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Campanha de fidelidade: é possível para todos os segmentos?

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Promover uma campanha de fidelidade na loja, física ou online, é estar atento ao comportamento de compra do consumidor e se atualizar no mercado varejista. O cliente quer benefícios e gosta de se sentir recompensado no canal de compras de sua preferência.

Não importa qual seja o segmento de varejo. Qualquer loja pode realizar ações para tornar o consumidor cada vez mais fiel a ela.

O grande problema é como executar essas ações sem sacrificar a sobrevivência do negócio, sem causar prejuízos. Para isso, você precisa ter consciência de duas coisas:

  1. Conhecer muito bem quem é o seu público-alvo e o que ele procura;
  2. Criar um programa com ofertas e/ou brindes para tratar de forma diferenciada o cliente fidelizado.

Está pronto para isso? Então, fique atento às dicas que vamos dar para cada segmento e as inúmeras vantagens de contar com uma campanha de fidelidade na sua loja.

O apelo junto aos consumidores

Os programas de fidelidade ainda parecem uma proposta nova para muitos lojistas, mas a estratégia já está mais que consolidada. Quer ver só?

De acordo com a Kantar, 85% dos consumidores esperam ser recompensados por sua fidelidade com vantagens que vão além de descontos. Já outros 68% informaram estar dispostos a gastar mais se for recompensado na campanha de fidelidade da loja.

O estudo aferiu os novos comportamentos de consumo com a pandemia e demonstrou como os programas de fidelização podem ser um ótimo atrativo para o varejo.

No entanto, nem apenas de promoções vivem os consumidores. A fidelização de clientes vai além dos descontos exclusivos. Ela pode acontecer de inúmeras formas, como, por exemplo, os programas de cashback, cartões fidelidade e troca de brindes.

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado Financeiro (Abemf) também fez outra pesquisa. Os dados apontam que 55% das pessoas, durante a pandemia, passaram a dar preferência a marcas que oferecem campanhas de fidelidade.

Além disso, os supermercados lideram a lista de canais com maior interesse do consumidor com campanhas de fidelidade (92%) à frente de farmácias (84%), lojas de eletrônicos e eletrodomésticos (77%).

O que é uma campanha de fidelidade?

A campanha de fidelidade acontece para oferecer vantagens aos clientes sempre que eles dão preferência às compras na loja. Quanto mais recorrentes essas compras, mais benefícios para ele.

Além de ajudar com que o cliente seja fiel à marca, a campanha de fidelidade ainda busca melhorar o relacionamento com o cliente, de forma constante.

O lojista pode optar por aplicativos e parceiros de diferentes setores para realizar as campanhas com opções de descontos, saldo extra para futuras compras ou até mesmo prêmios.

É como se o cliente recebesse um “presente” toda vez que fizesse uma nova compra. Por exemplo:

– O consumidor compra R$150 em mercadorias no seu supermercado e ganha um cashback de 12%. Ele terá um saldo de R$18 para gastar em futuras compras na loja, além de ter a sensação imediata de recompensa pelo gasto.

Em alguns casos, para aderir a uma campanha de fidelidade, o cliente faz o cadastro na ferramenta disponibilizada pela loja e começa a participar. Ele acumula “pontos” a cada compra, que costuma ser vinculada ao CPF.

Também é possível fazer campanhas sem a adesão de um aplicativo para smartphone, com a emissão de voucher para troca de prêmios. Exemplo:

– O consumidor vai até a loja e a cada compra ganha um carimbo no cartão fidelidade. À medida que o cartão for preenchido, ele tem direito a um novo produto na faixa ou a troca por algum brinde.

Campanha de fidelidade por segmento

Já demos alguns números que mostram o poder de uma campanha de fidelidade no varejo. Agora, vamos mostrar que é possível trabalhar essa temática por segmento. Basta alguns ajustes e conhecer bem seu público-alvo para escolher a opção mais adequada para o seu negócio.
Vamos lá, então!

Varejo alimentar

No início do texto, falamos que o varejo alimentar é um dos segmentos mais promissores quando o assunto é campanha de fidelidade. Nos supermercados, os clientes se atraem mais por campanhas de produtos colecionáveis adquiridos por meio da conversão de pontos.

De acordo com a pesquisa da Kantar com a BrandLoyalty, os utensílios domésticos estão no topo da preferência de prêmios nas campanhas. Em seguida, aparecem os aparelhos de jantar, talheres e taças, itens para churrasco e jogo de facas.

