calendaário sazonal 2023

Sumário

Um novo ano se aproxima, varejista, e este é o momento para fortalecer o planejamento no PDV. Por isso, hoje vamos falar sobre o calendário sazonal 2023.

Como você sabe, estar por dentro de datas comemorativas é importante para todo empreendimento. Com base nessas informações, é possível prever os períodos em que haverá maior demanda espontânea de consumidores. Além disso, o conhecimento sobre o calendário sazonal permite maior organização da loja para as épocas de baixa temporada.

Feriados e mudanças de estação são os principais exemplos de sazonalidades de grande relevância. Em 2023, por exemplo, haverá 12 feriados e pontos facultativos nacionais, dos quais cinco são prolongados. 

Mas as outras datas do calendário sazonal também se mostram interessantes para o varejo. De forma ampla, temos Dia dos Namorados, Black Friday, Dia das Mães e dos Pais, entre outros. Não são feriados, porém geram forte engajamento junto ao consumidor.

Há ainda sazões restritas a segmentos diferentes. Veja o caso de 25 de maio. Nesse dia, comemoram-se o Orgulho Nerd e o Trabalhador Rural. A primeira data pode ser bem aproveitada pelo varejo de eletrônicos. Já a segunda celebração é uma boa oportunidade para o varejo agro.

Organize-se com um calendário sazonal

Claro que ter uma boa data não é garantia de sucesso nas vendas. O grande diferencial está na maneira como a sazonalidade é trabalhada. Esse é mais um motivo para se ter um bom calendário sazonal em mãos.

Como acontece todos os anos, o Martins elaborou o calendário sazonal 2023. Nele você encontra conteúdo de fácil acesso, prático e dinâmico sobre as sazões relevantes. E o melhor: o calendário sazonal é segmentado e gratuito.

Ou seja: se você atua no segmento farma, terá orientações específicas para o seu planejamento. O mesmo ocorre com os segmentos agroveterinário, de materiais para construção, de eletrônicos e alimentar.

E nesse calendário sazonal não se encontram somente datas em destaques para o seu segmento. O material também contém dicas para trabalhar o período, lembretes e sugestões de mix.

Com o calendário sazonal do varejo, você é lembrado das melhores datas para planejamento e reposição de estoque. Ao receber sugestões de mix, sua loja ainda tem acesso a um link direto com o Martins Atacado.

Sendo assim, você pode pensar em campanhas com antecedência e garantir estoque de qualidade com segurança e bons preços. Afinal, o Martins é o maior atacadista do país e fornece produtos de marcas próprias e de parceiros.

Trabalhando com o calendário sazonal

despertador e calendário com meses em fundo amarelo

Com o calendário sazonal em mãos, recomendamos que você considere dados específicos da sua loja para definir o planejamento anual. Lembre-se também que o planejamento do PDV não deve ser rígido. Logo, esteja aberto às tendências e novidades que podem surgir no caminho. 

O calendário sazonal é apenas um guia. É a sua realidade no dia a dia que vai confirmar quais campanhas merecem seu investimento e energia, caro amigo!

Sendo assim, considere o perfil do seu público, as sazões que melhor funcionaram no último ano, o que está em alta no setor. Avalie ainda os recursos que estão disponíveis para a valorização das sazões.

Se seu cliente não se identifica com Halloween, pouco adianta considerar essa sazão. Se o Dia das Crianças faz sentido para um público restrito, talvez não seja sua maior prioridade. Por outro lado, muitos nichos se beneficiam das temporadas de calor e frio.

Outra dica é sempre dar uma olhadinha nos conteúdos que apresentamos para você aqui no Fala Mart. Você, com certeza, vai encontrar muitas inspirações de decoração, uso das redes sociais e modelos de campanhas. Combinado?

Agora, vem com a gente dar uma espiada em um resumo básico do calendário sazonal 2023. Acesse também o nosso calendário na íntegra, clicando aqui.

Feriados nacionais para o calendário sazonal de 2023:

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
  • 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Pontos facultativos nacionais do calendário sazonal em 2023: 

  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
  • 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval
  • 8 e 9 de junho (quinta e sexta): Corpus Christi
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público

Planejando o calendário sazonal

Não há uma regra para se criar uma campanha envolvendo o calendário sazonal. Mas, é preciso adotar algumas estratégias para que as vendas sejam de fato um sucesso.

Então, a primeira dica é mapear as principais datas e eventos do próximo ano e definir quais ações vai adotar para cada. Ah, lembre-se de trabalhar estratégias de médio e longo prazo.

Seja detalhista nas ações. Por exemplo: qual mix vai comprar? Quais tipos de promoções podem ser feitas? Haverá condições especiais de pagamento? Vitrine decorada? Parceria com fornecedores>? Uso das redes sociais para comunicar com o público?

Qual data faz sentido?

Essa pergunta você deve-se fazer sempre. Como comentamos acima, não adianta focar em uma data se ela não tem representatividade para a sua loja. Então, escolha as datas certas para o seu negócio.

E quando falamos em assertividade, estamos falando de pensar não apenas nas datas de sazão nacional. Já pensou nos feriados da sua cidade? Qual vale a pena investir em ações de marketing?

Envolva os colaboradores

Toda ação, independente da proporção, precisa estar alinhada com toda a equipe. Então, envolva seu time não só no planejamento, mas na execução. Do início ao fim eles precisam estar por dentro de toda a movimentação planejada em relação ao calendário sazonal.

São eles que lidam no dia a dia com os clientes. São eles que estão no PDV de olho em tudo que acontece e sabem exatamente o desejo dos clientes. Se for uma ação de peso, faça treinamentos, se for necessário.

Além disso, pergunte a eles o que acham da ação, dê feedbacks e compartilhe resultados. Até porque, todo aprendizado serve de lição para o presente e para o futuro, quando são feitos novos planejamentos. 

Bom, essas são as dicas de hoje, mas antes de ir, baixe agora mesmo o Calendário do Varejo 2023, gratuito e exclusivo para cada segmento. Como falamos, nele tem datas sazonais mês a mês, além de sugestões de mix e produtos ideais para abastecer seu estoque para cada ocasião!

Um abraço e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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