O Natal é a época do ano mais aguardada pelo comércio. Nem seria para menos. É quando as vendas disparam, a expectativa de consumo aumenta e a campanha de Natal se torna um símbolo para sacramentar o sucesso do varejo.
A loja que é preparada com antecedência e planejamento tem chances de maior sucesso no período comercial.
É igualmente importante entender as tendências e necessidades dos consumidores, e adaptar as estratégias para aproveitar todo o potencial desta data.
Quer saber como planejar e executar uma boa campanha de Natal? É pra isso que estamos aqui hoje. Vem com a gente!
Planejando a Campanha de Natal
Uma campanha de Natal bem-sucedida começa no planejamento organizado e antecipado. A temporada natalina exige um esforço coordenado em vários setores da empresa como vitrine, exposição, estoque, marketing, atendimento ao cliente e logística.
Muitos consultores de vendas defendem que a organização da loja para o período deve acontecer com dois ou três meses de antecedência. Mas não se preocupe. Ainda dá tempo de planejar muita coisa.
O que não dá é para deixar tudo para a última hora, prejudicando o desempenho das vendas.
Por onde começar?
Antes de planejar a campanha de Natal, analise o que funcionou nos anos passados. Se questione algumas situações:
- Quais foram os produtos mais vendidos?
- Quais ofertas geraram mais interesse?
- Que tipo de campanha de marketing foi mais eficaz?
- Houve reclamações de clientes? Quais?
- E os fornecedores? Entregaram tudo dentro do prazo?
A partir dessas avaliações, você pode identificar os pontos fortes e as áreas que precisam de ajustes para a campanha de Natal 2024.
O diagnóstico prévio te ajudará a definir o foco das ações de vendas deste ano, seja apostando em novos produtos ou melhorando o atendimento ao cliente.
Definindo as estratégias
As campanhas natalinas tendem a ser as que mais demandam investimentos dos lojistas. Não se trata apenas de oferecer boas promoções. O atendimento e a experiência que você oferece aos consumidores farão toda a diferença.
Apelo emocional
Para definir as estratégias da campanha de Natal da sua loja, trace objetivos que levem a sua marca a se conectar com os clientes de maneira emocional. Tem quem não goste de Natal, certamente por motivos emocionalmente pessoais.
Mas é quase que unânime a população brasileira parar para celebrar o momento de alguma forma, ainda que sozinho e independentemente das tradições e religiosidade.
Essa é uma data carregada de significados afetivos e simbólicos, e as pessoas buscam, além de presentes, experiências agradáveis e memoráveis. Foque nisso para pensar numa decoração envolvente e nostálgica.
Garanta que a sua loja seja atraente e acolhedora para os clientes. Por exemplo:
- Ambiente imersivo: invista em uma decoração que transborde aconchego e magia. Luzes, árvores de Natal e enfeites podem criar um ambiente que faça os clientes se sentirem dentro do clima e ficarem mais tempo dentro da loja.
- Experiência sensorial: use o cheiro de pinho ou especiarias típicas da época como canela e uvas passas para criar uma experiência sensorial completa. Uma playlist com músicas natalinas cai super bem também!
Apelo social
O Natal é uma época em que as pessoas, naturalmente, se sentem mais sensibilizadas. As campanhas sociais de arrecadação de alimentos, brinquedos ou ações voluntárias pipocam durante o fim de ano.
Pense algo para a sua loja. Fazer o bem mostra que você se importa com o próximo e permite o envolvimento de toda uma comunidade.
Você pode criar uma parceria com uma instituição de caridade ou um projeto social para incentivar os consumidores a doarem brinquedos, roupas ou alimentos. Em troca, ofereça descontos ou brindes.
Outra ideia é criar uma campanha de Natal em que % da compra do cliente na semana do Natal vai para alguma instituição social da cidade.
Ou ainda organize uma ação de voluntariado para criar um vínculo mais forte entre os clientes e a sua loja, demonstrando que a sua loja tem responsabilidade social.
