Nem sempre reduzir custos significa diminuir despesas ou cortar pessoal.
Muitas vezes a solução está em trabalhar a produtividade com mais eficiência e excelência.
Desse modo, pode-se aumentar a lucratividade do negócio.
Produtividade é o conjunto de ações que devem ser desenvolvidas para melhorar a eficiência do processo produtivo das empresas. A gestão de produção interfere em qualquer processo que tem como objetivo diminuir os custos de produção por meio de eliminação de desperdícios, minimização de distâncias e perdas com refugos.
Entram nesse processo também:
Fazer um levantamento prévio dos custos antes de pensar em cortes, deve-se elencar esses custos e manter um histórico deles, e cortar apenas o que não afeta a produtividade e o bem estar dos funcionários.
Fazer um trabalho de conscientização com o setor de produção, para minimizar as perdas e economizar no processo produtivo, além de investir em máquinas mais modernas, se for o caso, porque máquinas defasadas aumentam o custo com manutenção.
Fazer um diagnóstico do fluxo de atividades primárias e de apoio.
Avaliar o processo de armazenagem, manuseio e estoque de materiais, o que é possível através de uma boa gestão de estoques.
Avaliar a logística e estratégia competitiva, viabilizando os canais de distribuição e entrega.
Levantar características de negociação com fornecedores, distribuidores, procure um distribuidor que ofereça qualidade no atendimento, variedade de produtos e confiabilidade no tempo de entrega.
Comprar direto do atacado pode render um bom percentual de economia, já que fazendo compras em maior volume os preços podem ser melhor negociados.