Nem sempre reduzir custos significa diminuir despesas ou cortar pessoal.

Muitas vezes a solução está em trabalhar a produtividade com mais eficiência e excelência.

Desse modo, pode-se aumentar a lucratividade do negócio.

 

Produtividade é o conjunto de ações que devem ser desenvolvidas para melhorar a eficiência do processo produtivo das empresas.  A gestão de produção interfere em qualquer processo que tem como objetivo diminuir os custos de produção por meio de eliminação de desperdícios, minimização de distâncias e perdas com refugos.

 

Entram nesse processo também:

Fazer um levantamento prévio dos custos antes de pensar em cortes, deve-se elencar esses custos e manter um histórico deles, e cortar apenas o que não afeta a produtividade e o bem estar dos funcionários.

Fazer um trabalho de conscientização com o setor de produção, para minimizar as perdas e economizar no processo produtivo, além de investir em máquinas mais modernas, se for o caso, porque máquinas defasadas aumentam o custo com manutenção.

Fazer um diagnóstico do fluxo de atividades primárias e de apoio.

Avaliar o processo de armazenagem, manuseio e estoque de materiais, o que é possível através de uma boa gestão de estoques.

Avaliar a logística e estratégia competitiva, viabilizando os canais de distribuição e entrega.

Levantar características de negociação com fornecedores, distribuidores, procure um distribuidor que ofereça qualidade no atendimento, variedade de produtos e confiabilidade no tempo de entrega.

Comprar direto do atacado pode render um bom percentual de economia, já que fazendo compras em maior volume os preços podem ser melhor negociados.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.