Já entramos em 2025 e a pergunta que fazemos para você é: como está o planejamento de vendas? Já no primeiro trimestre do ano, o calendário sazonal traz algumas datas comerciais que podem ser bem relevantes para as vendas.
Sabemos que o sucesso no varejo depende de uma série de fatores. Mas um deles é a capacidade de o lojista se programar com antecedência para aproveitar todas as oportunidades possíveis.
Acompanhar e entender o calendário sazonal se torna um triunfo. As datas sazonais são momentos-chave ao longo do ano, que têm um impacto significativo no comportamento de compra dos consumidores.
Que tal falarmos um pouco mais sobre isso e saber como planejar as vendas do seu negócio com as principais datas do primeiro trimestre? Então, siga com a gente!
Por que acompanhar o calendário sazonal?
O calendário sazonal nada mais é que uma ferramenta de apoio aos varejistas para oportunizar as vendas em datas estratégicas.
Cada sazonalidade traz um padrão de consumo diferente, exigindo do comerciante uma adaptação constante em termos de sortimento de produtos, estratégias de marketing e precificação do mix.
Entender essas variações permite prever períodos de alta e baixa demanda, o que facilita o planejamento de estoques e a organização das operações da loja.
Além disso, ao acompanhar o calendário sazonal, o varejista pode se beneficiar de oportunidades de vendas durante datas com picos de consumo. O planejamento também fica mais criterioso, podendo antecipar as compras e, logicamente, as ações de vendas para sair à frente da concorrência.
Datas sazonais do 1º trimestre
Bom, e se com o planejamento adequado é possível reduzir o risco de excessos ou faltas de estoque, já tenha em mãos o seu calendário sazonal para se preparar para 2025.
A começar pelo primeiro trimestre do ano, aqui estão algumas das principais datas para o varejo:
- 1º de Janeiro (quarta-feira) – Ano Novo: o começo do ano é um bom momento para promoções de queima de estoque de final de ano, como liquidações de verão e ofertas de começo de ano.
- 14 de fevereiro – Valentine’s Day: o Dia dos Namorados é celebrado em junho no Brasil, mas a data do Valentine’s Day ocorre no primeiro trimestre em grande parte do globo. Está mais do que comprovado que a data internacional influencia nas vendas de presentes, flores, chocolates e experiências românticas. Pode ser uma aposta!
- 3 a 5 de março – Carnaval: Embora o Carnaval seja só em março, as vendas começam a aquecer agora em janeiro, com promoções para fantasias, acessórios, roupas, bebidas e decoração. Se antecipe!
- 8 de março – Dia Internacional da Mulher: o varejo se prepara com promoções focadas em presentes, cosméticos, moda feminina, flores, joias, entre outros itens que atraem consumidores interessados em reverenciar as mulheres. É muito digno fazer uma campanha para reconhecimento do empoderamento feminino e respeito às mulheres.
- 25 de abril – Domingo de Páscoa – Ainda que as celebrações da Páscoa ocorram só em abril, o calendário sazonal para a época se inicia entre fevereiro e março. Por isso, as ações precisam se antecipar também com as vendas de chocolates, presentes e itens de decoração.

Como trabalhar o calendário sazonal na prática?
Janeiro é o mês em que muitos consumidores buscam renovar suas compras após o Natal e o Ano Novo. Não é à toa que as liquidações de início de ano são muito comuns no comércio para limpar o estoque e atrair clientes em busca de descontos.
Além disso, é um bom momento para promover produtos relacionados ao verão, como protetores solares, bebidas, acessórios de praia e até itens de viagens.
Dicas:
- Crie vitrines que transmitam a ideia de “começo de ano” com cores vibrantes e frescas. Use elementos como a cor amarela, que remete ao otimismo e à renovação.
- Faça uma “liquidação de verão”, com descontos progressivos, dependendo do valor gasto.
Para o Carnaval, invista em estoque de fantasias, adereços de carnaval, maquiagem e produtos para festas. No varejo alimentar, bebidas e snacks são imprescindíveis!
Dicas:
- Decore a loja remetendo ao clima carnavalesco, com muito brilho, cores vibrantes e adereços como plumas e máscaras.
- Utilize as redes sociais da loja para criar campanhas de contagem regressiva para o Carnaval.
O trimestre ainda traz importantes datas como o Dia Internacional da Mulher e os preparativos para a Páscoa. Ambas as datas oferecem um grande potencial para ações de vendas, especialmente nas áreas de moda, beleza, presentes e alimentos.
Dicas:
- Para o Dia da Mulher, compre produtos de beleza, cosméticos, acessórios e roupas femininas. Para a Páscoa, invista em ovos de chocolate, itens de decoração temática e presentes.
- Faça promoções de “presenteie quem você ama” no Dia da Mulher. Já para a Páscoa, pense em ações como sorteios ou concursos nas redes sociais. Ofereça também promoções como “Compre 1, ganhe 2” em produtos selecionados.
Planejamento antecipado
O grande segredo de trabalhar bem um calendário sazonal é a facilidade do planejamento antecipado. Mas é claro que nem todas as datas serão relevantes para o seu público.
Por isso, é importante analisar quais datas fazem mais sentido para o seu tipo de loja. Se o seu foco está em moda, por exemplo, o Dia da Mulher e o Carnaval terão mais impacto. Se você trabalha com alimentos e bebidas, a Páscoa será sua maior sazonalidade.
Com o calendário sazonal do Martins, você pode acessar dicas específicas para o seu segmento de varejo, bem como sugestões de produtos que podem ser interessantes para cada época.
Baixe gratuitamente e tenha na palma da mão tudo o que precisa para se preparar para as datas mais importantes do primeiro trimestre de 2025.
Ah! E não se esqueça: o segredo para o sucesso está em oferecer o que o cliente precisa, na hora certa, e da maneira mais atrativa possível.
Boas vendas e feliz 2025!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
