Diz aí pra gente, como você controla as suas vendas? Como sabe o que está entrando e saindo do seu mercadinho? Se você ainda usa papel e caneta, saiba que existe um jeito diferente de trabalhar. É só automatizar o mercadinho!
Muita gente acha que automatizar o mercadinho é difícil demais ou muito caro. Não é bem por aí não. O investimento não é tão grande assim, sendo que você pode começar a automatizar alguns processos bem simples com facilidade e economia de gastos.
Controlar o estoque na base do olho e das contagens manuais pode até funcionar, mas não com eficiência. Entender suas finanças é a mesma coisa. Como saber o quanto você vai gastar mês que vem se é dificil saber até o quanto você gastou nesse? É pra isso que serve automatizar o mercadinho. Vamos ver com a gente alguns passos pra já começar?
1 – Automatizar o mercadinho começa com o caixa
Esse é o primeiro passo ao automatizar o mercadinho, e também o inicial para começar uma gestão financeira mais eficiente. Você precisa de um controle do que está saindo do seu mercado para, no fim do mês, entender o quanto foi faturado e o que exatamente saiu da sua loja.

Como você gerencia seu fluxo de caixa? Ele deve ser muito preciso para que você não tenha variações na hora de saber o quanto você irá ganhar. Para isso, pelo menos – mas MUITO pelo menos – você deve ter um controle de faturamento por compras, diário, semanal e mensal.
Mas olha, se você não quer gastar demais e ainda não emite Cupons Fiscais ou comprovantes impressos – algo também problemático -, automatizar o mercadinho não precisa ser coisa de outro mundo. Crie uma planilha no Excel e a mantenha atualizada. Leve o computador pro caixa e pronto, resolvido!
2 – Controle seu estoque
Como funciona o seu processo de compras hoje? Você olha nas prateleiras o que está faltando, confere no estoque e então marca para as compras? Beleza, assim funciona também. Mas e se você se esquecer de alguma coisa? E como saber se não tem uma caixa escondida em algum lugar?

Automatizar seu mercadinho focando em um controle do estoque é a melhor saída para um trabalho mais eficiente. Você pode começar pequeno, com um controle manual em planilhas, mas o melhor mesmo é trabalhar com um leitor de códigos de barras e um sistema por trás para apoio.
Assim, fica simples saber a situação do seu estoque e também de realizar contagens. Chega de olhômetro!
3 – Emita seus Cupons
Ter uma impressora fiscal é requisito em negócios que operam com vendas acima de R$ 120,000 anuais. Se você ainda está na informalidade, o melhor a se fazer é procurar agora mesmo conhecer a legislação do seu estado e começar a emiti-las.

Para mercearias MEI e pequenos negócios que não chegam a um faturamento tão alto, não é necessária a emissão do Cupom Fiscal, mas ainda assim vale a pena emitir um comprovante para transmitir mais segurança para o cliente. Esse ato, mesmo simples, faz parte do processo de automatizar o mercadinho.
A impressora utilizada é simples, e muitas vezes já vem com software incluso para emissão. As fiscais também já guardam os dados de compra em memória interna para a fiscalização, enquanto as não fiscais não contam com esse recurso por não ser obrigatório declarar seus rendimentos junto ao fisco.
4 – Montando uma estação de trabalho automatizada
Automatizar o mercadinho não é difícil demais, e nem muito caro. Muitas vezes, pequenos ajustes já são mais do que o suficientes para ter todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer.

Para montar uma estação de trabalho automatizada no seu PDV, um caixa que realmente funciona bem e sem trabalho demais pra você, vai ser necessário comprar:
- Terminal de operações;
- Leitor de código de barras no caixa;
- Leitor também para o estoque;
- Impressora não fiscal;
- Caixa registradora plugada no terminal;
- Um sistema ou planilha que automaticamente dá baixa no estoque;
- Um sistema para gestão financeira (pode inclusive ser o mesmo).
Com todos esses equipamentos você já está pronto para automatizar o mercadinho. O investimento não é alto, e o retorno é grande. Seus processos ficam mais ágeis, você tem mais controle do seu negócio e consegue lucrar alto!
5 – Compre tudo o que você precisa no Martins!
E quem disse que pra automatizar o mercadinho você precisa comprar os equipamentos fora dos seus fornecedores parceiros? Nada disso! No Martins.com.br você consegue fazer todas as compras para a automação.
Você pode comprar junto com o seu mix vários equipamentos para a automatizar o mercadinho, e ainda receber todas as vantagens que você já conhece: Cashback, condições de pagamento exclusivas, etc.
A hora de automatizar o mercadinho é agora! E aí, o que você está esperando? Deixe o Martins.com.br te ajudar nessa tarefa!
Quer ser cliente mas ainda não sabe o que você vai precisar fazer? Nós podemos te ajudar: vamos continuar essa conversa no artigo sobre como ser cliente Martins.com.br!