As mudanças hoje em dia acontecem numa velocidade que nem sempre conseguimos acompanhar. No varejo não é diferente, é preciso acompanhar e se adaptar às mudanças impostas pelo avanço da tecnologia.

A modernização do varejo se torna cada vez mais necessária perante às exigências do mercado. Hoje o varejo é orientado pelo cliente, e não pelos produtos que oferece.

E essa modernização, ao contrário do que muitos pensam, não é só para médios e grandes varejistas, mas também para pequenos negócios.

Os investimentos em tecnologia possuem basicamente duas frentes, a primeira tem como objetivo otimizar os processos, fazer controle financeiro manualmente está numa realidade cada dia mais distante. Hoje há diversos programas no mercado que controlam entradas e saídas automaticamente, quais produtos geram lucratividade por período, geram relatórios de desempenho de uma promoção e outros.

Há alguns sistemas que controlam o estoque de forma integrada, visando diminuir o estoque nas lojas. Ao ser registrada uma mercadoria no caixa, o sistema manda uma informação a uma central de estoque que manda a informação ao setor de produção na fábrica, mantendo uma gestão de estoque inteligente.

A outra frente diz respeito ao relacionamento com o cliente, mantendo contato com ele antes, durante e após uma venda, com o objetivo de fidelização desse cliente, e as empresas que usam essa abordagem vem conseguindo muito bons resultados. O uso de dispositivos móveis nesse caso alavancou muito esse aspecto.

Usar as mídias sociais para captar informações sobre seus clientes/seguidores, interagir com eles é de grande importância. Assim você vai proporcionar uma melhor experiência de compra ao seu cliente, oferecendo a ele produtos que realmente ele necessita.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.