Home Destaque Automatizar o mercadinho: 5 passos para começar agora!

Automatizar o mercadinho: 5 passos para começar agora!

0
6155

Diz aí pra gente, como você controla as suas vendas? Como sabe o que está entrando e saindo do seu mercadinho? Se você ainda usa papel e caneta, saiba que existe um jeito diferente de trabalhar. É só automatizar o mercadinho!

Muita gente acha que automatizar o mercadinho é difícil demais ou muito caro. Não é bem por aí não. O investimento não é tão grande assim, sendo que você pode começar a automatizar alguns processos bem simples com facilidade e economia de gastos.

Controlar o estoque na base do olho e das contagens manuais pode até funcionar, mas não com eficiência. Entender suas finanças é a mesma coisa. Como saber o quanto você vai gastar mês que vem se é dificil saber até o quanto você gastou nesse? É pra isso que serve automatizar o mercadinho. Vamos ver com a gente alguns passos pra já começar?

1 – Automatizar o mercadinho começa com o caixa

Esse é o primeiro passo ao automatizar o mercadinho, e também o inicial para começar uma gestão financeira mais eficiente. Você precisa de um controle do que está saindo do seu mercado para, no fim do mês, entender o quanto foi faturado e o que exatamente saiu da sua loja.

automatizar o mercadinho: foto de um caixa com checkout cheio de produtos

Como você gerencia seu fluxo de caixa? Ele deve ser muito preciso para que você não tenha variações na hora de saber o quanto você irá ganhar. Para isso, pelo menos – mas MUITO pelo menos – você deve ter um controle de faturamento por compras, diário, semanal e mensal.

Mas olha, se você não quer gastar demais e ainda não emite Cupons Fiscais ou comprovantes impressos – algo também problemático -, automatizar o mercadinho não precisa ser coisa de outro mundo. Crie uma planilha no Excel e a mantenha atualizada. Leve o computador pro caixa e pronto, resolvido!

2 – Controle seu estoque

Como funciona o seu processo de compras hoje? Você olha nas prateleiras o que está faltando, confere no estoque e então marca para as compras? Beleza, assim funciona também. Mas e se você se esquecer de alguma coisa? E como saber se não tem uma caixa escondida em algum lugar?

automatizar o mercadinho: homem com tablet em um estoque cheio

Automatizar seu mercadinho focando em um controle do estoque é a melhor saída para um trabalho mais eficiente. Você pode começar pequeno, com um controle manual em planilhas, mas o melhor mesmo é trabalhar com um leitor de códigos de barras e um sistema por trás para apoio.

Assim, fica simples saber a situação do seu estoque e também de realizar contagens. Chega de olhômetro!

3 – Emita seus Cupons

Ter uma impressora fiscal é requisito em negócios que operam com vendas acima de R$ 120,000 anuais. Se você ainda está na informalidade, o melhor a se fazer é procurar agora mesmo conhecer a legislação do seu estado e começar a emiti-las.

Automatizar o mercadinho: foto de cupom fiscal em mesa de madeira

Para mercearias MEI e pequenos negócios que não chegam a um faturamento tão alto, não é necessária a emissão do Cupom Fiscal, mas ainda assim vale a pena emitir um comprovante para transmitir mais segurança para o cliente. Esse ato, mesmo simples, faz parte do processo de automatizar o mercadinho.

A impressora utilizada é simples, e muitas vezes já vem com software incluso para emissão. As fiscais também já guardam os dados de compra em memória interna para a fiscalização, enquanto as não fiscais não contam com esse recurso por não ser obrigatório declarar seus rendimentos junto ao fisco.

4 – Montando uma estação de trabalho automatizada

Automatizar o mercadinho não é difícil demais, e nem muito caro. Muitas vezes, pequenos ajustes já são mais do que o suficientes para ter todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer.

automatizar o mercadinho: caixa com fila em mercado

Para montar uma estação de trabalho automatizada no seu PDV, um caixa que realmente funciona bem e sem trabalho demais pra você, vai ser necessário comprar:

Com todos esses equipamentos você já está pronto para automatizar o mercadinho. O investimento não é alto, e o retorno é grande. Seus processos ficam mais ágeis, você tem mais controle do seu negócio e consegue lucrar alto!

5 – Compre tudo o que você precisa no Martins!

E quem disse que pra automatizar o mercadinho você precisa comprar os equipamentos fora dos seus fornecedores parceiros? Nada disso! No Martins.com.br você consegue fazer todas as compras para a automação.

Você pode comprar junto com o seu mix vários equipamentos para a automatizar o mercadinho, e ainda receber todas as vantagens que você já conhece: Cashback, condições de pagamento exclusivas, etc.

A hora de automatizar o mercadinho é agora! E aí, o que você está esperando? Deixe o Martins.com.br te ajudar nessa tarefa!

Quer ser cliente mas ainda não sabe o que você vai precisar fazer? Nós podemos te ajudar: vamos continuar essa conversa no artigo sobre como ser cliente Martins.com.br!