A dupla arroz e feijão é a mais tradicional da mesa dos brasileiros. Por oferecer uma combinação completa de proteínas vegetais, o combo sempre vai ter lugar cativo nas gôndolas dos mercados e nos carrinhos dos clientes. Mas infelizmente tradição não é a mesma coisa que volume de vendas.
A verdade é que o consumo de arroz e feijão têm caído nos últimos anos e comerciantes, como você, buscam maneiras inteligentes de investir na duplinha campeã e bombar nas vendas mesmo com o cenário em mudança.
Quer entender o que fazer? A gente te explica!

O que está acontecendo com as vendas de arroz e feijão?
A queda no consumo de arroz e feijão é um reflexo das mudanças de hábitos alimentares que o país vem sofrendo. Essas alterações estão relacionadas, por exemplo, ao ritmo de vida mais acelerado e à inflação da economia. O prato tem perdido espaço para restaurantes fast-food e comidas industrializadas, como salgadinhos e pratos congelados, bem mais práticos.
A popularização de dietas alternativas e o aumento do acesso a informações sobre gastronomia também expandiu as possibilidades nas refeições domésticas, fazendo com que o clássico arroz e feijão tenha que dividir a atenção com outros pratos.
Mas calma que nem tudo está perdido! Ninguém vai deixar de comprar
arroz e feijão o, isso é fato, assim como você não vai deixar de vender. A combinação ainda é uma das nossas maiores referências de alimentação e isso não vai mudar tão cedo.
Mesmo assim, vale a pena favorecer o arroz e feijão na sua loja com algumas ações para estimular o consumo. Confira as dicas que preparamos para te ajudar a impulsionar as vendas e trazer essa paixão nacional para o topo do faturamento!
Otimize o layout da loja
Essa primeira dica é útil não só para melhorar as vendas de arroz e feijão, mas para fazer crescer seu ticket médio de modo geral. Já foi provado que a localização de cada produto dentro da loja pode influenciar no aumento das vendas, então vale a pena pensar no layout de forma estratégica.

Onde colocar o arroz e feijão?
Arroz e feijão são produtos que fazem parte da cesta básica brasileira. Talvez por isso, muitos lojistas não dão a eles um espaço privilegiado dentro da loja, já que acreditam que essa é uma seção que já tem venda garantida. Atrair pra que, então?
Embora o raciocínio faça certo sentido, inovando se vende mais. Por esse motivo, te damos algumas dicas de posicionamento:
- Aproveite as pontas das gôndolas: as pontas das gôndolas são valiosas porque estão entre os espaços de maior destaque. Você pode fazer uma ponta temática do arroz e feijão, privilegiando essa combinação tão brasileira e agregando valor aos produtos só por esse toque de tradição aliado a um posicionamento mais atrativo no layout.
- Cross merchandising: para estimular a compra via associação, você pode colocar o arroz e feijão próximos de outros produtos que estejam mais ou menos relacionados. A maioria dos estabelecimentos opta por colocá-los perto de outros artigos da cesta básica, como açúcar e farinha, mas você pode ousar ao posicioná-los perto de outros itens tradicionais da mesa brasileira, como macarrão, ou ainda estimular a venda de produtos com menos saída, como temperos para inovar o alimento de cada dia ou até mesmo jogos de panelas especiais.
Faça promoções
Arroz e feijão são produtos bem sensíveis às flutuações de preço do mercado. Esse fato obviamente afeta o varejista, que paga mais caro pelos produtos e ainda vê as vendas caindo.
No geral as promoções são usadas para reverter esse tipo quadro. Veja algumas sugestões de como fazê-las:
- Dia do arroz e feijão: escolha um dia específico da semana para vender a duplinha a preços reduzidos e faça disso uma tradição. Pode ter certeza que a mensagem vai se espalhar rápido e todo mundo vai esperar o dia certo para fazer as compras da semana.
- Lucre por quantidade: outra forma de garantir lucro mesmo vendendo barato é mirando o volume de vendas. Faça descontos progressivos para quem comprar muitos itens ou ofereça uma redução maior para quem comprar mais do que uma certa quantidade de arroz e feijão.
Mas aí a gente se depara com outro problema: como abaixar o preço do arroz e feijão?

A importância de um fornecedor parceiro
Se você quer fazer uma promoção sem cair no prejuízo, a solução é encontrar um fornecedor que corte outros custos para você. Com esse incentivo, você tem mais controle da sua margem de lucro, podendo ajustá-la para ganhar mais na quantidade.
Lembra que todo mundo precisa de arroz e feijão? Pois é: se você controla sua margem de lucro e consegue vender mais barato que a concorrência, a freguesia da região é toda sua!
Invista em variedade de marcas, tipos e tamanhos
Para oferecer o que seu cliente quer, é importante ir além do básico na hora de montar o seu mix.. Embora sejam produtos clássicos, é possível vender mais explorando diferentes características que somam às necessidades específicas da clientela.

- Tamanhos: Faz tempo que as embalagens de 5 kg de arroz deixaram de ser unanimidade. Cada vez mais pessoas moram sozinhas e cozinham para si, o que faz das embalagens de 1 kg indispensáveis. Da mesma forma, famílias grandes e empresas pequenas podem preferir sacos de 10 kg. Esteja preparado para atender todos.
- Tipos: Arroz branco, arroz integral e arroz parbolizado são alguns exemplos de diferentes tipos de arroz disponíveis no mercado hoje. Da mesma forma, temos feijão preto, jalo, carioca… Quanto mais você tiver a oferecer, mais chances tem de conquistar seu cliente!
- Marcas: Assim como acontece com as diferentes modalidades de arroz e feijão, hoje existem diversas marcas no mercado com categorias diversas de produtos, e essa variedade tem que ser refletida nas suas gôndolas. Há quem busque marcas nobres e sofisticadas e aqueles que preferem as mais baratas, ambos precisam ser atendidos.
Vasconcelos, nova opção de arroz e feijão no Martins
Já que estamos falando em variedade, é hora de contar que a Vasconcelos é a mais nova marca do catálogo do Martins.com.br.
No mercado desde a década de 1950, Vasconcelos é sinônimo de tradição e referência automática em arroz e feijão e demais produtos a granel no país.
Varejista que escolhe Vasconcelos pode contar com o peso dessa história para atrair a clientela, com a certeza de que a marca é um atrativo instantâneo no ponto de vendas. Quem não abre mão do arroz e feijão certamente identifica a marca de longe e está mais propenso a comprar.
A Vasconcelos é uma das fornecedoras do nosso marketplace B2B, que oferece as mesmas vantagens do atacado online que você já conhece.
Conheça a linha completa da nossa nova marca de arroz e feijão – pode entrar Vasconcelos!