Os aplicativos de delivery revolucionaram tudo aquilo que a gente conhecia por vendas pela internet e entrega em domicílio. Ao se cadastrar no iFood, por exemplo, a plataforma precursora no segmento já atende outros setores do varejo além de alimentação.
Que dia lá atrás foi que a gente pensou que compraria alimentos, produtos de supermercado em geral, pet shop e farmácia com a palma da mão e em poucos cliques? Hoje é estranho cogitar vender online sem essas novas tecnologias.
Os varejistas, após cadastrar no iFood, podem obter muitas vantagens ao oferecer o serviço que recebe em média mais de 65 milhões de pedidos por mês. As regras de uso, taxas cobradas aos parceiros e os benefícios são assuntos que vamos abordar agora por aqui.Vamos trazer também um passo a passo bem simples para que você consiga se cadastrar no iFood e oferecer mais comodidade aos seus clientes na hora das compras.
iFood em números
O iFood foi fundado em 2011 e desde então vem alcançando números que superam aos demais concorrentes. De acordo com os dados divulgados pela empresa, e atualizados em junho, são mais de 300 mil estabelecimentos parceiros.
A abrangência da plataforma ultrapassa mais de 1,7 mil municípios brasileiros. O iFood Mercado, que estende a atuação em outros canais varejistas, já conta com mais de 60 mil parceiros.
A plataforma ainda tem mais de 200 mil entregadores ativos mensalmente e um total de 5 mil colaboradores. A empresa é brasileira, mas estima ser a maior do segmento em toda a América Latina. E está no caminho!
São atualmente 2 milhões de usuários ativos na plataforma com colaboradores também no México, na Colômbia e na Argentina.
Além das refeições
Mais do que pedir refeições prontas, muita gente recorre às plataformas online para comprar outros itens, especialmente itens de mercado e sacolão. De acordo com a Linx, essa preferência de delivery de supermercado já é uma tendência e cresceu 12% em relação ao ano passado.
Só no iFood, a cada segundo 7 pedidos de compras de mercado são realizados pelo aplicativo da empresa. São cerca de 128 milhões de pedidos trimestralmente.
Vantagens de vender no iFood
Na pandemia, esse tipo de serviço ganhou ainda mais destaque por causa do distanciamento social. A necessidade de comprar alimentos virtualmente e receber em casa surgiu e elevou os números do iFood a outro patamar jamais visto.
Em reportagem divulgada pela Veja, dados mostraram um crescimento de 418% entre janeiro e abril de 2022 nos pedidos do iFood. É muita coisa, não é mesmo? Imagine só a sua loja sendo vista entre tantos pedidos.
A visibilidade da marca em uma das plataformas mais conhecidas do segmento é garantida. Mas essa é só uma das vantagens de investir a sua loja em um aplicativo de entrega.
As ações de marketing que são exploradas pela plataforma têm um alcance muito grande e isso pode favorecer o aumento de pedidos da sua loja, sem precisar investir muito além. Isso porque é o iFood que vai atrair clientes para você e os seus custos com estratégias de vendas serão reduzidos.
Ah! Não podemos esquecer de outra importante vantagem de se cadastrar no iFood. A utilização da plataforma é muito fácil e prática tanto para o lojista parceiro, quanto para o consumidor.
Quanto vou pagar para vender pelo iFood?
Essa pergunta você deve estar fazendo desde o início do artigo e vamos te responder. Antes, você precisa entender que existem dois planos em funcionamento no iFood: o plano básico (sem entregador) e o entrega (com entrega).
No plano Básico é o próprio lojista que se responsabiliza pela entrega dos pedidos. É cobrada uma taxa de 12% sobre cada entrega com um percentual adicional que pode chegar a até 3,5%.
Há ainda uma mensalidade de R$ 100 quando a loja ou o restaurante vendem acima de R$ 1.800 por mês. Se isso não ocorrer, a loja fica isenta da mensalidade.
O plano Entrega inclui o serviço de entregador com os parceiros do próprio iFood. Com isso, a taxa cobrada é maior: 23% sobre a entrega, além de 3,5% dos pagamentos via aplicativo. A mensalidade neste caso é de R$ 130, se a loja atingir o faturamento mínimo.
O iFood não exige nenhum contrato de fidelidade. Você pode sair da plataforma quando quiser e também estar presente em outros apps de delivery concorrentes.
Importante você saber que o repasse dos valores pelo iFood não é imediato. Toda semana, o app calcula o seu faturamento, abate os custos referentes às taxas e depois repassa o que sobrou para a sua conta.
Esse período de sete dias para o repasse também pode variar conforme o contrato feito, pois a loja geralmente define esse período na hora da inscrição.
Passo a passo para o cadastro iFood
Como combinado, agora vamos fazer um passo a passo para você conseguir se cadastrar no iFood para vender os seus produtos por lá:
- Entre no site parceiros.ifood.com.br
- Na parte superior você escolhe a opção que melhor encaixe no seu negócio: “Cadastrar restaurante” ou “Cadastrar mercado”
- Preencha o formulário de inscrição
- Envie a inscrição e aguarde a análise e aprovação
- Quando aprovado, crie o perfil da sua loja dentro do aplicativo. Capriche no menu e nas informações!
Viu como até o cadastro no iFood é muito simples? Você só precisa ter um CNPJ válido, e uma conexão de internet sem oscilações para não prejudicar a performance da plataforma online.
Agora que você sabe fazer o cadastro no iFood e tem uma ideia de quanto isso vai te custar, a dica que te damos é que, antes de se cadastrar, faça algumas simulações de venda e crie o seu planejamento.
Analise o quanto vai compensar financeiramente a sua parceria com o iFood e outros aplicativos e quanto tempo você pode esperar para ter uma maior demanda de pedidos.
O importante é sair como você planejou! E temos mais dicas para hoje. Criamos um e-book com tudo que você precisa saber para ter um delivery de sucesso. Acesse abaixo o material que é gratuito.
Boa leitura e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.