Música ao vivo é uma paixão nacional. Segundo dados do Spotify, os brasileiros são os que mais consomem esse tipo de formato de música no mundo, além disso cerca de 7% das músicas brasileiras no Top 200 da plataforma são versões ao vivo. Essa preferência abre portas para um importante nicho no setor de lazer e entretenimento: o bar com música ao vivo.
A modalidade faz sucesso porque transmite uma atmosfera calorosa que combina muito com um povo famoso por ser alto astral, como é o caso do brasileiro. Incorporada como atrativo de bares e restaurantes, essa pode ser uma excelente estratégia para conquistar novos clientes.
Continue comigo aqui e saiba tudo sobre esse segmento cheio de potencial! E se você já tiver música ao vivo no seu bar, fique de olho nas tendências do setor para 2020. Bora?
Bar com música ao vivo: alguns cuidados
O bar com música ao vivo pode ser seu maior trunfo ou sua maior derrota. Se não forem tomados alguns cuidados básicos na implementação, uma ideia boa corre o risco de se transformar em um pesadelo.
Para começar, é preciso buscar autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que regulariza a reprodução de músicas em estabelecimentos comerciais. É necessário pagar uma taxa mensal ao órgão, que repassa parte do valor aos artistas autores e aqueles que fazem parte do repertório.
É comum que o nos bares com música ao vivo haja a cobrança de uma taxa conhecida como couvert artístico para cobrir os custos do Ecad e o cachê dos músicos. Mas fique de olho, segundo o Código de Direitos do Consumidor a cobrança só pode acontecer se o valor estiver informado de maneira clara e visível a todos – seja no cardápio ou em um cartaz na parede.
O último cuidado diz respeito à infraestrutura. O bar com música ao vivo precisa ter um bom sistema de som que crie uma experiência agradável para todos – tanto aos clientes como a vizinhança. Investir em isolamento acústico pode te poupar de dores de cabeça com as leis de silêncio locais.
Tendências para o bar com música ao vivo
Depois de resolver os aspectos técnicos, é hora de definir como vai ser seu bar com música ao vivo. Animado? Mas lembre-se, quando for escolher o repertório é muito importante levar em conta o perfil do seu público: preferências e estilos musicais.
O formato pop rock acústico e as duplas sertanejas são os favoritos entre os brasileiros e é o caminho mais seguro para quem deseja agradar o máximo de pessoas. Mas nada impede que você busque outras propostas para se destacar – com um bom trabalho de pesquisa, os resultados podem ser ótimos.
Confira as minhas sugestões!
Karaokê
Ao invés de contratar artistas para o bar com música ao vivo, que tal transformar o público na estrela da noite? Bares com karaokê fazem um enorme sucesso entre os mais animados!
E tem espaço tanto entre os jovens como entre pessoas mais velhas. Isso significa que você consegue agradar aos mais diferentes gostos musicais num mesmo lugar, cada um no seu tempo e todos ficam satisfeitos – inclusive você com toda essa gama de novos clientes.
Informalidade e animação são as palavras de ordem, o que pode significar muitos lucros para você. Turmas animadas consomem rápido e consomem mais: garantindo um bom atendimento e um excelente catálogo de canções, o sucesso será mera consequência.
Para testar a adesão do público, comece definindo uma noite de karaokê na semana e monitore os resultados!
Aposte nos DJs
Bar com música ao vivo não significa necessariamente um bar com espaço para cantores e bandas. A discotecagem é uma boa oportunidade para diversificar o repertório e promover eventos temáticos no estabelecimento, o que também é uma ótima estratégia para divulgar seu negócio e lucrar mais.
A presença de um DJ na casa também não significa que o bar vai ser transformado em uma balada. Caso o perfil do seu negócio seja mais tranquilo, ter um especialista para cuidar da música ambiente vai colaborar para que as músicas respeitem os diferentes momentos da noite. E sabe como você vai saber? Usando o seu próprio público como termômetro.
Pense na experiência como um todo
Em um bar com música ao vivo, as músicas precisam ser coerentes com a identidade do local. Para criar uma experiência completa para os clientes, o segredo é pensar em tudo de maneira integrada: música, ambientação, comidas e bebidas.
Se o seu negócio é conhecido pela cerveja gelada e os petiscos bem brasileiros, com uma pegada bem rústica, uma dupla sertaneja pode agradar mais do que uma banda de blues, por exemplo. Agora, se o estilo do seu bar é um pub com inspiração inglesa com cervejas artesanais, aí sim é o rock pode entrar sem medo.
Se além do bar com música ao vivo você também pensa em investir em um restaurante ou já empreende nos dois negócios, vem ver o que preparei pra você arrasar nessa jornada dupla! Confira!