O ano mal começou e o Big Brother Brasil já está movimentando o marketing de influência no país. A importância do BBB 23 para as marcas é grande, tanto que o valor total de patrocínio é estimado em R$ 1 bilhão.
Na edição, que teve início em 16 de janeiro, ao menos 34 marcas passarão pelo programa até 25 de abril. Ao todo, são 100 dias de programa.
Com a visibilidade oferecida pela Rede Globo e a marca BBB 23, muitos produtos estarão em alta junto aos consumidores. Portanto, amigo lojista, você deve estar atento às oportunidades que estão por vir.
Vamos relembrar o caso da Fiat, que esteve na edição de 2022. Bastaram 65 segundos de exibição para que a multinacional disparasse nos mecanismos de busca da internet.
Conforme a plataforma de “moment marketing” Tunad, a procura pela marca no Google cresceu mais de 10.000%.
Para Ricardo Monteiro, executivo da Tunad, a melhor estratégia de venda é estar atento à rotina dos brothers.
“Além de acompanhar a movimentação e discurso dos participantes, e como isso é refletido no cotidiano da população, as marcas precisam constantemente repensar o formato ou o conteúdo das ativações no programa para continuar engajando a audiência e provocar interesse”, disse.
BBB 23 em números
Como já falamos, o BBB 23 angariou, até o momento, R$ 1 bilhão em patrocínio. O valor é 42,8% maior que o registrado no ano passado, quando o faturamento inicial foi de R$ 700 milhões.
Também houve um salto no total de marcas participantes. Afinal, foram oito em 2021 e 11 em 2022. Agora, são 34, com destaque para aquelas que atuam nos ramos de alimentos, vestuário, higiene e beleza.
Só no primeiro dia de exibição, o BBB 23 registrou picos de 26,1 pontos de audiência na Grande São Paulo. Na prática, pouco mais de 5,3 milhões de pessoas acompanharam o programa em um dos principais centros de consumo do país.
A visibilidade gerada é tão grande que os participantes passam de anônimos a estrelas do dia para a noite. E olha que mesmo antes do programa começar para valer.
Esse é o caso da biomédica Paula Freitas. No dia 12 de janeiro, ela entrou na famosa Casa de Vidro. Nessa dinâmica, o público tem a oportunidade de ajudar a escolher dois participantes, além dos já selecionados.
Pois saiba que, logo no primeiro dia, a biomédica ganhou 500 mil seguidores. Isso mesmo. Sendo bastante influente, o BBB 23 conseguiu engajar mesmo antes de abrir a casa.
Atenta a esse movimento, a P&G, uma das marcas parceiras do Martins Atacado, aumentou sua presença no programa. Para o BBB 23, leva as marcas Downy, Always, Oral-B, Pantene, Vick e Sonozz. Em matéria publicada na Época Negócios, a empresa falou sobre o impacto do BBB.
“A P&G ganhou alta presença nas redes sociais durante o programa do ano passado, incluindo o novo apelido da marca Downy, que os brasileiros carinhosamente chamam de “Dôni”, aponta.
Como capitalizar o engajamento do BBB 23
Usar a rotina do BBB 23 como inspiração para campanhas no PDV é o primeiro passo na capitalização desse engajamento. Temas de conversas, hábitos e atividades podem, rapidamente, gerar tendências. Até detalhes na decoração da casa e a roupa que vestem merecem atenção.
Conforme Manzar Feres, é importante criar ações publicitárias para as redes sociais e parcerias com criadores de conteúdo. Tudo para ampliar a presença dos patrocinadores no dia a dia do público. Manzar Feres é diretora de negócios integrados em publicidade da Rede Globo.
CEO no setor de publicidade, Eduardo Lorenzi aponta outro aspecto do BBB 23 que pode inspirar você. De acordo com ele, o reality show permite um diálogo mais natural e direto com os consumidores.
De olho nas provas do BBB 23
Bem, lojista, tudo no BBB 23 interessa ao público. Lembre-se do sucesso que virou uma antiga canção de Chico César justamente por causa do Big Brother.
“Deus me proteja” foi lançado em 2008 sem grande alarde. Bastou ser cantarolada na edição de 2021 para que fosse elevada às paradas de sucesso. O autor até hoje agradece ter sido recordado por Juliette, que se tornou a vencedora daquele ano.
