Home Dicas Black Friday Como fazer black friday na hotelaria e ter movimento o ano inteiro?
Recepção de hotel

Como fazer black friday na hotelaria e ter movimento o ano inteiro?

0
258

Você acha que é só varejista que consegue fazer campanha de Black Friday pra vender mais? A Black Friday na hotelaria está aí para te mostrar que o aproveitamento do setor para o fim do ano só tende a crescer.

 

Uma das principais características do mercado brasileiro, independente do segmento, é seu poder de adaptação. A inspiração até pode ter vindo dos Estados Unidos, mas ao longo de suas oito edições realizadas em território nacional a Black Friday conseguiu ganhar espaço e incorporar outras áreas, como é o caso do setor hoteleiro.

Oportunidade é o que não falta! Com as estratégias certas é possível usar a Black Friday na hotelaria para garantir movimento o ano inteiro. Quer saber como? Então continue a leitura!

Black Friday na hotelaria

Dá para aproveitar a Black Friday na hotelaria?

Para não comprometer os rendimentos da alta temporada, quando o movimento no hotel atinge seu ápice graças às festas de fim de ano e às férias escolares, a Black Friday pode ser usada para atrair os hóspedes na baixa temporada.

Algumas particularidades do setor hoteleiro podem ser vistas como obstáculos para a Black Friday na hotelaria, já que o evento coincide com a alta temporada e as pessoas precisam de um certo tempo para planejar uma viagem.

Mas lembra da capacidade de adaptação que falamos na introdução? É disso que seu hotel vai precisar para participar da Black Friday na hotelaria.

Hotéis litorâneos podem oferecer pacotes promocionais em meses de menor movimento, como abril e maio, enquanto pousadas e hotéis serranos aproveitam para atrair o público com preços mais baratos no verão. O segredo é observar o calendário de reservas de anos anteriores e ver qual período precisa daquele um empurrãozinho!

Feriados regionais menos visados e datas comemorativas ao longo do ano também funcionam como atrativos para a Black Friday na hotelaria.

Black November, Black Week ou Black Friday na hotelaria?

Pessoa usando notebook para fazer reserva no hotel

Fazer uma viagem requer planejamento e hospedagem dificilmente será um gasto feito por impulso. Por mais que os consumidores se programem para investir na Black Friday, nem todo setor consegue acompanhar o ritmo das promoções relâmpago que caracterizam a data.

No caso da hotelaria, a Black Week podem ser a solução para esse problema! Em vez de concentrar as ofertas em um único dia, elas podem valer por uma semana especial antes ou depois do dia da Black Friday.

Para não perder o impacto da Black Friday na hotelaria, deixe para a sexta-feira para aqueles descontos na alta temporada, e estabeleça um número máximo de reservas para esse período. As ofertas limitadas criam um senso de urgência que estimula e compra e ainda garantem satisfação para o cliente que esperou até a sexta-feira para fechar negócio.

Como se preparar para a Black Friday na hotelaria?

Recepção de hotel

Diferente do comércio varejista, a Black Friday na hotelaria não acontece “in loco”, já que ninguém vai até o hotel para fazer a reserva. Por isso, seu investimento principal deve estar na infraestrutura do site da empresa, que precisa dar conta do movimento sem sair do ar.

Ninguém mais tem paciência para um site que trava o tempo inteiro. E mais grave ainda: erros no sistema podem significar falhas em confirmar reservas ou reservas duplicadas – já imaginou o tamanho do problema quando os hóspedes aparecerem?

Os canais de comunicação do hotel também devem estar preparados para dar conta do atendimento e das dúvidas que irão surgir. Vale aumentar o número de colaboradores encarregados dos telefones e das redes sociais, com um sistema integrado para evitar desencontro de informações.

Como se destacar na Black Friday na hotelaria?

Spa de hotel

Nem só de hospedagem barata vive a Black Friday na hotelaria! Além das reservas, o evento pode ser usado para vender pacotes especiais e serviços diferenciados.

Natal, Ano Novo e Carnaval rendem excelentes pacotes para toda a família. Para não sair no prejuízo, a promoção pode valer por tempo limitado, com direito a cronômetro na tela, ou se limitar a um número máximo de compras que você irá estabelecer.

A Black Friday na hotelaria também pode valer para descontos em outros serviços no hotel, como spa day, almoço ou jantar especial para quem não é hóspede e até passe-livre para alguma atração turística do local.

Gostou das dicas? Mais conteúdo como esse você encontra no LinkedIn do Martins.com.br!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome