As redes sociais servem de cenário para um verdadeiro calendário de conteúdo da loja. E o que o lojista vai ganhar com isso é maior visibilidade da marca, abrangência digital e lucro com as vendas.
Muitos varejistas nem costumam investir mais em publicidade e propaganda depois que as redes sociais se transformaram no principal cartão de visita da loja. A divulgação espontânea, quando é eficiente, traz inúmeras vantagens para o negócio a custo zero ou quase mínimo.
O problema é que nem todo mundo está pronto para publicar nas plataformas virtuais de forma que os consumidores se sintam atraídos para as compras. É importante ser criativo para fazer bons posts e com variedade de assuntos.
Aí é que entra o calendário de conteúdo. Hoje vamos falar sobre a importância do uso das redes sociais em datas sazonais do comércio, trazendo dicas sobre como você pode impulsionar sua loja por meio de um calendário de conteúdo.
Marketing sazonal no varejo
O calendário de conteúdo está inserido dentro da ideia de marketing sazonal. Já ouviu falar a respeito disso? Vamos refrescar a memória juntos!
O marketing sazonal tem como função utilizar as datas comemorativas mais expressivas para o comércio para estimular o consumo. Também serve para aquelas que ainda não são muito tradicionais no varejo brasileiro, como o Dia do Futebol ou o Dia dos Avós.
Ocorre o chamado marketing sazonal quando os consumidores se deparam com uma campanha de vendas de Natal, com as ofertas da Black Friday, com um sorteio de Dias das Mães e por aí vai.
Os consumidores, de todas as idades, estão cada vez mais conectados e, de uns anos para cá, as redes sociais se tornaram uma ótima vitrine para as marcas. Unindo as duas coisas, sai à frente o lojista que tiver um calendário de conteúdo atrativo e criativo, para saber usá-lo com sucesso.
Ao aproveitar o marketing sazonal para vender mais, o varejista conquista novos clientes, aumenta o engajamento da audiência nas páginas virtuais da loja e a abrangência das ofertas.
Que tal começar a planejar seu calendário de conteúdo para as redes sociais? As principais datas para o comércio são o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday.
Ainda há outras sazões que podem ser aproveitadas para campanhas no comércio como a Páscoa, Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor, o Dia da Informática e tantas outras que já falamos aqui no blog.
Como criar calendário de conteúdo
Para promover sua loja nas redes sociais por meio do marketing sazonal, o mais importante é criar o seu próprio calendário de conteúdo para poder iniciar as ações a tempo da campanha.
O planejamento é essencial e, para que nada dê errado, trouxemos um passo a passo para que você possa criar o calendário de conteúdo exclusivo da sua loja. Acompanhe abaixo.
1. Defina as datas
O primeiro passo é escolher as datas que quer trabalhar nas campanhas do ano. Crie uma lista com as datas que você considere mais importantes para o seu negócio e selecione aquelas que sejam mais atrativas para o seu público.
Leve em consideração o perfil dos seus consumidores e como eles lidam com a sazão. A melhor forma de fazer isso é usar de parâmetro as campanhas de anos anteriores e criando uma persona do seu público.
2. Vá além do trivial
Ao definir o calendário de conteúdo da sua loja nas redes sociais considere principalmente aquelas datas que não são tradicionalmente comemoradas, mas podem representar resultados para as suas vendas.
Dia dos Professores, Dia do Orgulho Nerd, Dia da Informática, Dia dos Avós entre tantas outras que, dependendo do ramo do varejo, podem chamar muito a atenção do consumidor online e reverter isso em vendas.
3. Escolha a mensagem da campanha
Qual o objetivo da sua campanha? Qual mensagem você quer passar para o consumidor? O calendário de conteúdo focado nas redes sociais precisa de um “apelo” especial para que os consumidores se identifiquem e queiram comprar.
Escolha a mensagem que a sua loja vai divulgar com base no calendário de conteúdo e nas ofertas da campanha. Algumas inspirações para você:
- Dia das Pais – Presentes para o melhor do mundo
- Black Friday – Antecipe as compras de Natal
- Natal – Momento de fortalecer a esperança• Ano Novo – Começa um novo tempo de paz
4. Inicie o planejamento
Hora de começar a criar! Coloque na sua planilha os prazos e as etapas do calendário de conteúdo. O layout que pretende usar, o tipo de conteúdo e a frequência das postagens nas redes sociais.
O ideal é que com pelo menos 15 dias de antecedência o seu conteúdo já esteja definido e com todos os recursos necessários como vídeos, live commerce programadas e divulgadas, fotos ou artes criadas.