Dica: Nós já conversamos sobre programas de fidelização para supermercados aqui no FalaMart. Dê uma passadinha no texto para relembrar as principais dicas para criar uma campanha de fidelidade no seu negócio.

Bares e restaurantes

Donos de bares e restaurantes também podem adotar campanha de fidelidade para os clientes. Para esse segmento, é bem comum adotar o cartão de visitas, em que o cliente acumula adesivos ou carimbos conforme frequenta o estabelecimento. Essa é uma opção barata e fácil de ser aplicada.

Porém, a modalidade também se aplica por meio de apps. Basta o cliente baixar o aplicativo, fazer o cadastro e por lá acumular os pontos que podem ser trocados por uma refeição gratuita, por exemplo. Ou mesmo desconto de 50% na 10ª refeição feita no seu restaurante.

Farmácia

A estratégia também é muito boa para fidelizar clientes do canal farma. Hoje, com a forte concorrência, inviabiliza que o lojista consiga ter a fidelidade do comprador das imediações.

Com o cadastro em banco de dados ou aplicativo, o cliente passa a entender o quão vantajoso é para ele comprar na sua farmácia ao invés do concorrente.

De acordo com a Associação Multimarcas de Farmácias (Farmarcas), os sistemas de fidelização nas farmácias são muito eficientes. Além disso, cerca de 84% dos clientes das redes associadas participam de alguma campanha de fidelidade.

Dica: Nas farmácias, é possível contar com um cartão fidelidade para ir registrando as compras. Ao chegar em determinado número, o cliente consegue retirar a recompensa na loja. Outra opção é realizar ações pontuais com descontos progressivos na compra atual ou futura.

Loja de construção e agrovet

As empresas que oferecem sistemas de fidelização para lojas tiveram um aumento de 22,9% no faturamento em 2020, de acordo com a Abemf. Além disso, o índice de cadastros registrados nos programas de fidelidade teve acréscimo de 4,6%.

Isso comprova o quanto o setor está aquecido e estimulado pelas compras no varejo, seja qual for o segmento. Por isso, as lojas de material de construção ou agroveterinários também devem realizar as próprias campanhas de fidelidade.

Dica: para tais segmentos, aposte em programas de coalizão. Essa é uma das estratégias de fidelização no varejo mais populares. Consiste em uma parceria entre lojas que oferecem produtos ou serviços relacionados ao segmento, porém sem serem concorrentes.

Se você tem um parceiro que vende material elétrico e na sua loja não vende, você pode incluí-lo na campanha de fidelidade para que o cliente compre nas duas lojas e receba boas vantagens por isso.

Outra sugestão: você vende chuveiro e oferece parceria com a empresa que faz a instalação. Ou até mesmo, sua loja trabalha com ração e na sua campanha de fidelidade o cliente tem desconto de banho e tosa no parceiro.

Eletro

Se tem um segmento onde uma campanha de fidelidade bem constituída fará muito sucesso é no eletro. Itens eletrônicos e eletrodomésticos costumam garantir um ticket médio mais alto para as lojas. Por isso, uma margem maior para reverter em vantagens para o cliente.

Dica: a aposta aqui é investir em programas de cashback, onde o consumidor poderá ter parte do dinheiro gasto de volta. Com esse saldo, ele pode fazer futuras compras ou até direcionar o montante para uma conta bancária dependendo da financeira parceira.

A outra dica é realizar programas personalizados, como o de pontuação convertida em descontos, por exemplo. O cliente pode ainda ter a opção de trocar pontos por produtos.

Fidelize o seu cliente agora!

A fidelização de clientes é a garantia de sustentabilidade do negócio e aumento do faturamento da sua loja. Crie a sua campanha e depois de implantá-la, certifique-se dos resultados. Nós temos certeza de que você alcançará muitos deles.

Faça a divulgação e capacite toda a equipe para entender sobre as regras da campanha de fidelidade da loja e repassar as devidas orientações aos clientes. Não deixe para depois o que você pode ter sucesso agora.

2022 está aí e essa é uma grande oportunidade para aumentar a clientela.

Aproveite para ler nossos textos sobre cashback. E não se esqueça de divulgar sua campanha de fidelidades nas redes sociais e WhatsApp da loja.

Até a próxima!