Guia prático para fazer a campanha de Natal e vender mais!

Tempo de Leitura: 6 minutos
campanha de Natal

Sumário

Então é Natal e o que você fez? Se não fez está em tempo de planejar uma super campanha de Natal para a sua loja e vender mais aproveitando a principal data para o comércio. Aproveite que chegamos ao fim da Black Friday e bora de ânimo para encerrar 2022 com o pé direito!

O período agora é de programação e reavaliação dos negócios. Saber o que deu certo no ano passado que pode ser aproveitado, mas também aquilo que precisa passar por melhorias para a nova campanha de Natal. 

A expectativa do varejo para as vendas de Natal costuma vir lá em cima ano a ano. O gostinho dessa vez é ainda mais especial em razão da estabilização da pandemia, das mudanças na economia e na política. Tudo isso, de alguma forma, acaba impactando no consumo.

Campanha de Natal em 7 dicas

Para aproveitar esse momento de boas expectativas para o aumento do consumo, preparamos um guia prático com 7 ideias para te ajudar a fazer a campanha de Natal mais positiva que a sua loja já teve.

Então, vem com a gente!

1. Avalie o quadro de funcionários

Para uma campanha de Natal de sucesso, o atendimento tem que sair impecável em todos os canais da loja. Isso se torna um grande problema para muitos lojistas.

A época do ano culturalmente demanda um maior esforço do comércio devido ao alto fluxo de clientes simultaneamente. Quem não quer investir em melhorias acaba perdendo espaço para a concorrência.

Neste ano, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em pesquisa com a SPC Brasil, estimou que o setor deve abrir cerca de 95 mil vagas temporárias para o fim do ano

Entre as vagas mais demandadas pelo comércio estão: vendedor (29%), ajudante (24%), balconista (16%) e entregador (6%). Esses indicativos demonstram a necessidade de contratar mais para o Natal.

Seja oportunidade temporária ou não, contar com novos colaboradores para reforçar o seu quadro atual é uma garantia de que a campanha de Natal vai conseguir atender todo o público esperado. 

Faça uma avaliação do seu quadro agora mesmo e alinhe com o que você espera atingir em vendas nesta reta final de 2022.

2. Crie oportunidades de compra

Fim de ano é um verdadeiro corre-corre no varejo. De consumidores, de lojistas e fornecedores. Para lidar com tanto movimento e a concorrência, só mesmo criando oportunidades de compra para que o cliente note a sua loja.

O Natal mexe com as emoções de muita gente e o apelo afetivo cai bem nessas horas. Recorrer às estratégias de marketing para vender mais é importante, mas desde que você traga um senso de novidade ou curiosidade para estimular o interesse do cliente em comprar.

  • Faça ofertas como o “leve 3, pague 2 neste Natal”
  • Ofereça cartão fidelidade ou cupons de desconto
  • Crie uma ação que o cliente possa gastar o 13° na sua loja
  • Ofereça descontos em compras futuras, por exemplo
  • Crie combos de produtos natalinos e estimule a venda cruzada
  • Faça brindes para presentear os clientes do Natal
  • Venda cartões (impressos ou digitais) de presente nesta época

Essas são apenas algumas oportunidades que você pode adaptar para a campanha de Natal do seu negócio. Use a criatividade e vá para além da imaginação! Como falamos, o clima natalino nos permite isso.

3. Mude as páginas virtuais da loja

É hora de mudança! Natal e Ano Novo são datas que nos remetem a fechamento de ciclos para dar início a novas etapas da vida. No varejo também não é muito diferente não, viu? 

Trazer mudanças e novidades para a marca é um gatilho muito positivo para chamar a atenção de antigos clientes e que há muito não passam pelo estabelecimento ou pela loja virtual. 

Calma que eu nem estou falando de uma reforma estrutural não planejada. Basta se atentar para a “cara da loja” na internet. Aproveite o clima natalino para dar uma mudada no layout do site e das redes sociais da loja.

Além disso, customize seu e-commerce com cores vibrantes que lembram o Natal. Então, use banners e decoração virtual com o mesmo carinho e atenção que a decoração na loja física deve receber.

