Home Destaque Bebidas para crianças têm ganhado cada vez mais espaço no mercado
duas crianças tomando suco usando canudinho

Bebidas para crianças têm ganhado cada vez mais espaço no mercado

0
287

O mercado de bebidas para crianças tem sido promissor para o varejo e ganhado cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro. Sucos de caixinha, bebidas lácteas e refrigerantes estão entre as preferências do público infantil e merecem uma atenção maior dentro da sua loja.

Segundo estimativas do setor, se considerados só os sucos de caixinha em embalagens de até 200 ml, o faturamento anual é de cerca de R$700 milhões. As bebidas infantis são práticas e compõem as refeições do dia a dia e também são ótimas para o lanche da tarde.

Devido à quantidade reduzida e sob medida para as crianças, essas bebidas prontas, sejam elas orgânicas ou industrializadas, facilitam muito a vida em casa na hora de preparar o lanche da criança ou providenciar o almoço. Basta gelar e colocar na mesa ou na lancheira.

Mas na hora de escolher quais desses produtos comprar, rótulo, qualidade e reconhecimento da marca fazem toda a diferença para os pais.

E já que você deve preparar bem a sua loja para aproveitar a oportunidade de venda e incrementar o mix com bebidas voltadas ao público infantil, nós vamos te mostrar alguns produtos que não podem faltar nas prateleiras.

“Comendo com os olhos”

Muitos fatores são responsáveis por levar o público infantil a esse consumo. Um deles está relacionado aos rótulos com cores chamativas. A embalagem é estratégica para que o desejo de consumo seja despertado na criança. E se a criança quer, os pais compram.

Em um estudo divulgado pelo projeto Alimentando Políticas ficou evidente que o que mais chama a atenção das crianças na hora de escolher a bebida são cores vibrantes e chamativas. A lista contempla ainda informações sobre o sabor do produto, se há personagens nas embalagens ou brindes.

Em contrapartida, muitos pais não costumam olhar os rótulos para saber informações nutricionais dos alimentos. Ainda de acordo com o estudo, 82% dos que responderam concordaram que os elementos visuais que essas categorias trazem nas embalagens influenciam mesmo na escolha dos alimentos para as crianças.

Preparar a sua loja com um mix amplo para atender essa demanda faz toda a diferença para o consumidor. Se for possível, separe uma parte dos produtos em expositor refrigerado para deixá-los gelados em áreas estratégicas da loja para impulsionar as vendas para consumo imediato.

Vamos a algumas dicas do que ter na sua loja para atender a criançada:

Sucos e refrigerantes lideram o consumo

Ainda de acordo com o estudo do Alimentando Políticas, sucos (81%), refrigerantes (54%) e iogurtes (28%) estão no topo da lista dos alimentos preferidos para o consumo infantil.

Cerca de 90% dos pais e representantes legais responderam ainda que na lancheira escolar sempre enviam sucos industrializados. Outros 57% dão preferência a bebidas lácteas e achocolatados.

Em 2015, o Estudo Geral dos Meios (EGM), elaborado pela Ipsos Brasil, revelou que o refrigerante era a bebida industrializada mais consumida entre o público de 10 a 12 anos, quase que por unanimidade: 97% das crianças não dispensavam o refri.

Em seguida, os mais populares são sucos (93%) e o achocolatado (86%).

Comparando as duas pesquisas, fica claro que houve uma mudança significativa nos últimos anos, que levou o suco a retomar a liderança. Mais sobre isso no próximo tópico:

Bebidas saudáveis

Bebidas para crianças e lancheira com frutas e comidas

Há muitas discussões sobre produtos ultraprocessados. É o caso de sucos com corante e sabores artificiais estarem inseridos na rotina alimentar das crianças muito cedo.

Mas, por outro lado, inúmeras marcas já estão preocupadas com a alimentação saudável das futuras gerações e por isso criam fórmulas mais nutritivas para compor as refeições infantis.

Sucos orgânicos, 100% fruta, bebidas vegetais – como o caso do leite de soja – e aquelas sem adição de açúcar são bons exemplos disso.

Não há dúvidas de que os alimentos in natura são sempre mais benéficos à saúde do que os industrializados. Mas na correria do dia a dia, pode ficar difícil fazer um suco natural todo dia na hora do almoço. A resposta das marcas é trazer mais saúde pensando justamente nisso.

Como a preocupação com a alimentação dos filhos também faz parte da rotina dos pais, muitos passam a dar preferência por alimentos que se insiram nessa categoria de saudáveis e sejam menos processados possível.

Para atender a essa parcela, você também precisa ficar atento e priorizar a venda desses produtos. Para isso, é importante saber a diferença entre eles. Na dúvida da preferência do cliente, sempre aposte em dois a três rótulos e observe o comportamento de compra para ver quais têm maior saída.

O 100% suco é total feito da fruta e livre de corantes e conservantes, podendo contar com até 10% de açúcar. Já o néctar é uma bebida feita à base de água potável, não fermentada, e que pode conter até 30% de polpa de fruta. Além disso, contém açúcar e outros aditivos artificiais.

Ainda sobre alimentos que fazem bem à saúde, aproveite para ler sobre snacks saudáveis e produtos orgânicos. Ambos têm feito parte do carrinho de compras do consumidor.

Até a próxima!