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Mulher de vestido vermelho e salto alto no corredor do shopping segurando sacolas de compras

Black Friday no Varejo: tudo o que vai acontecer hoje na sua loja

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Eis que o grande dia finalmente chegou: é hora de Black Friday no varejo!

Para quem passou as últimas semanas se preparando, o dia 27 de novembro certamente traz uma série de dúvidas e ansiedades. Será que tudo vai dar certo? Será que todo o esforço vai valer a pena? Será que vamos bater as metas? Será que os clientes vão gostar?

As respostas para essas e muitas outras perguntas a gente só vai saber mesmo nos próximos dias, não é o momento de se desesperar. O que você tinha para fazer está feito, então só resta confiar no seu esforço e na sua dedicação para esperar o melhor da Black Friday no varejo. Eu confio, mas se não for o suficiente para você, o post de hoje com certeza vai ajudar.

A partir da minha experiência de anos com o evento, fiz uma lista com tudo que você pode esperar da Black Friday no varejo para servir de referência nas próximas horas. Saiu alguma coisa do script? Corre aqui no FalaMart que a gente te ajuda a contornar. Viu que algum ponto não está batendo com o da sua loja? A hora de corrigir é agora.

Está preparado? Então respira fundo e vem comigo!

O que esperar da Black Friday no varejo?

Depois de tantos tempo supervisionando a Black Friday no varejo, sei que não é um papo motivacional que vai acalmar um lojista apreensivo nesse momento. Existe muita coisa em jogo em 2020 e muitas expectativas foram depositadas no evento depois de um ano tão difícil e desafiador para todos.

Tenho acompanhado o trabalho de lojistas do Brasil inteiro e falo com tranquilidade que chegar até aqui, por si só, já é uma vitória. Mas sei também que um prêmio de consolação não ajuda ninguém a pagar as contas no fim do mês, por isso preparei esse guia para te ajudar na hora de executar seus planos e também contornar possíveis imprevistos de uma Black Friday no varejo.

Eles sempre acontecem, o importante é estar preparado.

Veja só o que te espera nas próximas horas:

O que esperar dos clientes na Black Friday no varejo?

Segurança e preço baixo. Essas são as expectativas dos consumidores na Black Friday no varejo em 2020 e uma coisa está intimamente atrelada à outra.

Mesmo com a pandemia, muitos clientes vão se dispor a sair de casa para aproveitar as promoções e é importante que esse gesto de confiança seja reconhecido e recompensado nas duas frentes: descontos de verdade e protocolos rígidos de prevenção contra a Covid-19.

Os pontos de venda devem estar mais do que preparados para receber o público com toda a segurança sanitária que o momento pede. É hora de checar, portanto, se os seguintes cuidados estão em ordem: álcool gel à disposição na entrada e em pontos estratégicos da loja, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras e entrada limitada de pessoas.

Certifique-se, também, de que todas as promoções prometidas ao longo das últimas semanas estão valendo. A hora de precificar já passou, mas caso você não tenha resistido a inflar alguns preços e mascarar ofertas, dá tempo de cancelar a falcatrua antes que sua loja fique famosa por Black Fraude do varejo.

Homem e mulher abraçados na rua usando máscaras de proteção

O que esperar dos colaboradores na Black Friday do varejo?

Segurança e orientação são as palavras chave para ajudar os colaboradores na Black Friday no varejo. Se os clientes estão preocupados com o risco de contaminação, pode ter certeza que seus funcionários também estão – afinal, são eles que passarão o dia na linha de frente do atendimento ao consumidor.

Como gestor, sua missão é garantir que todos tenham acesso aos equipamentos de segurança necessários e também aos itens de higiene. Cada vendedor deve ter seu próprio álcool gel, além do kit de limpeza para higienizar as estações de trabalho após cada atendimento, como no caso dos check-outs.

As máscaras também devem ser trocadas a cada duas horas e estar sempre posicionadas adequadamente, com o nariz coberto. Em suas rondas pelo salão, certifique-se que todos estão paramentados, já que o detalhe é determinante para garantir a eficácia da proteção.

Para manter toda a equipe motivada, faça reuniões rápidas antes de cada turno, repassando as informações essenciais e tirando dúvidas de última hora. Lembre a todos da importância de atender os clientes com agilidade, mas sem abrir mão da atenção e da gentileza com o público, que espera um atendimento ainda mais personalizado nesse retorno ao comércio.

O que esperar dos resultados da Black Friday no varejo?

homem e mulher batendo as mãos em sinal de comemoração dentro do escritório.

Em relação ao trabalho do lojista, posso te garantir que mesmo com todo cuidado e preparação você vai errar. Todo mundo erra, principalmente quando tanta coisa está em jogo e quando decidimos fazer algo pela primeira vez, como é o caso da Black Friday no varejo durante a pandemia.

Em vez de ter medo de errar, o importante é estar preparado para contornar os erros e aproveitar ao máximo todas as possibilidades. É hora de estar presente e atento e fazer avaliações de desempenho ao longo do dia, observando seus erros e acertos em cada turno para ajustar os procedimentos de acordo com os resultados parciais.

Você vai acertar também, porque quem aposta em esforço não está depositando as chances no acaso, e sim na única ferramenta que realmente garante bons resultados: o trabalho duro. Não deixe de registrar todo o processo, números e impressões, para que sirva de aprendizado para sua próxima Black Friday do varejo.

Não esqueça também de ativar as redes sociais da loja para dividir todo o processo com o público. São esses pequenos gestos que contribuem para a construção de um relacionamento com os clientes, além de deixar claro para todos que vale a pena sair de casa para aproveitar as promoções com segurança e muito preço baixo!

Antes de partir para o ataque, leia novamente minha carta aberta aos lojistas do Brasil e saia de casa com o pé direito. E não se esqueça de cadastrar no Martins para receber dicas e já ficar de olho nas ofertas do Natal!

Banner de divulgação Martins: um comerciante abrindo a porta de entrada do estabelecimento. Ao lado, texto: quero me cadastrar.

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