos únicos que permitem a venda de remédios com receita digital sem a necessidade de o consumidor ir até a farmácia. Isso porque o app permite a intermediação direta com o farmacêutico para confirmar a veracidade da receita.
3. Farmácias APP
O Farmácias APP é focado exclusivamente para o segmento, permitindo a venda de medicamentos sem prescrição e não medicamentos. Ele também fica disponível na loja de aplicativos do celular e, para vender, é preciso contar com um sistema de farmácia já integrado ao aplicativo e depois só se cadastrar direto na plataforma.
4. Quero Delivery
Outro aplicativo muito bom para vendas de itens de farmácia é o Quero Delivery. O aplicativo de vendas e entrega funciona como um marketplace no celular e se popularizou principalmente por atender as cidades do interior e priorizar o comércio de bairro.
Aplicativos próprios como opção
Hoje há várias opções de aplicativos de vendas para farmácia disponíveis no mercado. Você precisa fazer uma pesquisa minuciosa para saber qual o melhor usar. Considere alguns aspectos como:
- Abrangência;
- Visibilidade;
- Taxas de manutenção;
- Retorno de vendas;
- Custo-benefício para a loja
Você ainda tem a opção de ter o próprio aplicativo da sua farmácia. Os aplicativos próprios para farmácia, considerando o destaque de grandes redes, são um sucesso.
De acordo com a empresa de consultoria IQVIA, entre os aplicativos de redes de farmácia com mais de 1 milhão de downloads estão as redes Droga Raia, Drogasil e Drogaria São Paulo.
Antes dos aplicativos de vendas… a gestão de estoque
Para o varejo se destacar na venda online, seja por aplicativos de vendas ou lojas virtuais, o gerenciamento de estoque precisa estar alinhado à proposta. Mais ainda do que quando se trabalha apenas com a venda física.
Dito isso, hoje finalizamos o artigo com três dicas importantes para você ter um bom gerenciamento de mix e não deixar o seu consumidor online insatisfeito com a falta do produto e outros problemas logísticos.
- Cheque detalhadamente o entra e sai de mercadorias, no PDV e no aplicativo de vendas;
- Fique atento aos lotes dos produtos e prazos de validade. Se for necessário, crie promoções com os itens próximos do vencimento;
- Gerencie o estoque rotineiramente e, na falta de produtos, atualize imediatamente a loja virtual ou o app.
O varejo não sobrevive mais sem a visibilidade que as novas tecnologias garantem. Sempre que possível, recorra a softwares e consultorias para aprimorar os procedimentos da sua loja.
E já que estamos falando do mercado de farmácias, que tal ler sobre o que vender no verão? Também temos um texto sobre men care, com dicas de como trabalhar a categoria masculina na sua loja.
Até a próxima conversa!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.