Home Dicas Black Friday Black Friday, Black Week e Cyber Monday: qual a diferença?

Black Friday, Black Week e Cyber Monday: qual a diferença?

0
2603

Black Week, Black Friday, Cyber Monday. É muito termo em inglês para um período bem pequeno de tempo. Existe uma chance de você estar até confuso com isso. É normal. Afinal, os nomes são parecidos mas falam de coisas diferentes.

 

Quer aprender a diferenciar entre a Black Friday e a Black Week e de quebra descobrir que história é essa de Cyber Monday? Esse artigo foi feito para tirar suas dúvidas! Vamos começar?

Black Friday

A Black Friday é uma data importada dos Estados Unidos, onde ela já acontece a mais de 100 anos. Ela começou a se popularizar no Brasil só em 2010, mas a cada ano ela só cresce.

Black Friday, Black Week e Cyber Monday em lojas de shopping.

A escolha do mês de Novembro para a data tem um bom motivo: é a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado em que os estadunidenses comemoram a sobrevivência dos peregrinos no país e reúnem a família. A tradição se estendeu e agora é comum por lá que as famílias saiam depois de jantarem juntos para comprar na Black Friday à meia-noite.

A Black Friday nos Estados Unidos começou depois que algumas crises no final do século XIX fecharam muitas lojas. As restantes notaram que precisavam de algo para “sacudir” o mercado e criaram a data.

A Black Friday acabou servindo para várias funções. Em primeiro lugar, ela ajuda a aumentar os lucros antes do final do ano fiscal, já que muitos pagamentos relativos ao Natal, uma data posterior, acabam não caindo no mesmo ano.

Em segundo lugar, a Black Friday serve de liquidação, limpando o estoque dos produtos que estão começando a ficar menos interessantes para o mercado e abrindo espaço para que o estoque de Natal esteja cheio de novidades.

Black Friday, Black Week e Cyber Monday no natal.

O sucesso da Black Friday é tão grande no Brasil que os lojistas brasileiros adotaram uma outra prática dos americanos: a Black Week.

Black Week

O nome Black Week é dado a semana inteira da Black Friday. A ideia é fazer promoções combinadas e adotar estratégias mais amplas de venda, maximizando o uso da verba promocional para desenvolver mais do que um dia de vendas.

Black Friday, Black Week e Cyber Monday: pessoa com caneta em calendário.

Nem todas as lojas precisam fazer a Black Week, mas as que fazem costumam ter muitas vantagens e lucrar mais. A melhor estratégia é fazer descontos progressivos que vão ficando mais agressivos a dia da semana, culminando na Black Friday.

A maior vantagem da Black Week é aumentar a venda para um mesmo consumidor, já que alguns voltam mais do que um dia da semana para a compra. Também ajuda o fato de começar a promoção antes do que alguns concorrentes.

Para trabalhar bem a sua campanha de Black Week, o ideal é não revelar os preços definitivos da Black Friday antes da data. Revele a cada dia as promoções de alguns dos produtos, começando pelos com menores porcentagem e caminhando para os com mais.

Também é interessante para a divulgação que você faça um mistério sobre os preços e vantagens da Black Week, sempre anunciando que novos descontos vão ser revelados no dia seguinte, culminando com a campanha total na própria Black Friday.

Cyber Monday

A Cyber Monday é uma “ressaca” da Black Friday. Ela acontece na segunda-feira seguinte ao final de semana da Black Week e é a data em que as lojas online dos Estados Unidos costumam dar seus descontos.

A prática surgiu em 2005 entre os americanos e ainda está começando a se popularizar no Brasil. A ideia é que a Black Friday concentre o fluxo de venda nas lojas físicas e a Cyber Monday fique com as lojas virtuais.

Black Friday, Black Week e Cyber Monday: computador com loja virtual.

Essa dobradinha funciona bem porque muitas pessoas não conseguem encontrar os produtos que queriam nas lojas físicas durante a Black Friday. A ideia é, então, vender o produto através do e-commerce na segunda-feira, apelando para um sentimento de necessidade que surgiu durante a Black Week.

Para lojas que tem presença física e também vendem pela internet, a combinação entre a Black Week e a Cyber Monday é perfeita para maximizar os lucros e zerar o estoque para se preparar para o Natal.

Os descontos da Cyber Monday não precisam ser tão agressivos quanto os da Black Friday, principalmente se o foco for conquistar os clientes que não encontraram os produtos que queriam durante a Black Week. Foque a sua campanha nesse conceito.

Agora sabendo a diferença entre a Black Friday, a Black Week e a Cyber Monday, é hora de se organizar para esses eventos. Que tal conferir algumas dicas que já colocamos no blog sobre as datas?

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.