O BBB tem dessas coisas. Para quem acompanha no dia a dia, um detalhe tem chances de colocar produtos em evidência. Entretanto, há ações de merchandising que se destacam.
Então, tenha atenção com as provas realizadas ao longo do programa com os participantes. Tem prova do líder, do anjo e desafios para distribuir prêmios extras.
Além disso, há festas, almoço do anjo e cinema do líder, que colocam em evidência os patrocinadores. Sempre tem participante elogiando o produto, por exemplo, fazendo uma demonstração ou divulgando abertamente a marca. São nesses vários momentos que o consumidor é fisgado.
Abastecendo a loja com base no BBB 23
Depois que você identificar os itens divulgados no BBB 23, é hora de olhar para o seu negócio. Você tem os produtos anunciados na loja? Como está o estoque? Esses produtos estão devidamente evidenciados para o cliente?
E você não precisa ficar atrelado a marcas específicas. Nada de ficar restrito a um produto ou outro, por exemplo. A proposta é captar a tendência e desenvolver o trabalho nessa direção. Sendo assim, vale ter itens das marcas patrocinadoras e, claro, alternativas.
O que não pode faltar são os itens de higiene, cuidados pessoais, limpeza e alimentação em geral. Afinal, eles devem ser os principais da lista de compras dos clientes.
Com base nos principais patrocinadores do BBB 23, confira a seguir algumas categorias importantes para reforçar seu mix:
- Cuidados pessoais: sabonete, shampoo, condicionador, protetor solar
- Higiene e Beleza: loções hidratantes, pasta e escova de dente, demaquilante
- Limpeza: amaciante, desinfetante, papel higiênico, detergente, sabão em pó
- Alimentos: congelados, doces, frutas e legumes
- Bebidas: cerveja, refrigerante, água e suco
Campanha BBB 23
Uma vez que você definiu os itens em evidência, vamos para a organização da loja. Que tal montar um cantinho especial do BBB 23?
Monte e sinalize para o consumidor. Se ele for fã do programa, vai identificar de cara os produtos que o participante favorito dele está usando.
Uma decoração e uma comunicação visual diferenciadas, que remetem ao BBB 23, também ajudam a estimular as vendas. Além disso, os memes inspirados no programa também podem ser interessantes para a sua divulgação nas redes sociais.
Outra dica é adaptar algum comunicado utilizando os memes do BBB 23. Está aí uma forma divertida de chamar o cliente da loja. Entretanto, é preciso avaliar o perfil do público das redes sociais ao optar pelo uso de memes.
Atenção: BBB 23 é marca registrada
Agora, muito cuidado ao planejar sua comunicação. Por ser marca registrada, o BBB 2023 só pode ser citado nominalmente pelos patrocinadores. Entretanto, o publicitário Pedro Tourinho explica que nada impede que as empresas criem associações com o programa.
Desse modo, evite usar logo e ícones do programa nas artes. Trabalhe sempre com referências.
“O desafio com o ‘Big Brother’ para as marcas que não são patrocinadoras oficiais é conseguir uma estratégia criativa e elegante de driblar [a proibição de citar o programa]. Antes, para as marcas terem atenção nas redes, elas tinham que promover as postagens, ou seja, é um modelo antigo de compra de espaço para impactar as pessoas de um jeito artificial. A outra forma é entrar nas conversas que estão acontecendo e gerar engajamento”, disse Pedro ao portal Garagem 360.
Case Magalu
Em 2022, a varejista Magalu deu um jeitinho para aproveitar o engajamento do BBB. Embora não patrocinasse o programa, a empresa aproveitou memes para fazer uma ação de marketing.
Com a entrada do surfista Pedro Scooby na casa, havia a expectativa que sua ex-esposa comentasse o reality. Contudo, a atriz Luana Piovani negava a possibilidade. Magalu, então, criou a hashtag #luanatemquever e contratou Piovani para uma live de vendas.
Ou seja, a varejista capitalizou o anseio do público e conseguiu uma frase de efeito que chamasse os consumidores. Observe que o conteúdo da chamada nada tinha a ver com o programa.
Viu como é possível ser criativo com as referências geradas pelo BBB 23. Então vamos lá, lojista. Quero ver suas vendas crescerem com o programa, hein? Até mais!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.