Até a logomarca pode receber um tratamento especial e temporário durante a campanha de Natal. Mude. Mas mude com cautela, cores e criatividade. Os canais virtuais também são um cartão de visitas para a loja.

4. Faça entrega expressa

pacote sendo entregue

Em campanhas sazonais do comércio, o fator entrega pode ser crucial na decisão de compra. Seja frete grátis ou uma entrega rápida, o cliente que compra online pode priorizar esse quesito na hora de escolher a sua loja e não a concorrência.

Ademais, muita gente vai deixar as compras de Natal para a última hora e vai querer uma vantagem extra para que o produto chegue a tempo do dia 25 de dezembro. A dica que damos é: ofereça entrega expressa.

Essa é uma opção perfeitamente viável para que você garanta a compra na sua loja e deixe o cliente satisfeito. 

Se a preocupação são os custos que você teria que arcar pelo serviço, despreocupe-se! A PwC revelou em pesquisa que 64% dos consumidores pagariam mais caro se fosse para garantir a entrega do produto em menor prazo. 

Além da entrega expressa, você também pode oferecer aos clientes:

  • Seleção especial de mix com frete grátis
  • Frete grátis para todo o catálogo 
  • Retirada na loja no mesmo dia
  • Frete com valor fixo para determinadas localidades

5. Diversifique os canais de venda

Sabe o que também pode definir o sucesso de uma boa campanha de Natal no varejo? A diversificação dos canais de venda.

Trabalhe com e-commerce, sem abrir mão do varejo físico. Ofereça a venda por canais como WhatsApp e Instagram, mas não deixe de cogitar ter uma loja virtual. Ou até mesmo investir nas vendas por marketplace

Quanto mais canais de atendimento e para vendas você tiver, mais clientes você vai atrair de todos os lados. Essa também é uma maneira de o seu cliente sentir que a loja é acessível a ele.

6. Aproveite os clientes atrasados

A outra dica de ouro é que você saiba aproveitar muito bem os “atrasadinhos” de Natal. Aquele pessoal que deixa sempre as compras para a última hora, sabe? 

Esses clientes não costumam ser muito seletivos na hora da escolha do presente e das compras da ceia de Natal. Então, facilite a vida dele. Dê opções de mix para que ele possa comprar com qualidade e sem perder muito tempo.

Faça um estoque especial para esse tipo de cliente. Pensa que interessante que não vai ser você usar uma chamada como:

“Deixou o presente para última hora? Olha só esses produtos que separamos especialmente para você!”

Além disso, capacite a equipe de vendas e atendimento ao cliente para que esteja preparada para atender esses clientes e ajudar a converter a procura em vendas. Esse tipo de atendimento também pode ser um diferencial motivador para fidelizar o cliente.

Bônus: solucione problemas

E por falar em preparar a equipe para receber bem o cliente da campanha de Natal, não podemos deixar de mencionar a solução de problemas como estratégia de venda e atendimento. 

O cliente precisa ficar encantado não só com a jornada de compra. É preciso também se preocupar com a pós-venda desse cliente. Além disso, na solução rápida de eventuais problemas que forem surgindo ao longo da ação. 

Trocas, devoluções, reclamações… Para qualquer obstáculo que aparecer, esteja pronto para atender. 

Mostre também a sua preocupação com a solidariedade e humildade, sentimentos que precisam estar ligados ao espírito do Natal. Por isso, junto à campanha de vendas, faça uma ação social na loja e insira os clientes nessa responsabilidade social. 

Seja um projeto social, uma doação de presentes, alimentos ou ceia de Natal, a oportunidade de mostrar que você se preocupa e que retribui é agora!

Não se esqueça ainda de focar na organização da loja para que os clientes identifiquem com facilidade o que eles precisam para as compras de Natal. Limpeza, higiene e organização são princípios básicos do varejo e não podem ser esquecidos em campanhas sazonais.

Promova um ambiente de bem-estar e conforto para os seus clientes. Se for necessário, faça pequenas alterações no planograma das gôndolas e prateleiras para facilitar o acesso no armazém da loja. 

Que você tenha uma feliz campanha de Natal e até a próxima!

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