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Mulher ruiva de blusa branca usando tablet em escritório.

Automação de PDV: invista para a Black Friday

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Falta pouco mais de um mês para a Black Friday, o que significa que é o momento ideal para dar uma mexida na infraestrutura da loja para receber bem os clientes no dia 27 de novembro. Não estou falando de reformas ou reparos básicos, embora eles também sejam bem-vindos, mas de melhorias como tecnologias de PDV automação.

 

Sabemos que 2020 não foi um ano fácil e que os varejistas de diversos setores precisaram apertar os cintos para manter o fluxo de caixa durante a pandemia. Por conta disso, aposto que você já torceu um pouco o nariz para a minha sugestão – afinal, muita gente ainda vê esse tipo de modernização como algo que só as grandes redes comerciais fazem.

Eu entendo e sei também como qualquer despesa extra pode parecer dispensável nesse momento, mas te convido a pensar por outro ângulo. A automação de PDV é um investimento que vai continuar trazendo resultados positivos para sua empresa até depois que a Black Friday passar e sem dúvida é uma solução que vai te ajudar a vender mais e melhor agora.

Especialistas estão vendo a edição de 2020 com otimismo, principalmente graças à transformação digital que o varejo brasileiro sofreu este ano. O cenário não fica restrito às vendas pela internet: pontos de venda podem e devem aproveitar para oferecer também uma experiência de compra mais rápida, personalizada e, principalmente, segura.

Pessoa usando programa de automação comercial em tela de computador

Prepare-se para a Black Friday com PDV automatizado

A automação de PDV está ligada diretamente à experiência do cliente, que é um ponto que deve estar em constante melhoria em qualquer loja. Mas, em tempos de pandemia, informatizar alguns serviços ganhou um papel ainda mais importante no comércio.

Ferramentas de PDV automação como totens de autoatendimento e terminais de consulta de preço são essenciais para agilizar o serviço e diminuir a circulação de pessoas na loja – especialmente durante a Black Friday, quando o movimento é maior que o normal. Além disso, eles reduzem a necessidade de contato direto com a equipe.

Mas a automação de PDV pode (e deve!) ser muito mais simples do que colocar esses equipamentos no seu comércio. Para saber mais sobre o assunto, veja a lista que preparei com soluções de PDV automação para diferentes setores da empresa, olha só?

PDV automação para os colaboradores

Quando falamos em automação de PDV, muitas pessoas automaticamente pensam em equipamentos voltados para o atendimento ao consumidor, mas se esquecem de como a tecnologia pode auxiliar no dia a dia dos colaboradores. Como exemplo, a criação do ponto eletrônico ou dos programas de gestão que auxiliam nas escalas.

Por conta da Covid-19, ferramentas assim ganham ainda mais importância, já que permitem mapear com precisão quais membros da equipe tiveram contato uns com os outros em cada dia da semana. Se houver algum infectado no seu time, é possível saber quando ele esteve na empresa e com quais pessoas ele teve contato.

Eventos com muito movimento como o Natal e a Black Friday já costumam exigir uma escala especial de trabalhadores, e esse ano não será diferente. Mas além de gerenciar as atividades da equipe, é preciso pensar na necessidade extra de limpeza trazidas pelos protocolos de higiene e segurança contra o coronavírus.

Por falta de monitoramento, essas tarefas correm o risco de cair no famoso “deixa que eu deixo”, quando uma pessoa acredita que a outra vai realizar o trabalho e assim por diante, até que o gerente percebe que há algo errado só quando o cliente reclama. Um sistema especializado ou até mesmo uma planilha já te ajudam a organizar tudo com o mínimo de estresse.

Mulher ruiva de blusa branca usando tablet em escritório.

PDV automação para gestão interna

Já que estamos falando de gestão, a automação de PDV pode fazer toda a diferença na administração de diferentes setores da empresa. A forma mais ampla desse tipo de sistema é o software ERP, também conhecido como sistema integrado de gestão empresarial.

O nome da ferramenta já revela seu segredo: com o programa é possível integrar uma série de processos da loja, do comercial ao controle de estoque, passando pela gestão financeira, cadastro de fornecedores e clientes e muito mais. Dessa forma, o atendimento é feito de forma muito mais rápida, com menos risco de erro e de uma forma que facilita a gestão diária.

Quem quer vender muito na Black Friday não pode abrir mão desse tipo de serviço, que é o parceiro ideal de uma boa gestão de estoque para evitar o famoso “tem, mas acabou” diante dos clientes. A inteligência de dados também te ajuda a analisar o perfil de compra do seu público com antecedência, para fazer compras mais certeiras e lucrar muito mais.

PDV automação para os clientes

Braço de pessoa usando máquina de automação de PDV para pesar alimentos

Quando se fala em PDV automação, muita gente pensa logo de cara nos terminais de autoatendimento. Os mais populares são aqueles os de check-out, alternativa perfeita para quem vai comprar poucos itens e/ou deseja fazer o pagamento com mais agilidade.

Mas não precisa substituir todos os seus check-outs pelos totens, viu? Uma ou duas máquinas já são suficientes para desafogar as filas e atender aquele público que prefere reduzir ao máximo o contato por razões de segurança.

Por falar nisso, soluções de pagamento também são consideradas automações de PDV. A pandemia acelerou a popularização de métodos sem contato como QR Code, cartões com pagamento por aproximação, carteiras eletrônicas, dentre outros. Quanto mais opções para o público, melhor!

Só não se esqueça de capacitar os colaboradores para operar as novas ferramentas, viu?

Já imaginou que confusão seria em plena Black Friday uma fila enorme se formar no caixa porque o responsável não consegue configurar o pagamento com carteira digital? O mesmo vale para a manutenção de todas as ferramentas, principalmente dos totens de autoatendimento.

Por último, podemos citar aquelas ferramentas já conhecidas que ajudam no atendimento à distância. Seu delivery ou take-out (o famoso “para viagem”) precisa estar vinculado a um canal de comunicação, que pode ser até mesmo o Whatsapp para registrar os pedidos, e o atendimento nas mídias sociais não pode parar!

Essas soluções de PDV automação são só a ponta do iceberg para o que vem por aí. O futuro do varejo é cada vez mais digital e sem contato, e te convido a continuar essa conversa no próximo post!