Confira os produtos Black Friday mais vendidos em 2023

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Black Friday mais vendidos

Sumário

De uma forma geral, a Black Friday 2023 amargou o segundo ano consecutivo com queda no volume de vendas. Porém, é preciso destacar as principais percepções da data, bem como categorias e produtos Black Friday mais vendidos neste ano.

Um importante insight é que o fluxo de consumidores aumentou nas lojas físicas, o que foi muito bom para os pequenos e médios varejistas. 

Houve ainda uma crescente nas taxas de recompra e nos pagamentos pelo Pix. O consumidor também investiu bem na categoria de eletroeletrônicos e informática, cujos itens da Black Friday ficaram entre os mais vendidos no período.

A seguir, vamos detalhar todos esses dados e revelar como foi o desempenho da campanha de 2023. O que deu certo, o que não deu e os produtos Black Friday mais vendidos.

Fluxo de consumo

Já, já vamos falar do faturamento e dos itens Black Friday mais vendidos neste ano. Antes, queremos chamar a sua atenção para a importância do varejo físico durante a campanha mundial de ofertas. 

Todo mundo sabe que o grande foco da Black Friday é o e-commerce. É no varejo online que se concentra a maior parte das vendas durante todo o período promocional. No entanto, o varejo físico tem se destacado muito. 

De acordo com o estudo Índices de Performance do Varejo (IPV), o fluxo de clientes nas lojas físicas cresceu 10,5% durante a semana da Black Friday 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Quando a pesquisa filtra o movimento de lojas localizadas dentro de centro comerciais, como shopping centers, a alta registrada foi de 6%. 

O volume de vendas também foi maior. Houve um crescimento de 14% nas lojas de rua e 11% em lojas de shopping.

Em outro estudo, desenvolvido pela Neotrust, se destacam os pequenos e médios lojistas na Black Friday. Para especialistas, esses modelos de negócios se adequaram à ideia da Black e souberam atender as necessidades do consumidor. 

Em termos de faturamento, a tabela com os dados da pesquisa mostra que o médio varejista faturou 18,2% a mais com as vendas em relação à edição passada. O pequeno lojista teve crescimento de 8,8%. Em contrapartida, as grandes varejistas caíram 22%. 

O ticket médio adquirido com os gastos na Black Friday registrou aumento em todos os setores:  

  • Pequeno varejo: 10,1% (R$ 412,8) 
  • Grande varejo: 9,7% (R$ 812,2) 
  • Médio varejo: 4,6% (R$ 379) 

Top Black Friday mais vendidos  

As categorias de produtos que mais foram vendidas neste ano foram eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios e móveis

Se a gente pegar o levantamento feito pela Promobit – plataforma de ofertas online – é possível concluir que os produtos Black Friday mais vendidos foram aqueles com mais ofertas divulgadas. 

De acordo com os dados, as ofertas dos produtos mais desejados da Black Friday chegaram a 9.681. Esse volume foi 24% maior do que o registrado no ano passado. Considerando apenas as ofertas do dia 24 de novembro, os destaques foram: 

  1. Produtos de informática;
  2. Smartphones e tablets;
  3. Produtos eletrônicos, de áudio e vídeo;
  4. Vestuário e calçados masculinos;
  5. Eletroportáteis;
  6. Perfumes e produtos de beleza
  7. Utensílios domésticos;
  8. Games;
  9. Produtos de supermercado
  10.  Móveis.

A plataforma também fez um ranking dos produtos com maior oferta para a Cyber Monday, que foi na segunda-feira seguinte à Black Friday, dia 27 de novembro. As melhores ofertas foram para: 

Dados gerais Black Friday 23

Infelizmente, a Black Friday 2023 não alcançou o faturamento e volume geral esperado no comércio eletrônico.  

De acordo com reportagem da InfoMoney, baseada nos indicadores do tema, da meia-noite do dia 23 (quinta-feira) até as 23h59 de domingo foram 8,2 milhões de pedidos, queda de 16,3% em relação a 2022.  

Ainda que o ticket médio tenha crescido, o faturamento do e-commerce foi R$ 5,2 bilhões, representando uma queda de 14,6%. O faturamento esperado era de quase R$ 8 bilhões.  

