Falta muito pouco para o varejo iniciar as ações da Black Friday material de construção de 2023. E a pergunta de agora é: como está o planejamento da sua loja?
Muitos dos seus clientes, que estão prontos para reformar ou começar a construir, já estão de olho no mix, esperando as ofertas da Black Friday para poder executar a lista de compras.
Então é hora de fechar o planejamento e caprichar nas ofertas! Hoje, vamos te mostrar alguns caminhos para colocar em prática a sua Black Friday material de construção e aumentar as vendas no período.
Boa leitura!
Passo a passo Black Friday material de construção
Caso você já tenha feito outras edições do evento na sua loja, o caminho para planejar a sua Black Friday material de construção acaba sendo um pouco mais fácil.
O ideal é que você tenha os resultados das edições anteriores em mãos para poder analisar o que deu certo e o que tem a melhorar. Agora, se essa for a sua primeira edição da Black Friday material de construção, vamos começar um planejamento do zero.
Preparamos 7 dicas para garantir um bom planejamento e execução da Black Friday material de construção. Veja a seguir.
1. Checklist do estoque
Antes de pensar no mix que você vai colocar em oferta durante a Black Friday na sua loja, é preciso fazer um mapeamento do seu estoque. Analisar se os produtos estão em falta, os que estão há muito tempo parados e aqueles que a rotatividade é maior.
Com isso, você vai conseguir eliminar grande parte dos produtos que não são interessantes entrar em promoções neste momento. Por outro lado, conseguirá destacar aquelas categorias que carecem de uma boa ação promocional para serem vendidas.
Esse checklist também vai te ajudar na elaboração da sua lista de compras para incrementar o estoque para a data. Mas atenção: só compre aquilo que foi prioritário, ok? Não queremos gastos desnecessários neste momento.
2. Defina o orçamento
O próximo passo é definir o orçamento que você pretende dispor para conseguir realizar a sua campanha. Além de fazer compras, lembre-se que você também precisará reservar o investimento para decoração e ações de marketing.
Os valores você pode estimar usando como referência campanhas promocionais anteriores, que já foram feitas na sua loja, ou ainda fazendo cotações de produtos e serviços com antecedência.
Tenha uma estimativa, mas deixe sempre uma margem para mais, caso apareçam novos gastos importantes no meio do processo de execução da Black Friday material de construção.
3. Planeje as ações
Feito o planejamento financeiro, o próximo passo é planejar as ações que pretende promover durante a campanha. Elementos para a decoração precisam ser comprados? O que você está pensando em termos de ações de marketing para poder divulgar seus produtos e as suas ofertas?
Tudo isso precisa fazer parte do seu planejamento. A divulgação nas redes sociais precisa receber uma atenção especial, já que é lá que está a maior parte dos consumidores da Black Friday.
4. Defina o período da campanha
O grande auge da Black Friday é antecipar ou estender as ações para que, dessa forma, as vendas também sejam antecipadas e a loja possa ter um faturamento maior. Pense nisso na hora de definir o prazo da campanha.
Iniciar a campanha uma semana antes pode ser muito vantajoso para o seu negócio ou pelo menos estender as ofertas e as condições exclusivas para o fim de semana de Black Friday.
5. Escolha o mix promocional
Um diferencial da BF no setor é o sortimento para a campanha. Nem todo mundo está esperando uma Black Friday de material de construção.
Quando você anuncia que a sua loja vai aderir à campanha com atrativo promocional para determinadas categorias, os consumidores já começam a olhar para a marca com outros olhos.
Até quem não estava se preparando para uma reforma começa a cogitar a possibilidade de aproveitar as vantagens do período sazonal. Por isso, escolha muito bom o mix que será trabalhado na ação.
Aproveite que o mês de novembro e meados de dezembro costumam ser um período em que os consumidores começam a planejar a reforma da casa ou pequenos reparos durante as férias escolares.
Conte com um mix de produtos de jardinagem, decoração e pequenos reparos, ferramentas, tintas e acessórios. Pense ainda em um mix básico de material de construção com produtos como trincha, rolo de espuma, kit ferramenta, alicate, passa fio, fita Veda Rosca, lâmpada, fita isolante, entre outros.
6. Espaço Black Friday
A depender do espaço da sua loja, não se esqueça de deixar um cantinho especial para destacar algumas categorias que sejam a “vitrine” da Black Friday material de construção.
Exponha os produtos de forma organizada e faça uma bela decoração temática em um espaço estratégico do armazém. Você pode, por exemplo, montar uma gôndola específica para os produtos de pequenos reparos ou uma ilha com ferramentas e o restante do mix promocional.
Quer uma dica? Aproveite para expor em destaque eletroportáteis, produtos de informática, de telefonia e acessórios que você tiver no seu mix. De acordo com uma pesquisa da empresa Méliuz, essas são as principais categorias com maior intenção de compras para a Black Friday 2023.
7. Entrega e condições diferenciadas
Mais do que promoção, a Black Friday também se resume a vantagens para o consumidor, seja com recompensas, benefícios no pagamento e até entrega grátis.
Como as compras em uma loja de material de construção costumam ser robustas, nada melhor do que oferecer boas condições para uma entrega rápida e gratuita.
Além disso, cogite criar um programa de fidelidade para a sua loja como cashback e cupons de desconto.
Bônus: fidelize clientes
A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para que a sua loja estreite o relacionamento com a clientela.
Devido ao aumento no fluxo de clientes, aproveite para oferecer um bom atendimento e uma experiência diferenciada para o seu público. Crie atrativos para que os consumidores se sintam confortáveis na loja e satisfeitos com a compra.
Não se esqueça de manter contato na etapa de pós-venda para saber como foi a experiência dele com a sua marca.
Dessa forma, você vai aumentar as vendas durante a Black Friday e também terá clientes fiéis por um longo tempo.
Boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.