Além de ser o país do futebol, o Brasil também é o país da cerveja! A bebida é a favorita do brasileiro. Tanto que, hoje, o país ocupa a terceira posição no ranking dos maiores produtores da bebida no mundo, ficando atrás só da China e dos Estados Unidos. Por isso, se você está pensando em abrir um negócio, deveria levar esses números em consideração. Já pensou como seria inovador abrir um bar de cerveja artesanal?

É possível? Vale a pena? A rentabilidade compensa? Todas essas perguntas já devem estar passado pela sua cabeça. Sobre isso tudo, estamos aqui hoje para dizer que a resposta é sim. Ainda tem dúvidas? Continue a leitura e veja você mesmo!

 

Bar de cerveja artesanal: o novo bom negócio

Caneca de cerveja sobre mesa

“Se o Brasil é tão fã de cerveja, por que investir em um bar de cerveja artesanal e não em um bar tradicional?”, você deve estar se perguntando. Segundo estudos do Sebrae, a variedade de cervejas produzidas no país ainda é pouca se comparada ao número de consumidores, o que significa potencial e espaço para o mercado crescer.

Mais que isso: as cervejarias tradicionais já estão vendo o volume de vendas cair, e um dos “culpados” disso é o aumento do interesse por cervejas premium, incluindo rótulos artesanais. E onde esse público cervejeiro que busca variedade e qualidade pode procurar por diferentes modalidades da bebida? No bar de cerveja artesanal, claro!

Pode parecer arriscado “esquecer” os clientes que só querem a boa e velha cervejinha, mas quem abre um bar de cerveja artesanal precisa dar esse salto. Entrando com tudo no nicho, você tem muito mais chances de emplacar o negócio se comparado com quem tenta abraçar todos os públicos ao mesmo tempo.

Em outras palavras, é mais fácil investir em um perfil específico, mais propenso a ser fidelizado – bar de cerveja artesanal ainda é novidade no mercado, lembra? – do que apostar em várias frentes e ser apenas mais um no meio da concorrência.

Como atrair clientes para o bar de cerveja artesanal?

O fato de existir demanda não significa que basta abrir as portas para ver a casa cheia. Confira algumas dicas para aproveitar todo o potencial do bar de cerveja artesanal e se tornar o novo negócio favorito da região!

Ofereça sempre mais

Uma característica importante das cervejas artesanais é que um rótulo nunca vai ser igual ao outro. O processo de produção mais autoral abre margem para uma infinidade de combinações de ingredientes que interferem não só no sabor como também no aroma, cor e textura das bebidas.

Explorar essas diferentes possibilidades é parte importante da experiência para os fãs da bebida e seu bar de cerveja artesanal deve estar pronto para oferecê-la. Por isso, o primeiro passo para atrair clientes é fazer uma boa seleção das cervejas e estar sempre de olho nas novidades do mercado.

Freezer com várias cervejas Uberbrau.

Ao mesmo tempo, até o fã de cerveja mais aventureiro pode curtir tomar um chopp de vez em quando, principalmente se fabricado por uma marca reconhecida pela qualidade de seus produtos. Veja o exemplo da Uberbrau, que além de oferecer rótulos com fórmulas únicas e ingredientes especiais, também trabalha com chopp de altíssima qualidade, que agrada os paladares mais exigentes.

O chopp acaba sendo também uma boa “porta de entrada” para os não iniciados no universo das cervejas gourmet, e seu bar de cerveja artesanal também precisa atender bem os novatos na área. Ou seja, oferecer essa bebida é garantia de vender mais e ainda estimular um consumo maior entre os clientes.

Todo dia é dia de promoção

Como você irá trabalhar com uma variedade grande de produtos, as promoções têm que fazer parte da rotina do bar de cerveja artesanal para manter o estoque girando e ainda estimular a clientela a conhecer todo o cardápio.

Em vez de trabalhar com descontos generalizados, é melhor escolher algumas cervejas específicas por vez para ter ofertas bem atrativas e promover rotatividade. Assim, nenhuma bebida fica encalhada no estoque e seu cliente sempre vai ter um motivo diferente para visitar o bar de cerveja artesanal.

Para não levar prejuízo, é preciso encontrar uma excelente relação de custo-benefício com seu fornecedor. Poder comprar cervejas artesanais ao mesmo tempo em que compra outros insumos para o seu bar são algumas das vantagens do Martins.com.br que você já conhece, e nosso catálogo só cresce – ou seja, mais um motivo para apostar no bar de cerveja artesanal!

Eventos e shows

guitarra elétrica vermelha em cima de uma cadeira.

Para fazer com que a experiência no seu bar de cerveja artesanal seja ainda mais atrativa, é interessante preparar aquele algo a mais para chamar o cliente, como shows de música ao vivo. Só que você precisa conhecer bem o seu público-alvo, para não errar na hora de convidar o artista!

Um jeito interessante de fidelizar a clientela é estabelecer um dia específico da semana ou do mês para os shows ou usá-los como estratégia para atrair mais gente em dias menos movimentados, como terças e quartas-feiras.

Além de música, que tal contratar um especialista, ou até mesmo, um mestre cervejeiro para uma noite de degustação? A ideia é oferecer uma espécie de aula para os clientes, ensinando a beber melhor, identificar diferentes aspectos das bebidas e, claro, provar uma variedade maior.

Cardápio gourmet

O público que frequenta um bar de cerveja artesanal costuma ser exigente não só na escolha das bebidas, mas também na hora de comer. Assim, da mesma forma que é preciso oferecer mais que um choppinho, para conquistar essa clientela sofisticada é preciso ir além da porção de batata frita.

A grande tendência do momento para os bares de cerveja artesanal é investir em um cardápio gourmet que combine com as bebidas que estão sendo servidas.

Mas não precisa ir muito longe! Em vez de dispensar a batata frita, a mandioca e o frango a passarinho, por exemplo, aposte em molhos refinados para acompanhá-los, que ajudem aguçar o sabor da cerveja. Já os hambúrgueres funcionam como bons pratos principais, além de serem perfeitos para acompanhar cervejas encorpadas.

Mesa de bar com hambúrguer e caneca de cerveja

E aí, concorda que vale a pena investir em um bar de cerveja artesanal? Então não perca mais tempo, saiba tudo sobre como montar um bar!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome