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Boas estratégias para atrair hóspedes na pandemia

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O setor hoteleiro também não escapou dos reflexos causados pela Covid-19. Muitos hotéis tiveram que se reinventar e apostar em boas estratégias para atrair os hóspedes na pandemia. Com o mês de julho batendo à porta e consequentemente o recesso escolar ou as férias no trabalho, a procura por hotéis tende a ser grande.

O segmento está um pouco mais otimista para 2021 e os pequenos destinos e visitas a cidades próximas a grandes centros ganham a atenção do cliente. O importante é seguir os protocolos sanitários orientados pelas autoridades de saúde e entidades representativas do setor.

Outro ponto forte é que muitos países permanecem de fronteiras fechadas para o Brasil ou adotam procedimentos burocráticos para entrada de estrangeiros. Isso significa que os turistas vão buscar opções nacionais para passar um tempo de descanso e lazer com a família.

Os clientes estão mais exigentes e vão procurar por propostas que transmitam segurança, comodidade e oportunidades. Você precisa oferecer um atendimento diferenciado para esse novo cliente, que vem se adaptando às possibilidades em meio à pandemia.

Com as restrições de passeios ou o medo de contaminar a Covid-19, há uma tendência de que os hóspedes fiquem mais nas dependências do hotel. Em consequência, o consumo no local pode aumentar mais do que o normal. Então é preciso garantir um estoque reforçado de alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Hoje quero mostrar algumas dicas que podem ser interessantes para incluir na rotina do seu negócio e com isso atrair hóspedes na pandemia. Vamos lá!

Novos serviços e mais lazer

Para se destacar da concorrência e despertar a vontade do cliente em se hospedar, a primeira dica é inovar nos serviços oferecidos.

Coisas simples como melhorar o cardápio do restaurante, incluir novas bebidas, otimizar a entrega de refeições para os quartos, colocar uma decoração diferente e acomodá-lo da melhor forma possível.

Você também pode ampliar as atividades de lazer ou culturais do seu hotel, hostel ou pousada. Que tal colocar uma exposição artística no hall de entrada? Ou apresentações musicais em noites temáticas que antes não eram oferecidas?

Coloque as mesas do salão distanciadas e reforce o uso de máscara. Essas ações mostram que no seu hotel o cliente aproveita cada detalhe da estadia com segurança.

Incluir novos brinquedos no playground infantil, com monitor para observar o distanciamento entre as crianças e a devida higienização dos brinquedos é uma boa ideia também. Na hora de fazer a propaganda, isso tudo pode e deve ser levado em consideração.

Atividades nas áreas comuns do hotel como hidroginástica, aulas de dança, luta, ginástica ou práticas esportivas, desde que feitas com o devido distanciamento e sem aglomeração, também são boas ideias para apostar como atrativo.

Uma ideia para aproveitar o ambiente hoteleiro é disponibilizar algumas suítes para room office, que são quartos de hotéis que viram escritório. Essa opção é bastante procurada por quem está de férias, mas sabe que pode ser acionado a qualquer momento. É trabalho e descanso garantidos.

Saúde, bem-estar e contato com a natureza

Você também precisa considerar aquela parcela de hóspedes que quer evitar qualquer possibilidade de agitação. São os que buscam por descanso, no sentido literal da palavra, bem-estar e saúde. Querem o contato com a natureza e o relaxamento do corpo e da mente.

Se a sua área externa possibilitar, coloque redes e bangalôs entre as árvores para garantir esse momento. Além disso, explore mais áreas verdes nos ambientes internos do hotel. Uma simples mudança no paisagismo pode fazer muita diferença na hora do cliente escolher o seu ambiente para ficar.

Serviços de SPA e demais atividades que promovem a saúde física e mental costumam ser muito procurados. Ainda mais agora com a pandemia, que a saúde foi novamente colocada em primeiro plano.

Por isso, não se esqueça também de demonstrar sempre a preocupação do seu hotel e dos seus colaboradores com uma estadia segura e saudável para o cliente. Higienize o tempo todo as áreas comuns e reforce a limpeza dos ambientes e o uso de máscara aos hóspedes nas áreas comuns e internas.

Lazer ao ar livre também é imprescindível! Tente fazer parcerias com guias ou escolas locais para promover passeios de bicicleta, a cavalo, em cachoeiras ou fazer atividades de aventura nas proximidades do seu hotel.

Programas que podem ser realizados em grupos pequenos de pessoas ou até mesmo individualmente, longe dos ambientes fechados, e preservando as medidas de segurança.

Sabe o que é legal fazer também? Pacotes promocionais semanais ou para o fim de semana que incluam essas atividades. Às vezes o cliente é resistente em fechar pacote porque não inclui o que ele gostaria, como as atividades opcionais. Diante ao cenário atual, é uma boa oportunidade de aumentar o faturamento e divulgar os novos serviços. Pense nisso!

Turismo gastronômico

Chef de cozinha temperando prato

Aquele ditado popular “conquistar pela barriga” também faz muito sentido para o seu segmento. Promover experiências gastronômicas é uma forma de fidelizar os clientes e atrair novos.

A gastronomia é considerada a terceira maior atividade turística em todo o mundo, conforme as estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT). Só no Brasil, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) calcula que sejam movimentados cerca de R$250 bilhões.

Muitos estrangeiros buscam o Brasil como destino à procura de experiências gastronômicas. Você tem “a faca e o queijo na mão”. Basta saber usar!

Explorando a culinária

O investimento em turismo gastronômico já vem sendo aplicado por muitas redes hoteleiras e localidades turísticas. Por meio de pratos típicos, receitas inusitadas ou promoções, o seu hotel também pode usufruir de várias formas de explorar essa oportunidade. Quer ver só?

  • Explore o cardápio regional: valorize o que a sua cidade e a sua região têm de melhor em culinária. Aposte em pratos típicos acompanhados de um festival de informações sobre a história daquela comida, ingredientes etc.
  • Eventos seguros vêm muito a calhar: por falar em festival, pensa em algumas propostas para fazer noites ou tardes temáticas com essas receitas típicas, sem aglomeração. Você ainda pode organizar um esquema para que as pessoas sejam atendidas no próprio quarto, com conforto e segurança. O mesmo vale para um evento de degustação de bebidas e drinks, com frutos da época ou típicos do local.
  • Crie pacotes gastronômicos: aproveite as inovações no cardápio para incluí-las no pacote de viagem. Mesmo que você já trabalhe com pacotes com café da manhã incluso, meia pensão ou open food, é bom destacar esse diferencial. Por exemplo: “feche o pacote e tenha incluso o jantar especial temático [nome]!”
  • Parcerias turísticas: tente negociar com alguns restaurantes e bares da região para promover um verdadeiro tour gastronômico na cidade. O hóspede ganha o traslado e descontos promocionais para frequentar a rede parceira e os principais destinos culinários do local.
  • Internet a seu favor: aproveite os canais digitais do hotel para divulgar todos os serviços e promoções. As novidades gastronômicas também devem ser postadas e lembre-se sempre que a imagem diz tudo. Faça fotos bonitas dos pratos, das bebidas e dos espaços culinários e publique nas redes sociais.

E não se esqueça! Antes de fechar os pacotes, certifique-se que a despensa está muito bem abastecida com alimentos, bebidas e todo o mix necessário para uma boa experiência do hóspede.

Gostou das dicas para atrair hóspedes na pandemia? Mãos à obra então!

Ah, aproveito para sugerir mais uma leitura sobre o setor hoteleiro: Como fazer o treinamento da equipe do hotel?

Até a próxima!