Gostamos sempre de lembrar você das oportunidades com a temporada de vacinação contra febre aftosa. O momento de conscientização acaba fazendo com que o produtor rural tenha outros cuidados com o rebanho, na propriedade e com animais de estimação. Por isso, ele passa a demandar alguns produtos sazonais ao varejo.
O nosso bate-papo de hoje é para te ajudar a preparar a sua loja para vender mais durante a campanha de vacinação contra febre aftosa. Vamos trazer algumas dicas de vendas e te atualizar sobre o mix que você pode trabalhar na campanha.
Momento de lucrar
A vacinação contra febre aftosa é um bom momento para o produtor complementar os cuidados com o campo, os animais e a lavoura. Pensando nisso, o varejista deve aproveitar para complementar o mix de:
- Medicamentos
- Higiene veterinária
- Seringas e agulhas
- Pulverizadores
- Vermífugos
- Produtos para pets
- Insumos e ferramentas rurais no geral
O produtor rural que desempenha um trabalho sério é muito preocupado com a saúde dos animais que cria, seja para abate, venda ou os bichinhos de estimação, principalmente. Ademais, uma vez ao ano surge a necessidade de ele manter a vacinação e medicamentos em dia dos animais.
Outro cuidado é quanto à higiene, limpeza e proteção da área, longe de pragas e infecções que podem comprometer toda a produção. Oferecer um mix diversificado, que supra essas necessidades, é necessário para a loja lucrar mais nesta época do ano.
Você pode vender na loja agro durante a temporada de vacinação contra febre aftosa, por exemplo:
- Vermífugo
- Mata-bicheira
- Domissanitários
- Medicamentos em geral
- Desinfetante veterinário
- Produtos de higiene veterinária
- Seringas
- Agulhas
- Lonas
- Cordas
- Arames
- Cercado
- Telas
- Pá
- Enxada
- Pulverizador
- Botinas
- Canivetes
- Produtos pet
5 ações de venda infalíveis para a loja agro
O mix sazonal é fundamental para uma campanha de sucesso. Só que você também pode aproveitar para incrementar outras ações de venda e garantir mais resultados para a sua loja.
Para facilitar a sua vida, vamos comentar cinco ações de venda infalíveis para a loja agro executar durante o período de vacinação contra febre aftosa que, em algumas localidades do país, já começa neste mês. Vamos lá!
1. Aprimore a exposição dos produtos
Muita gente tem uma ideia de loja de produtos agroveterinários com gôndolas enormes, local escuro, cheio de produtos amontoados que mais parecem aqueles antigo armazéns de “vende de tudo um pouco”.
Essa é uma mentalidade muito antiga. Lojas cada vez mais organizadas, iluminadas e espaçosas são uma forte tendência do agrovet. Surpreenda o seu cliente! Coloque a exposição do mix sazonal em destaque.
Crie uma ilha de produtos bastante iluminada com os principais itens que você quer vender na campanha. Aproveite para relacionar outras categorias e estimular a venda por consumo. Uma exposição de produtos aprimorada é a conversão certa de vendas.
2. Movimente a campanha nas redes sociais
Leve a sua campanha para o ambiente virtual. Use as redes sociais da loja para impulsionar a divulgação da ação. Padronize as peças de divulgação em uma mesma paleta de cores para chamar a atenção do cliente.
Vale criar um catálogo de produtos para o Instagram e para o WhatsApp da loja e aproveitar aquele banco de dados que estava parado para disparar alguma mensagem chamando o cliente para aproveitar a oportunidade.
Faça conteúdos criativos e use e abuse de vídeos. Eles estão cada vez mais em alta e têm se mostrado ótimos aliados do varejo. Uma ideia é fazer tutoriais de “faça você mesmo” utilizando produtos que você vende na loja.
3. Bombe as promoções
Uma campanha de vendas sem promoção inicia fracassada. Tente estreitar os laços com os seus fornecedores e parceiros para conseguir negociar bons preços e repassá-los ao consumidor final.
Algumas ideias são fazer o tradicional “compre 1, leve 2”, promoção relâmpago, garantir um percentual de desconto em categorias da sazão ou promoção de cashback, para fidelizar o cliente em futuras compras.
4. Capriche na decoração
A decoração também é o carro-chefe de toda ação promocional porque ajuda a dar uma identidade para a campanha.
Dependendo da região que você estiver, pode aproveitar o momento para celebrar que o seu estado é zona livre de febre aftosa e criar uma decoração mais celebrativa. Logo abaixo vamos falar sobre isso um pouquinho.
Pode ainda aproveitar a ornamentação da loja para conscientizar o cliente sobre a importância de manter tudo em ordem na propriedade, com animais vermigufados, local desinfetado e com todas as manutenções necessárias realizadas.
5. Amplie os horizontes
Essa ação é muito sugestiva e multiplataforma. Se você quer dar aquela guinada no negócio e impulsionar a campanha promocional, precisa estar presente virtualmente. Cogite vender e enviar para todo o Brasil.
Mas tudo bem começar pequeno primeiro. Vendendo online pelo WhatsApp, para um raio pré-determinado na sua localidade. Use a campanha de vacinação contra febre aftosa para fazer o teste.
Depois, comece a trabalhar a possibilidade de contar com um e-commerce ou estar presente em um marketplace. O retorno será muito maior!
Vacinação contra febre aftosa
Neste ano é importante você saber – e também orientar os seus clientes – sobre a grande novidade: alguns estados não têm obrigatoriedade mais com a vacinação contra febre aftosa.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, sete estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) não vacinam mais o rebanho contra febre aftosa.
Isso porque, segundo o plano, já são considerados zonas livres da doença. São eles:
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Tocantins
O Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além de Roraima e Acre já eram consideradas zonas livres. Agora todos os demais estados brasileiros, incluindo a maior parte do Amazonas, ainda precisam cumprir com o calendário de vacinação contra febre aftosa.
Bom, informação e inspiração para a sua campanha de vendas você já tem. Agora é com você, meu amigo!
Sucesso e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.