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Black Friday para pequenas empresas

Black Friday para pequenas empresas: o guia definitivo

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A Black Friday no Brasil se firmou nos últimos anos como uma das principais datas comerciais do segundo semestre, ficando atrás apenas do Natal. O impacto da Black Friday para pequenas empresas é bem grande, então seus preparativos devem iniciar com o máximo possível de antecedência – grandes varejistas começam no meio do ano!

 

No pequeno varejo, que ainda precisa consolidar a tradição de vez, dá pra começar os preparativos agora que tudo vai dar certo no final, só é preciso se dedicar. Pensando nisso, preparamos o Guia da Black Friday para Pequenas Empresas, com tudo que você precisa saber para vender muito na Black Friday ou na Black Week.

Vem com a gente!

Black Friday para pequenas empresas

Como precificar na Black Friday para pequenas empresas?

Preço baixo é o argumento principal da Black Friday para pequenas empresas – e para as grandes também. Todo mundo vai estar esperando os melhores descontos, por isso precificação deve ser sua primeira frente de ataque. Mas para conseguir realmente abaixar o preço, você vai precisar reduzir sua margem de lucro e ganhar na quantidade de vendas.

Pense assim: se sua margem era de 50% e você quer dar um desconto de 50%, o lucro passaria a ser de 25% se os outros custos fossem mantidos. Para não reduzir tanto a lucratividade da loja, um dos melhores caminhos é procurar fornecedores que também vão participar da Black Friday – o Martins.com.br é um deles!

Essa parceria é essencial na Black Friday para pequenas empresas, já que o esforço não sai inteiro do seu bolso e você consegue preços mais baixos para competir no mercado.

Como trabalhar a divulgação na Black Friday?

Calendário da Black Friday

Para garantir o movimento na loja durante a Black Friday, as pessoas precisam saber que você está fazendo promoção, certo? O varejo inteiro vai estar disputando a atenção dos consumidores, e quem não divulga, não vende.

Existem vários canais que podem – e vão – ajudar a Black Friday para pequenas empresas. Mas, independente do meio escolhido, o ideal é começar a divulgação o quanto antes. Esse ano a Black Friday acontece dia 29 de novembro e duas ou três semanas antes da data é um bom período para iniciar os esforços de propaganda.

Veja quais são as melhores formas de preparar sua campanha à perfeição!

  • Impressão de flyers com os produtos e descontos destacados, distribuídos em locais estratégicos;
  • Spots promocionais no rádio e na TV;
  • Decorações temáticas no ponto de vendas;
  • Anúncios em revistas do seu segmento;
  • Posts nas redes sociais usando gatilhos mentais para persuasão;
  • Criação de identidade visual especial de Black Friday para o site e as redes sociais da loja.

Como organizar a loja para a Black Friday?

Corredor de loja

Questões operacionais também não podem sair do radar de quem está organizando uma Black Friday para pequenas empresas, já que comércios menores estão menos acostumados a receber um movimento intenso e precisam dar conta da demanda.

Os preparativos também devem começar o quanto antes, mas é preciso ficar de olho em todos os detalhes até o último momento!

O treinamento da equipe deve ser sua principal preocupação! Os colaboradores devem estar preparados para uma clientela mais eufórica e nervosa do que o normal, já que o período deixa os ânimos de todos aflorados. Paciência e cortesia devem ser a base do atendimento.

A preparação também deve otimizar todos os processos e fazer todos os procedimentos da forma mais rápida possível, principalmente no caixa. Não esqueça de deixar funcionários responsáveis por cuidar do estoque e das reposições ao longo do dia e outros para manter a loja limpa e organizada. Reforço na segurança também é fundamental!

Layout, decoração e estoque

A estrutura da loja também precisa ser preparada na Black Friday para pequenas empresas. Caso não tenha feito isso ainda, é hora de organizar o layout para direcionar melhor os clientes e otimizar o processo de compra.

Os produtos mais buscados devem estar ao fundo, enquanto os de valor médio e baixo, com giro menor, devem fazer o “caminho”, levando as pessoas a passarem por toda a loja. Para a Black Friday, reforce as placas de sinalização nos corredores, indicando a localização de cada categoria, e delimite bem o espaço da fila do caixa para evitar tumulto.

Mas isso não é tudo! Para acessar o guia completo da Black Friday para pequenas empresas, baixe grátis nosso e-book e prepare-se para o novembro mais lucrativo da história da sua loja!

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