Agora, o que chama muito a atenção é que as ofertas divulgadas durante um “esquenta Black Friday” surtiram muito mais efeito no consumidor. De acordo com a NielsenIQ Ebit, as compras finalizadas na quinta-feira apresentaram alta de 19,8%. 

Fôlego nas plataformas

As compras feitas por aplicativos durante a Black Friday também se sobressaíram. Dados da AppsFlyer mostram que no Brasil o acréscimo foi de 12% na modalidade.  

O país ficou em quarto no ranking mundial atrás apenas de Reino Unido (22%), da França (18%) e Estados Unidos (13%). Considerando o total de gastos do consumidor no mobile commerce, o Brasil lidera a lista: 

  • Brasil – representa 22% dos gastos na Black Friday;
  • Estados Unidos – representa 19% dos gastos na Black Friday;
  • França – representa 19% dos gastos.

Por falar em plataformas, o Pix é de longe uma grande estrela da Black Friday 2023. Conforme o relatório da Wake, que pode ser baixado gratuitamente, o uso da ferramenta de pagamento instantâneo teve aumento de 65% na Black. 

A preferência por usar o cartão de crédito sem parcelamento também se destacou. O aumento foi 71,8% ante a Black Friday 2022. 

As transações feitas por dispositivos móveis tiveram 64% da preferência do consumidor na hora de pagar as compras realizadas. O WhatsApp foi o canal de atendimento mais utilizado, com 88% dos acionamentos. 

Taxa de recompra 

A taxa de recompra foi de 4,38%, ou seja, mais consumidores voltaram a comprar das mesmas lojas durante a Black Friday. O indicador demonstra que a experiência do consumidor faz toda a diferença no atendimento. 

O que deu certo? 

Empresa que não oferece descontos reais, não garante espaço na Black Friday. As marcas que anteciparam as promoções e deram mais desconto em produtos selecionados tiveram sucesso na edição. 

A maior fashiontech da América Latina, Dafiti, chegou a oferecer até 80% de desconto no catálogo. A promoção atingiu até produtos de etiquetas selecionadas. 

A Riachuelo, por outro lado, investiu pesado em live commerces realizadas durante todo o mês de novembro até a semana da Black Friday. As lives trouxeram ofertas relâmpagos em diversas categorias. Houve ainda a política de menor preço garantido dos últimos 60 dias. 

O Burger King apostou na fidelização dos clientes. A grande ação de Black Friday foi focada no programa de fidelidade Clube BK. Até o dia 26 de novembro, os consumidores puderam resgatar combos com refrigerante por menos da metade dos pontos no app.  

A promoção foi chamada de “Toma essa Black na Black do BK”. A plataforma permitiu ainda a troca de 150 pontos por recompensas surpresas nas lojas. 

Atenção, lojistas de produtos pet e agroveterinário! A rede Petlove também fez lives commerce durante a campanha de Black Friday com condições exclusivas para os clientes que acompanharam as lives. 

As ofertas chegaram a 80% de desconto, incluindo itens pet e produtos de higiene, beleza e alimentação. Num primeiro momento, as ações foram focadas em cães. Em outros dias, em felinos. 

Hora de analisar e reconsiderar! 

Esses foram apenas alguns exemplos de ações que se destacaram na Black Friday 2023. Para superar as expectativas de venda, o lojista precisa: 

  • Antecipar as ações promocionais;
  • Oferecer ofertas reais;
  • Inovar nas estratégias de vendas;
  • Fidelizar a clientela;
  • Oferecer a melhor experiência possível.

E você? Consegue analisar o que deu certo e o que deu errado na sua loja? Já conseguiu identificar os produtos Black Friday mais vendidos no seu negócio?

Esse é o momento de fazer um balanço de tudo isso e analisar o desempenho da loja na Black Friday 2023.  

Com esses dados em mãos, você vai conseguir identificar falhas e acertos, reconsiderar uma estratégia que porventura não foi aplicada e melhorar os resultados para o ano que vem. Conto com você para concluir essa tarefa, hein? 

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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