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Como planejar sua campanha de Black Friday pra vender muito?

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Falta um mês e você ainda não planejou sua campanha de Black Friday? Aposto que nessa hora você deve estar pensando que não vai dar tempo, né? Não precisa se preocupar: mesmo com o prazo apertado na mão, ainda dá pra fazer um planejamento bem bacana e se preparar pra vender muito na Black Friday.

O planejamento é parte essencial da sua campanha de Black Friday. É necessário ter informações precisas para saber o quanto você espera vender, quais produtos oferecer, o quanto de desconto vai dar, etc.

Neste artigo, damos um passo a passo pra você preparar sua campanha de Black Friday agora mesmo sem muitas complicações. Vamos ver o que é necessário fazer?

Margem de lucro e preço de custo ajudam a escolher os produtos certos para a campanha de Black Friday

Para que a campanha da Black Friday seja um grande sucesso, o primeiro passo é identificar quais os produtos você quer vender no preço promocional característico desse “feriado de consumo”.

Cifrão de neon em fundo preto. Campanha de Black Friday.

Vender muito é maravilhoso, mas pra isso você vai precisar entender quais são os produtos certos pro seu público. Vale lembrar que não adianta nada vender demais e faturar de menos, não é? Portanto, seus produtos em promoção também precisam ser aqueles que vão te dar uma margem de lucro razoável para a época.

Na campanha de Black Friday, é seguro dizer que a capacidade de lucrar está diretamente relacionada com a sua capacidade de vender bastante, ou seja, o que vale mais é a quantidade. Como os preços vão baixar, você precisa tirar esse desconto da sua margem de lucro e do preço que você paga pelos produtos. Com a queda da sua margem, você vai precisar vender bastante se quiser ficar no topo e não ter prejuízo.

Pense assim: se sua margem de lucro era de 50% e você quer dar um desconto de 50%, ela passaria a ser de 25% se o preço de custo for mantido. Portanto, você precisa vender dois produtos para ter o lucro original de um.

É aí que você percebe a força do preço de custo do produto. Quanto mais ele cai, mais você consegue abaixar seu preço sem perder tanto na margem de lucro. E com a junção da queda do preço de custo junto com um sacrifício no seu lucro, seus preços caem ainda mais e você consegue vender muito!

 campanha de black friday: quadro negro com 25% escrito em giz.

Escolhendo o canal certo para divulgar a campanha

Você já escolheu seus produtos pensando no preço, no lucro e em quais são os mais queridos pelos clientes? Maravilha! Agora é só começar a pensar em maneiras para divulgar sua campanha de Black Friday!

Existem vários canais te esperando, com várias maneiras diferentes de divulgar sua campanha de Black Friday. Nós recomendamos que você comece a divulgação cedo, umas duas ou três semanas antes da data que você escolheu. Começar cedo te permite trabalhar com mais tranquilidade e já criar expectativa entre os seus clientes, mas lembre-se: em 2018, a Black Friday começa dia 23 de outubro.

mão segurando celular com instagram. campanha de black friday

As redes sociais são uma aposta certeira na campanha da Black Friday, mas elas não são as únicas ferramentas de divulgação. A melhor maneira de entender qual é o melhor canal para executar a campanha de Black Friday é conhecendo os seus clientes. Quem são eles? Onde eles passam a maior parte do tempo? Qual é o seu momento de lazer?

Talvez seus clientes não sejam assim tão ativos no Facebook, mas escutam bastante rádio. Nesse caso, fazer um spot é uma boa ideia! O mesmo vale para a TV. Se os seus clientes assistem mais televisão do que acessam as redes sociais, um comercial é uma ótima opção.

Só tem um jeito de entender onde divulgar a campanha de Black Friday: pensando no seu cliente. Se você fizer essa escolha de uma maneira arbitrária, não vai dar certo. E como saber o que eles assistem e o que gostam? Aí é na conversa mesmo!

Independente do canal, olha só o que não pode faltar em qualquer campanha:

  • Distribuição de Flyers: fáceis de fazer e baratos pra imprimir. Mostre seus preços!
  • Redes sociais: mesmo com outras estratégias, mantenha as redes também.
  • Decoração comemorativa: sua loja deve estar inteira no clima Black Friday!
  • Boca a boca: todo mundo que comprar na loja nesse período de preparação precisa saber que a Black Friday está chegando.

Pessoa lendo panfleto de campanha de black friday

Contratando mão de obra temporária

A campanha de Black Friday traz ainda um outro desafio: você terá um aumento bem grande no movimento da sua loja. É por isso que, caso sua equipe esteja precisando de mais pessoas, essa é a hora de buscar mão de obra temporária.

mulher e homem cumprimentando outra mulher. Campanha de black friday.

Na verdade, não é só uma questão de demanda por atendimento no dia do evento. Contratar pessoal temporário agora pode te ajudar bastante nessa preparação, com organização do estoque, execução do layout comemorativo, panfletagem, etc.

E depois você aproveita o contrato – que costuma ser de três meses – para o atendimento no Natal. Isso garante que você vai trabalhar com uma equipe capacitada, que conhece sua loja, e ainda te faz economizar custos que seriam de duas contratações diferentes. E olha o melhor: se você estiver precisando de funcionários para seu quadro fixo, essas duas datas são perfeitas pra treinar grandes vendedores.

Trabalhe sua comunicação com “gatilhos”

No marketing, os gatilhos são maneiras de provocar uma reação no seu futuro cliente, instigando-o a ter mais vontade de comprar por algum motivo. Existem vários motivadores, todos eles relacionados com algum sentimento humano, mas os dois principais usados no varejo para campanha de Black Friday são os da expectativa e escassez.

Trabalhar essas ideias é bem simples. É só direcionar o texto da campanha a uma noção de que o cliente precisa aproveitar a oferta (expectativa) antes que ela acabe (escassez).

Olha só alguns exemplos para te ajudar:

  • A Black Friday do Minimercado Torres vai ter os melhores preços da região!
  • Ninguém faz Black Friday como a gente. Sabe por quê? Dia 23 você descobre.
  • Estamos nas últimas unidades! Compre agora!
  • Promoção Esquenta Black Friday com preços ainda mais baixos!

Pessoas olhando tela de computador. Campanha de Black Friday.

Tudo isso faz com que o cliente sinta que está perdendo uma vantagem ou está na iminência de perdê-la, e estudos já provaram que temos mais medo de perder do que vontade de ganhar. A teoria se chama Aversão à Perda, e foi criada pelos psicólogos Daniel Kanheman e Amos Tversky.

Brincar com as expectativas dos clientes não é errado – é desejável e ele até espera por isso. Pense nos circos itinerantes, que há décadas fazem a mesma coisa com sucesso. Três semanas antes de colocar o pé na estrada, o circo já começa a anunciar que no próximo final de semana ele vai embora. O resultado? Essas três últimas semanas são as que mais faturam.

E aí, já está colocando a mão na massa pra se preparar para a campanha de Black Friday? Então comece agora que o tempo está curto!

A Black Friday do Martins está chegando com tudo. Temos os melhores preços do mercado, milhares de itens em promoção e um Cashback incrível. Se você ainda não se cadastrou no programa Benefícios Exclusivos Martins (BEM), essa é a hora! Não fique de fora dessa!