Se inspire!
Busque inspiração em outras campanhas comerciais de sucesso e de empresas que já consolidaram as suas marcas no Natal. Elas podem te auxiliar a criar um tema e passar uma mensagem emocional para a sua campanha.
A Coca-Cola, por exemplo, se transformou em um ícone dos comerciais natalinos com as tradicionais caravanas e animações com o bom velhinho e o urso polar. As campanhas da empresa buscam reforçar a importância de estar junto de quem se ama.
Já O Boticário, recentemente, criou uma campanha emocional sobre o distanciamento social durante a pandemia, utilizando o universo de “O Pequeno Príncipe” para conectar os sentimentos de saudade e pertencimento.
Outra campanha marcante foi a do banco Bradesco, que já tocou no tema da desconexão digital, mostrando que o Natal é um momento para se reunir e valorizar os laços familiares, longe das telas.
Promoções
Promoções visíveis e exclusivas, frete grátis ou entregas rápidas são ações indispensáveis para uma campanha de Natal.
Você pode ainda proporcionar soluções de pagamento facilitado, com parcelamento sem juros até o próximo Natal. Além disso, crie promoções que atendam a diferentes faixas de preço.
Vamos a alguns exemplos?
- Descontos sazonais: ofereça descontos especiais para presentes de Natal como desconto de 10% a 30% em compras acima de um valor pré-definido por você.
- Pacotes promocionais: monte também kits de presentes natalinos personalizados e ofereça embalagens temáticas.
- Promoção relâmpago: criar um senso de urgência, como descontos por tempo limitado, também é uma ótima estratégia para aumentar as vendas.
Ações de marketing

Pense para além do tradicional e crie também promoções mais criativas, como cupons de desconto e ações de marketing personalizado.
Utilize dados de compras anteriores e preferências dos seus clientes para criar promoções exclusivas. Faça e-mails, envie SMS ou notificações em aplicativos com esse toque de personalização.
Além disso, invista em marketing de conteúdo nas redes sociais da loja, divulgando posts de dicas de presentes, sugestões de combinações de produtos ou receitas para a ceia de Natal. Essas estratégias não só engajam o público como geram ainda mais relevância para a sua campanha de Natal.
Estoque x logística
Quando o assunto é campanha de Natal, o estoque se transforma em um dos maiores desafios. A alta demanda de produtos e a variação nas compras de última hora exigem do comerciante uma previsão precisa para evitar problemas como a falta de mercadorias.
Por isso, se prepare com antecedência e mantenha contato direto com os seus fornecedores em caso de um pedido urgente às vésperas do Natal.
Outro ponto fundamental é a logística de entrega. Durante este período, os clientes esperam receber os produtos de maneira rápida e eficiente. No caso do e-commerce, é fundamental contar com um sistema logístico automatizado e bem estruturado para atender as demandas de entrega.
As opções de entrega expressa ou agendada podem ser um grande diferencial competitivo para sua campanha de Natal.
Aposte também na contratação de funcionários temporários e na capacitação dos vendedores e todos os que trabalham diretamente no atendimento ao cliente. Você precisa garantir que a sua equipe esteja pronta para oferecer uma excelente experiência de consumo aos clientes.
Mas, atenção: avalie de forma calculista se você precisa aumentar a quantidade de funcionários para o período.
Manter os pés no chão também é importante nos tempos incertos da economia que se aproximam, já que a taxa Selic tende a fechar o ano em alta.
Ah! O espírito natalino…
Desde o ajuste de estratégias de marketing até a contratação de equipe temporária e a análise do estoque, cada detalhe faz diferença. Mas não deixe de faltar o essencial para a sua campanha de Natal: o espírito natalino!
Aproveite o marketing sazonal para decorar a loja e os canais digitais. Crie uma atmosfera natalina que envolva os seus clientes e equilibre as promoções com uma abordagem emocional.
Temos certeza de que você está pronto para aproveitar ao máximo essa data tão importante para a economia.
Feliz Natal e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
