Bot de vendas, a forma robotizada de melhorar a experiência do cliente

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O bot de vendas é um recurso que vem sendo amplamente utilizado no varejo mundial. Esses programas criam comandos automatizados para melhorar o atendimento ao cliente e otimizar o processo de venda da loja.

O uso de bots não apenas aumenta as chances de conversão e reduz os custos comerciais do negócio, como ainda propõe uma experiência de inovação aos consumidores.

No entanto, é muito importante que o lojista envolva a equipe de marketing para personalizar o bot de vendas da loja de acordo com a estratégia de marketing digital do negócio. 

A ferramenta também deve contemplar todos os possíveis caminhos que um cliente pode seguir durante a interação e trabalhar argumentos de vendas atrativos. E é sobre isso que nós vamos falar hoje.

O que é um bot de vendas?

Bot, traduzido ao português, é uma abreviação para robô. Ele é um programa de inteligência artificial para realizar interações automáticas com os clientes por meio de plataformas que simulam uma conversa: os chamados chatbots.

A principal função de um bot de vendas é agilizar e facilitar o processo de vendas e dar o suporte rápido e necessário ao cliente. 

O bot é programado para interagir com os clientes como se fosse um humano por trás da conversa. Ele responde às perguntas do consumidor e fornece informações sobre produtos ou serviços, auxiliando na escolha das mercadorias, oferecendo opções personalizadas ao cliente ou até concluindo as transações de compra.

Toda essa interação é feita por meio de comandos pré-programados que enviam as mensagens automáticas para responder às perguntas do cliente. O bot de vendas geralmente está inserido dentro do site da loja, redes sociais e no WhatsApp.

Quando usar um bot de vendas?

Um bot de vendas é usado por muitos lojistas em situação de alta demanda pelo atendimento ao cliente, como no e-commerce ou prestadores de serviços. 

Ele pode ser implementado para vários processos desde a recepção de novos clientes até para Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Veja as principais formas de aplicabilidade da ferramenta no varejo:

  • Assistente de compras online: o bot de vendas pode ser usado para auxiliar os consumidores a encontrarem produtos e consultar preços e especificações desses itens dentro da loja virtual ou no marketplace;
  • Atendimento ao cliente: também são utilizados como uma espécie de SAC para recebimento de sugestões, reclamações e suporte aos clientes;
  • Upselling e cross-selling: o bot de vendas pode ser programado ainda para identificar oportunidades de upselling e cross-selling durante o bate-papo com o consumidor. Ele tem potencial para indicar produtos complementares e estimular a venda cruzada;
  • Recuperação de carrinhos abandonados: os bots de vendas podem servir para enviar mensagens automáticas para clientes que abandonaram o carrinho de compras. Com um incentivo a mais, como promoções ou cupons de descontos, a compra é praticamente garantida;
  • Follow-up pós-venda: muitos lojistas recorrem ao chatbot para solicitar o feedback aos clientes após a compra. 

Como criar um bot para vender?

A criação de um chatbot demanda planejamento e trabalho em equipe para que o propósito seja cumprido e os resultados também se concretizem. Por isso, a primeira coisa a se fazer é definir qual será a função principal do bot para as vendas na sua loja.

Coloque em prática o conhecimento sobre as necessidades dos seus clientes para que você possa usar o bot para sanar as dúvidas e ajudá-los a ter uma experiência com a loja.

Depois, pesquise sobre as plataformas disponíveis ao seu segmento de mercado e escolha em qual canal vai querer migrar o seu bot de vendas. Vai ser no site da loja? No WhatsApp? Em algum aplicativo?

Crie uma identidade visual e textual dando personalidade ao seu bot. Por isso comentamos que é necessário alinhar com a equipe de marketing as melhores estratégias. 

Não se esqueça de desenvolver um fluxo de interação que acompanhe toda a jornada de compra do cliente, do início até o suporte de pós-venda. A dica é criar um roteiro para pontuar essas potenciais situações. 

Faça testes quantas vezes forem necessárias para garantir que a ferramenta vai funcionar de forma efetiva.

Quais as vantagens de um bot de vendas?

Em meio a um varejo cada vez mais digitalizado e competitivo, os lojistas têm o desafio de investir em tecnologias que realmente otimizem os processos e, ao mesmo tempo, tragam retorno financeiro para o negócio.

Uma das grandes vantagens é justamente a automatização das vendas focadas em estratégias e atendimento ágil. A disponibilidade 24 horas por dia, nos sete dias da semana, garante um suporte adequado ao cliente, independente do horário de funcionamento da loja física. 

O bot de vendas ainda resulta em uma redução significativa dos custos operacionais com atendimento ao cliente e às vendas. Além disso, aumenta a produtividade da equipe já que esse atendimento automatizado poupa o colaborador para exercer outras funções e focar em um atendimento mais personalizado em outros canais.

O lojista pode programar um bot de vendas para oferecer recomendações de produtos e fazer uma venda mais personalizada e estratégica. O sistema leva em consideração as preferências do cliente, histórico de compras e comportamento de navegação, aumentando as chances de conversão das vendas.

Outro importante benefício dessa automatização de tarefas é que o risco de erros com pedidos é praticamente nulo. A inteligência artificial torna as operações mais precisas. 

Por fim, os chatbots podem coletar e analisar dados acerca da interação dos clientes com a marca.

Então, com esses insights, vocês podem utilizá-los para acompanhar as tendências de compra e para analisar o perfil dos consumidores.

Não há dúvidas de que o bot de vendas se tornou um recurso essencial para impulsionar as vendas, melhorar a eficiência operacional do varejo e proporcionar melhores experiências ao público.

Agora que você já entendeu melhor do que se trata a ferramenta e como utilizá-la, que tal começar a investir na tecnologia para transformar o seu negócio e melhorar a forma de atendimento ao cliente?

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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