A Black Friday informática e a Cyber Monday se transformaram em um grande movimento comercial no mundo inteiro. E, ao mesmo tempo que deixam o consumidor de olho nas ofertas, aumentam a competitividade entre os varejistas.
Os produtos de informática figuram entre as mercadorias mais vendidas e com maior intenção de compra durante a campanha.
É por isso que, além de contar com sortimento e variedade, o lojista precisa garantir um atendimento eficaz e criar boas ações promocionais que sejam interessantes para os consumidores da Black Friday.
A seguir vamos falar sobre algumas práticas que você pode aplicar no seu planejamento estratégico da Black Friday informática 2023. Neste ano, a semana promocional começa no dia 20 de novembro. Então, é hora de começar os trabalhos!
Consumidores de olho!
Sabe por que é tão importante você pensar em uma Black Friday informática para a sua loja? Porque os clientes querem muito comprar do setor.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, entre os itens de maior interesse de compra para a Black Friday estão justamente eletroeletrônicos e produtos de informática. Veja o Top 10 da pesquisa de 2023:
- Roupas e acessórios
- Calçados
- Eletrodomésticos
- Celulares
- Eletroportáteis
- Roupas e Calçados Esportivos
- Perfumes
- Informática
- Beleza e cuidados pessoais
- Móveis
Vale o destaque para a categoria de games, que está entre as que mais cresceram em número de buscas no Google. O estudo foi realizado no mês de julho com entrevistas online com quase 2 mil brasileiros, levando em conta todas as regiões e classes sociais.
6 práticas para uma Black Friday informática dar certo
Qual é o objetivo que você pretende alcançar com a sazão? Quer turbinar o faturamento ou melhorar o engajamento da marca? Precisa fidelizar clientes ou atrair novos públicos? Ou a prioridade é rodar o estoque e renovar o mix para o fim do ano?
Responda a essas perguntas na hora de montar o plano de ação da Black Friday informática na sua loja. O objetivo é sempre o ponto de partida de qualquer projeto. Abaixo veja 6 práticas para te ajudar a organizar a sua campanha.
1. Acerte na escolha do mix
O grande marco da Black Friday são as ofertas. Mas a escolha do mix pode afetar bastante o interesse do consumidor. É preciso ter preço bom, mas também qualidade.
Os produtos da Black Friday informática devem atender aos interesses dos clientes da data, estar alinhados com as tendências do mercado, mas também devem ser estratégicos para estimular as compras por impulso.
Por exemplo, o crescimento dos esportes virtuais (e-sports) acaba estimulando o setor de informática a redobrar os esforços para vender acessórios como fones de ouvido, caixas de som, teclado, mouse e todos os itens necessários do universo gamer.
Olha só essa sugestão de mix para a sua Black Friday informática:
- Computador
- PC gamer
- Cadeira gamer
- Videogame
- Jogos
- Mesa gamer
- Notebook
- Tablet
- Smartphones
- Cooler
- HD
- Fonte
- Processador
- Monitor
- Rede Wireless
- Cabo USB
- Cabo de rede
- Conversor de mídia
- Modem
- Roteador
- Adaptador USB
- Fones de ouvido
- Headset
- Mouse
- Mochila para notebook
- Teclado
- Caixas de som
- Webcam
- Microfone
- Impressora
- Scanner
2. Crie conteúdos criativos
Se tem uma estratégia que vai te garantir clientes para a sazonalidade da BF é a criação de conteúdos criativos para os canais virtuais da loja. Hora de bombar o Instagram, o WhatsApp e o TikTok da loja.
Aproveite o mix escolhido para explorar na campanha para fazer vídeos simulando o uso desses equipamentos e acessórios. Busque parceiros e influenciadores digitais para ajudar a testá-los e comentar.
Aproveite para divulgar as ofertas e cupons de descontos exclusivos aos clientes das redes sociais. Você ainda pode aproveitar para abordar os últimos lançamentos e criar enquetes para atestar sua audiência.
Outra ideia é apostar em feeds chamativos, com uma sequência de posts da Black Friday usando o layout da campanha e fazendo carrosséis com as ofertas da ação.
3. Faça promoções reais e exclusivas
Os valores praticados durante a Black Friday precisam ser realmente atrativos. Nada de maquiar a oferta e simular preços irreais como se estivessem na promoção. Até porque os clientes que são adeptos à Black Friday já começam a pesquisar e comparar os preços dos produtos de interesse muito antes da ação.
Tem muitos que até chegam a guardar prints ou tomam nota dos valores para poder comparar lá na frente. Então, trabalhe apenas com promoções com preços reais.
Se a oferta não for muito atrativa, faça um combo com “promoção exclusiva”. Coloque o frete grátis, por exemplo. Ou dê cashback e cupons de desconto para as próximas compras.
4. Aprimore as formas de pagamento
Aprimorar as formas de pagamento do seu negócio pode ser uma estratégia muito importante na sua campanha. Os produtos de informática costumam render um ticket médio maior com as vendas. Parcelar e facilitar o jeito que o cliente pode pagar, vai ser um grande diferencial.
Tem gente que prefere pagar com cartão de crédito se não sofrer juros. Outros preferem o dinheiro à vista ou cashback para ter algum desconto a mais.
O importante é garantir que o cliente tenha opções acessíveis para o pagamento. E também estar preparado para lidar com transações não autorizadas ou falhas nos sistemas de pagamento.
5. Invista em segurança
Durante a Black Friday informática, a proteção contra fraudes e perdas para você e para os seus clientes é um investimento a se considerar. Faça a adesão de algum sistema que resguarde você e o cliente.
Sistemas como certificados SSL e antifraude, por exemplo. É muito importante que a equipe de atendimento ao cliente seja capacitada para solucionar esses problemas com alguma transação e venda.
Como a demanda de vendas da Black Friday é grande, estar preparado para ter tranquilidade e o negócio garantido é essencial principalmente para as vendas online. Deixe os canais de suporte ao cliente ativos e em pleno funcionamento.
6. Trabalhe o pós-venda
O pós-venda é a última etapa do processo de comercialização. Isso você já sabe. Mas na Black Friday informática é ele que vai validar se a venda foi um sucesso ou não.
Gostamos de dizer que a pós-venda é o termômetro da venda e da experiência do cliente com a loja. Por isso, ofereça um atendimento de qualidade, resolva os eventuais problemas que surgirem de forma tranquila e aproveite para fidelizar o consumidor.
Demonstre o quanto você está satisfeito com a preferência dele e o quanto está à disposição para o que ele precisar. Além disso, esteja aberto para receber críticas e sugestões.
Com essas dicas, não temos dúvidas de que a Black Friday este ano vai superar os números que a loja registrou no ano passado. A expectativa aqui está lá no alto e sabemos que as suas estratégias vão funcionar para turbinar as vendas.
Feliz Black Friday e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