5. Aposte na diversidade
Um grande erro que muitas marcas comentem no universo digital é replicar o mesmo conteúdo em todos os canais da loja. Corra disso! Mesmo que o público não seja o mesmo de todas as redes sociais, alguns clientes são fiéis a todos os canais.
A dica é fazer campanhas distintas. Por exemplo: você está no ar com uma campanha mensal de Dia dos Pais. No Instagram você pode fazer um sorteio com fotos, hashtag e os clientes marcando a loja.. No TikTok pode postar vídeos para que o consumidor replique. Além disso, no Facebook publicar um catálogo de ofertas.
6. Converse com os consumidores
Crie conteúdos interativos e em primeira pessoa para deixar o tom mais informal e o mais pessoal possível. A linguagem das redes sociais nos permite isso. O consumidor precisa se sentir próximo da marca.
Você pode criar enquetes, caixas de perguntas nos stories do Instagram e aproveitar o calendário de conteúdo para criar um bom relacionamento com os seus clientes nas redes.
7. Oferte vantagens
O calendário de conteúdo é muito útil para direcionar as ofertas dos produtos e categorias que merecem destaque em cada sazonalidade. O cliente que te vê pelas redes sociais busca vantagens nesses períodos promocionais.
Mais do que divulgar conteúdo e promoção na rede social, você precisa oferecer ações concretas. Você pode, por exemplo, criar uma ação de descontos progressivos, preparar kits temáticos e de presentes e oferecer frete grátis durante as compras sazonais.
8. Invista em marketing digital
Um conteúdo é postado na rede social para ser visto. Se você ainda não tem muitos seguidores ou nunca fez uma mídia paga nas redes sociais, precisa rever suas estratégias agora mesmo.
Aproveite o calendário de conteúdo para investir um pouco em anúncios dentro das redes sociais. Antes de iniciar a campanha, escolha um dos conteúdos para impulsionar na rede social e chegar a outros potenciais clientes. Assim você ganha visibilidade e seguidores espontâneos para acompanhar a loja.
9. Prepare a infraestrutura
Divulgar e vender pela internet demanda um mínimo de estrutura para que a loja consiga lidar com a demanda especialmente em campanhas sazonais, onde o fluxo de clientes tende a aumentar.
Caso você tenha um e-commerce, ele suporta um aumento repentino de acessos e pedidos? E o seu pacote de dados está em dia? Imagine só chegar no dia de postar seu conteúdo e não conseguir por falta de internet. Uma campanha toda cai por terra!
Aproveite para investir em tecnologias que otimizem as formas de pagamento da sua loja por meio de programas virtuais. Praticidade é tudo o que o consumidor deseja na etapa final da compra.
10. Foque nos resultados
O sucesso de uma campanha sazonal depende de planejamento e das estratégias que foram executadas da forma desenhada. Mas também depende de minimizar as falhas passadas e corrigir em um próximo ano.
Por isso é muito importante que você foque nos resultados para utilizar as métricas em campanhas futuras. Quanto mais experiência e parâmetro, mais suas ações nas redes sociais darão certo.
Comece os trabalhos!
Agora que você tem todos os passos em mãos, já pode iniciar as atividades para criar um calendário de conteúdo exclusivo para a sua loja na próxima campanha sazonal.
Neste mês já falamos sobre o Dia dos Pais e o Dia da Informática. Pela frente você ainda tem diversas opções de data como:
- Dia da Cachaça (13 de setembro) – Data boa para supermercados e mercearias trabalhar a categoria de bebidas com conteúdos voltados ao tema.
- Dia do Cliente (15 de setembro) – todos os segmentos de varejo
- Dia das Crianças (12 de outubro) – todos os segmentos de varejo
- Black Friday (25 de novembro) – todos os segmentos de varejo
- Cyber Monday (28 de novembro) – lojas de eletrônicos e cantinho de informática
- Início do verão (21 de dezembro) – todos os segmentos
- Natal (25 de dezembro) – todos os segmentos
- Réveillon (31 de dezembro) – todos os segmentos
São muitas oportunidades até o final do ano para você trabalhar seu calendário de conteúdo com bons insights e retorno de vendas.
Identifique as melhores datas para o seu ramo de negócio e comece agora mesmo o planejamento. Assim, você aproveita os melhores períodos do comércio e se organiza para enfrentar os meses que são mais fracos nas vendas.
Esperamos que tenha gostado da nossa conversa de hoje. E como torcemos muito por você, providenciamos um e-book gratuito com mais dicas de como trabalhar sua loja nas redes sociais. O material está disponível no formato PDF. Basta clicar na imagem abaixo e baixar.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.