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Perfil do atacadista: leia antes de comprar no atacado

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Você sabe mesmo o que é um atacadista? Sabe exatamente qual é a sua área de negócios, basicamente o que ele faz e o que deveria te oferecer? Tem certeza absoluta que a sua relação com o seu atacadista é a melhor possível, um ganha-ganha perfeito?

 

Talvez você saiba isso tudo e entenda bem o que é um atacadista, já que isso é conhecimento comum, né? Ainda assim muita gente se pega com problemas na hora de se aprofundar no assunto, e isso tem consequências graves no seu negócio.

Algumas delas:

  • Comprar com um atacadista que não é adequado para o seu negócio;
  • Ter pouca variedade de mixes para escolher;
  • Ter um atendimento que não te acompanha e não está voltado para o seu sucesso;
  • Não ter benefícios que ajudam seus concorrentes a baixar o preço;
  • Pagar mais caro no Atacarejo pelos mesmos produtos;
  • Fazer as compras presencialmente quando ninguém mais faz.

Dentre outras. Isso tudo é simples de resolver: uma vez que você sabe em que pé está o mundo do atacado, fica fácil saber se você fechou a melhor parceria com o seu atacadista ou não. Basicamente, você precisa conhecer o Perfil do Atacadista.

Vamos com a gente descobrir como?

Para começar: o atendimento

O primeiro ponto que você precisa entender sobre os atacadistas é o atendimento. Talvez você já esteja acostumado com aquele atacadista que só te liga na hora de vender, e por isso acha que todos são assim. Não é bem por aí.

O bom atendimento tem algumas marcas bem claras que transformam totalmente sua relação com o fornecedor. É isso que você merece: um atendimento que está realmente do seu lado, sempre que você precisar – até quando você nem sabe que precisa!

Eu até sei o que você está pensando: “Então o bom atacadista é aquele que fica me ligando toda hora?”. Não, o bom atacadista é aquele que te manda e-mails te avisando de novas ofertas para o seu segmento, te oferece um número de Whatsapp pra você entrar em contato com mais agilidade, te dá um canal exclusivo pra você falar pelo telefone sem demora e, acima de tudo, te procura quando você precisa, não quando ele quer vender.

Quando você faz o controle de estoque da sua empresa? O atacado que combina com você é aquele que sabe que dia é esse, e entra em contato para perguntar se você está precisando de alguma coisa. O setor de atendimento sabe inclusive quais são os produtos que você costuma comprar e já aproveita para te dar sugestões de novas promoções.

Isso é atendimento de qualidade. Essa é a marca do atacadista certo pra você.

Saiba mais sobre atendimento no nosso artigo sobre o tema!

O seu atacadista precisa ser online

Não há nada de errado com o modelo de vendas por representação, aquele clássico. O representante passa na sua loja, vê o que você está precisando, anota o pedido e pronto!, rapidinho chega pra você. Nós mesmos aqui no Martins temos nossa maior parcela de vendas por esse modelo.

Ao mesmo tempo, ter um canal de vendas online mostra que o seu atacadista está pronto para o futuro.

A comodidade de fazer suas compras por um site são imensas. Mesmo que você não se interesse por comprar assim hoje, não dá pra saber se você não vai querer amanhã. É muito mais fácil e prático, e o melhor: é você quem escolhe a hora de comprar.

O modelo de vendas por representação é muito mais próximo, é claro, e possui méritos que o online ainda não tem. Mas ainda assim, um bom atacadista precisa pelo menos oferecer a possibilidade de comprar dessa forma quando você quiser.

Saiba mais sobre como comprar online e como identificar o melhor site!

Benefícios que você precisa ter

Você é o lojista. O poder é seu. O atacadista precisa reconhecer isso e fazer sua vida ficar mais fácil.

Se o seu fornecedor atual não te oferece benefícios, me desculpe, mas preciso ser direto: é hora de trocar. A base de uma relação sólida entre lojista e atacadista são os benefícios que o primeiro recebe, incentivos para que você, dono de comércio, continue comprando e crescendo apesar de momentos incertos no mercado, desafios com a clientela cada vez mais exigente, crises, etc.

Esses benefícios variam, mas normalmente giram em torno de descontos, Cashback, programas de fidelidade, etc. A relação se constrói com mais facilidade e solidez, sendo que o objetivo final é só um: se você cresce, lojista, nós crescemos também.

Saiba mais sobre o Benefícios Exclusivos Martins (BEM), nosso programa de relacionamentos que te dá Cashback e pontos em todas as compras!

Grande variedade é algo que você sempre deve ter

Hoje seu estabelecimento está muito bem estocado? Esperamos que sim. Mas você pensa mesmo é no amanhã, a gente sabe. E se de repente seus clientes começarem a pedir pelo último lançamento do seu segmento? Seu fornecedor não tem e nem tem previsão de quando vai começar a vender. E aí?

Melhor: e se você começar uma expansão no seu negócio e tiver que comprar novos produtos, fora do seu escopo inicial? Isso é completamente natural e até esperado, e é um dos objetivos do Martins: te ver crescer e buscar novos horizontes. Mas seu fornecedor precisa te dar as condições para que isso aconteça.

Variedade é tudo. Nós aprendemos isso durante os nossos 65 anos de operação, partindo de alguns poucos produtos no início e hoje chegando a marca de mais de 20 mil produtos. Seu atacadista precisa te oferecer uma variedade comparável, já que o mercado está cheio de gente pronta pra te atender cada vez melhor nesse quesito.

Saiba mais sobre como expandir seu mix de produtos!

Atacadista ou Atacarejo?

Atacarejo é a junção do varejo – que é a sua área, a venda para o cliente final – com o atacado – que é o que nós fazemos, a venda para os lojistas. Muitos donos de negócio acabam preferindo encher o carrinho nos atacarejos, que oferecem os produtos como em um grande supermercado, pela praticidade de comprar sem esperar que o pedido chegue.

Mas vale a pena comprar no atacarejo? A curto prazo sim. A longo? Nem tanto.

Isso porque tudo isso que nós citamos aqui, atendimento, benefícios, clubes de fidelidade e até a variedade, não chegam nem perto do que um atacadista pode te oferecer.

E os custos são bem próximos quando você compra em quantidade, mas você parou pra pensar na gasolina gasta pra se deslocar? E no tempo para escolher tudo e voltar? E se houver um engarrafamento? E outra: você vai mesmo fazer essa viagem todo dia ou toda semana?

Não compensa. Se você colocar na ponta da caneta, vai ver que realmente não vale a pena. O esforço, o trabalho de andar pelos corredores, as filas, as formas de pagamento… pra que isso tudo se você pode comprar com frete grátis em um atacadista como o Martins?

Saiba mais sobre Atacado X Atacarejo no nosso artigo!

E aí, já está sabendo de tudo o que um atacadista precisa te oferecer para valer a pena? Então siga nossas dicas e não deixe de ver os artigos que linkamos durante a extensão desse, beleza?

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