Home Dicas Black Friday O que aprendemos com os lojistas na Black Friday 2020

O que aprendemos com os lojistas na Black Friday 2020

0
318

Os especialistas em administração que me perdoem, mas a menos de um mês para a Black Friday 2020, recorrer à sabedoria dos lojistas também é fundamental! Quem melhor do que aqueles que vivem o dia a dia do comércio para oferecer os insights mais valiosos para quem busca um bom desempenho no evento mais aguardado do ano?

Por mais que os livros ensinem muito, são os lojistas que têm a chance de observar o que funciona ou não na prática e de criar suas próprias regras a respeito do que faz um bom negócio. O Martins acredita tanto nessa sabedoria que está constantemente inserindo a vivência do varejo em todas as suas empreitadas.

A mais nova delas é a campanha “Com a palavra, o lojista”. Às vésperas da Black Friday 2020, entrevistamos comerciantes parceiros do Martins por todo o país e perguntamos o que eles aprenderam com seus anos de experiência e principalmente com as mudanças trazidas pela Covid-19.

Chegou a hora de ouvir o que aqueles que estão atrás do balcão tem a dizer. Preparado? Então vem com a gente!

Vendedora de loja com os braços cruzados em frente a balcão de frutas.

Black Friday 2020: com a palavra, o lojista

Já não é novidade que a pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa. O novo coronavírus veio para desafiar até os maiores ases do planejamento corporativo, forçando não só o varejo, mas o mundo todo a se adaptar a essa nova realidade, cujas regras só fomos conhecendo na medida em que ela foi vivida – e em um processo que ainda não foi concluído.

Do dia para a noite, o comércio teve que mudar completamente sua forma de fazer negócio e as lojas lotadas de gente deixaram de ser sinônimo de sucesso – o que faz com que a Black Friday 2020 seja um desafio ainda maior para o setor.

A nosso favor, no entanto, temos uma experiência adquirida à custa de muito suor nos últimos 8 meses e é ela que deve nos guiar em mais esse momento. Por isso iniciamos nas redes sociais uma série de entrevistas com lojistas parceiros de todo o país sobre os aprendizados e desafios do último ano. Finalmente chegou a hora de compartilhar o resultado com você!

Novos hábitos da clientela

A primeira entrevista girou em torno da mudança nos hábitos de consumo do público e como isso pode afetar a Black Friday 2020. Falamos com nosso parceiro Josué, que está a frente de uma panificadora no Amapá e há anos é cliente do Martins.

Em vez de falar sobre os produtos mais buscados, ele preferiu falar sobre como o distanciamento social tornou a proximidade com a clientela ainda mais valiosa, além de ser um grande impulsionador de vendas: “O segredo é o atendimento, um tratamento extra. Eu costumo ser sempre de palavra, se falar que vou comprar um item, geralmente quando o cliente volta o item já está aqui.”

Nesse esforço para ir atrás das necessidades do cliente, Josué conta hoje com um estoque de mais de 20 mil itens, com uma disposição infinita de se adaptar. O mesmo vale para as demandas da Black Friday 2020: descobrir o que seu público busca e dar prioridade para eles nas prateleiras, sem esquecer dos descontos.

“Tem uns que gostam de cervejas importadas, então a gente vai atrás de cerveja importada. Outro de ferramentas profissionais, então vamos atrás disso.”, comentou o lojista.

Mulher de máscara facial e luvas colocando produtos na prateleira do supermercado

Parceria com o atacado online

A pandemia também fez com que os próprios varejistas mudassem seus hábitos de compra no atacado, fazendo com que o comércio eletrônico crescesse também entre aqueles que fazem negócio com atacadistas. Para outro cliente, que trabalha no setor de materiais de construção, esse foi o grande segredo para impulsionar o setor ao longo de 2020.

Esse comerciante nos contou que a realidade do setor de materiais de construção é diferente, porque os clientes não compram quando o produto está em promoção e, sim, quando há a necessidade deles. Daí a importância de estocar as mercadorias certas. Isso não significa que o segmento não pode se beneficiar da Black Friday 2020, o importante é aliar preço baixo com estoque sempre cheio daquilo que as pessoas mais procuram.

Se você ainda não entendeu a diferença que o atacado online faz nessa história, vou explicar melhor. A praticidade de poder fazer as compras em poucos cliques, direto do escritório, não só é a alternativa mais segura em tempos de Covid-19, mas também é o jeito mais rápido de atender às demandas da clientela.

É só lembrar o que aconteceu durante a quarentena. Se as grandes obras pararam por causa do isolamento social, o foco passou a ser as reformas, muitas vezes pela mão de empreiteiros de primeira viagem que precisavam de materiais básicos e outras miudezas para conduzir pequenos reparos.

Falamos bastante sobre essa tendência aqui no blog do FalaMart, e o lojista mais esperto não precisou nem fechar a página para acessar logo o Martins.com.br e ajustar sua lista de compras de acordo com esse novo movimento.

Parceria assim, só no Martins!

Todas essas vitórias não teriam sido possíveis se lojistas como o Josué e a Jacqueline não pudessem contar com um fornecedor parceiro, como é o caso do Martins. Seja pelo catálogo com ampla variedade de produtos ou a infraestrutura de ponta do Martins.com.br para fazer as compras pela internet, é a parceria com o atacado que está por trás de todas essas lições.

Para a Black Friday 2020, estamos preparando todos aqueles atrativos que você já conhece e muito mais! O programa “Com a palavra, o lojista”, por exemplo, é uma das iniciativas da Jornada Black Martins, ação que tem como objetivo contribuir para a capacitação de profissionais do varejo antes, durante e depois da Black Friday 2020.

Não é só no preço baixo que estamos do seu lado, mas é claro que ao longo desse mês você vai poder contar com os maiores descontos já vistos em nossa plataforma. Cliente Martins também tem frete grátis e outros benefícios exclusivos, como uma porcentagem do dinheiro de volta em todas as compras que fizer.

Faça já seu cadastro no site e aproveite para seguir as dicas do Josué incrementando o mix da mercearia com as mercadorias mais promissoras da Black Friday 2020!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.