O que faz sua empresa funcionar? As máquinas ou as pessoas? Respondendo, os dois investimentos são absolutamente importantes. Investir em tecnologia e automação comercial tem vantagens inegáveis, mas a capacitação da equipe também apresenta grandes resultados.

Capacitação da equipe representada por um funcionário de supermercado de univforme azul e uma prancheta

A cada dia esse questionamento invade mais o mundo empresarial, onde a tecnologia dita regras sobre o quão eficiente é uma empresa. Mas será mesmo que esse é o único critério que deve ser levado em consideração?

Não dá pra escolher entre qual é o mais importante, se o investimento em tecnologia ou se a procura incessante pela capacitação da equipe. Na balança imaginária que mede a eficiência de uma empresa, esses dois conceitos, a capacitação da equipe e tecnologia, são exatamente o que dissemos logo ali em cima: fatores a se considerar.

Automação comercial e a agilidade

A automação comercial tem ganhos inegáveis na agilidade e na precisão das atividades realizadas no PDV.

Suas ações amplas e abrangentes e suas aplicações em todos os tipos de contexto – como uma maior velocidade no caixa, controle do estoque, sistemas de gestão, etc. -, garantem um aproveitamento bem grande de todas as atividades realizadas.

Capacitação da equipe e automação comercial: um tablet com um toldo vermelho e branco na parte superior.

Pense no estoque. A automação comercial já proporciona códigos de barras que nem precisam ser lidos diretamente para transmitir as suas informações. Esses códigos, que são as tags RFID, permitem que a leitura seja feita a metros e metros de distância, e em conjunto com um bom ERP, podem dar baixa automaticamente no seu estoque toda vez que um produto sai dele.

A automação comercial está voltada para a simplificação de atividades e o seu melhor aproveitamento. Ter um investimento constante nessa área garante que você tenha uma operação cada vez mais enxuta e que se resolve com facilidade. O retorno do investimento, então, é garantido.

Mas uma automação comercial sem a capacitação da sua equipe não fará milagres. Afinal, o seu empreendimento é feito por pessoas. Então veja no próximo item sobre a importância fundamental de capacitar a sua equipe.

A importância da capacitação da equipe

Junto com a automação comercial, a valorização da criatividade e o conhecimento dos colaboradores torna-se um diferencial competitivo e condição essencial para o sucesso. Isso só é alcançável através da capacitação da equipe.

A gestão de conhecimento é considerada hoje uma valiosa ferramenta para a motivação dos funcionários, a melhoria contínua das suas habilidades e a sua retenção na empresa. A capacitação da equipe, então,traz ganhos claros para as duas partes. Ninguém sai perdendo nessa história.

Aquele velho medo de investir na capacitação da equipe para depois perdê-la para o seu concorrente não deveria ser tão assustador assim. Perder a oportunidade de trabalhar com uma equipe especializada e engajada e sempre ter buscar outros talentos fora da empresa te coloca em uma situação complicada. É impossível explorar seu potencial assim.

Capacitação da equipe e engajamento: andando lado a lado

A capacitação da equipe anda lado a lado com outro conceito: o engajamento.

Capacitação da equipe: um funcionário de supermercado na sessão de frutas carregando uma caixa de laranjas.

Investir na capacitação da equipe vai trazer benefícios nesse ponto, seus colaboradores se tornam mais proativos e seguros no que estão fazendo. Inclusive, é possível despertar verdadeiras paixões por profissões que quem exercia nem ao menos sabia que tinha.

Com o investimento na capacitação da equipe e no seu engajamento, o colaborador sente que sua função é importante para a empresa, que o seu trabalho é reconhecido pelos gestores e que ele é fundamental para o desenvolvimento da empresa como um todo.

Como investir na capacitação da equipe e no engajamento?

Cursos de capacitação da equipe: eleja os cursos que serão úteis à atividade da empresa e indique colaboradores à sua participação. Ao final do curso, incentive-os a fazer uma apresentação do conteúdo para o restante da equipe;

Transmissão de conhecimento: estimule a transmissão de conhecimentos e a comunicação entre setores. Todos precisam saber um pouco de cada área para entender como a empresa realmente funciona;

Workshops: Crie “academias” para que os próprios colaboradores transmitam seus conhecimentos. Essa capacitação da equipe mal custa dinheiro, o investimento acaba sendo só no tempo.

Oportunidades internas: depois de investir na capacitação da equipe, é hora de colher os frutos e aumentar o engajamento. Divulgue vagas interessantes primeiro entre a sua equipe, dando preferência para os seus próprios colaboradores.

 

Uma equipe altamente motivada é com certeza um sinônimo de crescimento e sucesso para sua empresa.

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