Atacado e varejo: como os dois canais impactam nas vendas

Tempo de Leitura: 5 minutos

Sumário

Atacado e varejo são duas palavras bem conhecidas no meio empreendedor. O atacado, por exemplo, pode ser uma forma mais vantajosa para o negócio. Por outro lado, o varejo se torna a principal atividade econômica de quem quer trabalhar com o comércio na maioria das vezes. 

Agora, qual escolher na hora de investir pode ser um grande desafio para o lojista. Cada canal de vendas vai impactar de uma forma e atrair perfis de consumo diferentes. Há ainda a possibilidade de trabalhar os dois canais, praticando precificação e ofertas distintas. 

Apesar de muitas diferenças, você sabia que atacado e o varejo também podem ter muito em comum? Qual forma optar e de que forma fazer isso?

O FalaMart de hoje vai mostrar as diferenças e as semelhanças entre atacado e varejo, as vantagens de cada um e trazer dicas importantes de como melhorar o relacionamento com os fornecedores. Afinal, são eles que vão ser a base para as suas compras.

Atacado e varejo

A grande diferença entre atacado e varejo está na venda. O varejo vende para o consumidor final e em quantidades essenciais para o dia a dia. É o negócio certo para atender moradores de bairro, compras mensais e semanais de supermercado ou farmácia e lojas de material de construção, por exemplo.

Os lojistas costumam comprar de fornecedores atacadistas com condições especiais para ter bons preços para praticar no mercado varejista e competir com outros concorrentes. 

Como você pode ver, o atacado vende em média ou grande escala para os varejistas poderem vender para o consumidor final. Nesse tipo de negócio, o comprador encontra variedade de mix e preços menores, compensados pelo maior volume de compras.

Um exemplo é o Martins, o maior distribuidor-atacadista da América Latina que vem inovando e expandindo as vendas também para as plataformas digitais: app Martins Atacado Online e o portal Martins.

Trabalhando com atacado

Preparamos uma lista para facilitar a nossa compreensão sobre as diferenças e oportunidades entre atacado e varejo. Confira primeiro as características do atacado:

  • Grande quantidade de produtos;
  • Venda para pessoa jurídicas e revendedores;
  • Venda por lotes;
  • Redução que pode chegar a 50% nos preços;

Esse modelo de negócio segue em constante crescimento. No ano passado, conforme divulgado pela Nielsen, o setor atacadista atingiu um crescimento de 5,2%. O faturamento foi de R$ 287,8 bilhões e representou a participação de 51,2% do mercado nacional.

Trabalhando com varejo

Agora vamos às características do varejo:

  • Menor volume de compras;
  • Venda prioritária para pessoas físicas;
  • Preço menos competitivo;
  • Formas de pagamento mais flexíveis.

A concorrência do varejista também costuma ser maior. Então é preciso apostar em estratégias pontuais para fidelizar a clientela, como uma localização privilegiada e um bom sortimento.

O ciclo de vida do varejo oscila e a lucratividade pode ocorrer apenas depois de um período de volume de vendas mais baixo. Por isso, cautela nos gastos e equilíbrio nos investimentos devem ser palavras de ordem.

Exemplo disso foi a instabilidade financeira causada pela pandemia, que resultou no fechamento de milhões de pequenos varejos no país. De acordo com dados do Sebrae, 10 milhões de empresas interromperam as atividades temporariamente.

Consumidor é o foco

Seja no atacado ou no varejo, o consumidor deve ser o centro do negócio. Entender o comportamento de compra do público ajuda não só a melhorar seu relacionamento com o cliente como também a atrair novos.

A dica é preparar um plano de gestão que atenda aos variados perfis que frequentam o seu estabelecimento ou até mesmo os que preferem comprar online. Não se esqueça que desde o início da pandemia, muitos consumidores passaram a fazer suas compras virtualmente.

Você deve também fazer um acompanhamento de rotina dos cenários de mercado, analisando seus lucros e revisando suas estratégias se for o caso. O atacado e varejo estão em constantes mudanças e você deve acompanhá-las.

Fornecedores como parceiros

Tanto atacadistas, quanto varejistas precisam estar com o estoque em dia e evitar rupturas no sortimento. Para isso, o relacionamento com fornecedores de confiança é necessário para o processo.

Os fornecedores devem ser parceiros que se destaquem pela qualidade, referência, pontualidade na entrega e uma boa logística para facilitar o frete dos pedidos feitos. Eles também devem estar disponíveis para atender necessidades de urgência.

Com o portal Martins e o Aplicativo Martins Online, você faz seu pedido em instantes e com poucos cliques e o melhor: recebe o pedido na sua loja. Esse é um grande diferencial: praticidade e facilidade para comprar.

Para escolher os fornecedores, você deve confiar e manter uma parceria fiel para conseguir aplicar no seu PDV as boas práticas de vendas. Siga só as dicas que preparamos para te ajudar nesse trabalho.

Planeje ações promocionais

Quando você está habituado a comprar de um determinado fornecedor, as chances de conseguir ofertas exclusivas e melhores preços para praticar na sua loja são maiores. 

Dessa forma, você consegue traçar estratégias para fazer ações promocionais que dão resultados imediatos para o seu negócio. E ainda consegue uma reposição de estoque mais ágil se for o caso. Você sai ganhando e o seu cliente também.

Caso você também seja um revendedor, o motivo para estreitar as relações com os seus clientes e o atacadista é ainda mais importante. 

Fazer uma ação promocional conjunta com seus clientes diretos ajuda a incrementar as vendas. Além disso, aumenta a sua participação no mercado em detrimento de marcas concorrentes e sua credibilidade junto aos varejistas.

Insista em boas negociações

Praticar preços atrativos e ações promocionais na sua loja vai demandar uma boa negociação junto a sua carteira de fornecedores. Por isso você precisa ter tudo anotado na ponta do lápis como os gastos, prazos para pagamento etc. Assim, você não corre o risco de se enrolar entre uma compra e outra. 

Seja sempre muito honesto, leal e ponderado com o representante comercial. Ele fará questão de te repassar ofertas vantajosas em primeira mão devido ao bom relacionamento entre vocês.

Essa amizade comercial, digamos assim, também é boa para os dois lados. O diálogo favorece sempre uma boa negociação. Atente-se também à credibilidade da marca que o RCA representa.

Só os melhores fornecedores poderão garantir vantajosas negociações para você e fazer com que a sua loja se destaque entre a concorrência. 

Ao comprar de grandes atacadistas, você tem mais segurança na entrega e até para fazer eventuais trocas e devoluções. Sem contar a infinidade de produtos e marcas à disposição para compor o seu mix.

O melhor para o seu negócio!

Não é nenhuma receita de bolo. Escolher entre atacado e varejo vai depender da sua área de atuação e do plano de negócios do seu empreendimento. Ambos os canais têm vantagens para te oferecer.

No final das contas, é você quem vai saber ponderar qual a melhor opção para investir e os fornecedores certos para comprar.

Agora que você já está por dentro das características de cada modelo de negócio, que tal aproveitar a tecnologia para dar aquele estímulo que a sua loja está precisando? O Portal do Martins está de cara nova para justamente melhorar a sua experiência de compra

Dá uma olhadinha por lá e veja as oportunidades para o seu negócio. Boas compras e boas vendas!

Até a próxima!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima