O cardápio para bar muitas vezes é visto como o cartão de visitas do estabelecimento. A ferramenta desempenha um papel muito importante na experiência do cliente.
É pelo cardápio que os consumidores terão, na maior parte das experiências, uma primeira impressão do bar. Quando bem elaborado, a percepção dos consumidores tende a ser mais positiva e eles ficarão mais propensos a fazer os pedidos.
Não basta apenas ofertar boas receitas e um portfólio completo de bebidas. O comerciante precisa criar um cardápio estratégico para fidelizar o consumidor.
No texto de hoje, a proposta é te guiar na construção de um cardápio para bar e restaurante de relevância para o negócio.
Cardápio para bar diferenciado
O cardápio é praticamente uma identidade do estabelecimento, pois é ele que vai retratar fisicamente (ou digitalmente) a personalidade e o estilo do bar, da lanchonete ou do restaurante.
Uma oferta diferenciada ou um cardápio totalmente atrativo pode destacar o estabelecimento em um mercado competitivo.
Boas imagens, fonte legível, descrições atrativas e detalhadas acabam influenciando nas escolhas dos clientes. O cardápio diferenciado vai ser aquele que melhor contribui para superar as expectativas do consumidor.
Dicas para um cardápio completo
- Fonte: a fonte utilizada no cardápio precisa ser legível. O texto sem erros ortográficos ou gramaticais garante a apresentação mais profissional de todos os produtos e receitas ofertados pelo estabelecimento. Se possível, contrate revisores antes de finalizar a impressão ou digitalização do cardápio;
- Escrita compreensível: opte sempre por uma escrita mais clara. Os clientes precisam ter acesso a todas as informações com um cardápio compreensível em mãos. Certifique-se de que os valores estão atualizados e de fácil leitura;
- Imagens: o uso de fotos dos pratos e drinks podem ajudar a estimular o paladar dos clientes. Aposte nesse recurso visual, com imagens de alta qualidade, para aguçar o apetite dos seus clientes;
- Organização: crie um cardápio organizado por categorias lógicas, que permitam uma visualização mais dinâmica. Faça a divisão ou subdivisão como entradas, petiscos, pratos principais, sobremesas, drinks, cervejas, bebidas não alcoólicas etc;
- Especialidade: os destaques do cardápio precisam ser as especialidades do bar, sejam as receitas ou drinks, para atrair a atenção dos consumidores assim que eles batem o olho;
- Detalhamento: quanto mais descrições detalhadas você oferecer ao cliente, menos ele dependerá das informações dos garçons para tirar dúvidas sobre os itens do menu. Tente destacar os ingredientes principais e os métodos de preparo da receita;
- Sazonalidade: aposte em receitas ou drinks sazonais, bem como um cardápio extra para apresentar essas opções para os clientes. Essa é uma forma de deixar o cardápio para bar atrativo e com aquela sensação constante de novidade. Sugestão: aposte em drinks das estações.
Cardápio para bar acessível e inclusivo
Um cardápio deve ser elaborado para oferecer uma variedade de opções que atendam aos gostos diversos dos clientes. Receitas com ingredientes alergênicos, por exemplo, podem ser um perigo para o consumidor e o negócio.
Por isso, é muito importante oferecer uma grande variedade de bebidas e receitas, incluindo as veganas e vegetarianas. Assim, a sua empresa vai conseguir atender diferentes preferências e garantir uma experiência completa aos seus clientes.
E por falar em experiência acessível, um ótimo cardápio para bar também precisa ser inclusivo para pessoas com deficiência. Um exemplo muito em evidência é o cardápio em braile.
Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de disponibilizar cardápio em braile por bares, lanchonetes e restaurantes.
A proposta ainda não tem previsão para entrar em votação. De toda forma, muitas cidades já implementaram em suas normas municipais essa exigência. E cabe também o bom senso da inclusão.
O cardápio para bar e restaurante em braile garante que clientes cegos ou com baixa visão tenham acesso integral a todas as opções disponíveis no estabelecimento. Assim, eles têm autonomia para escolher com dignidade e independência o que consumir.
O cardápio por QR code é outra opção de cardápio mais acessível. É, na verdade, uma versão digital que pode ser acessada por meio do código disponível na mesa do bar.
Escanear o QR code com a câmera do celular, os clientes são direcionados automaticamente para o cardápio digital. Esse menu digital pode estar hospedado online ou em forma de PDF.
Atrativo e acessível
O cardápio para bar e restaurantes precisa ser atrativo e acessível. Antes de criá-lo, identifique o seu público-alvo para entender as reais preferências e o que eles esperam da sua empresa.
Leve em consideração quesitos como a faixa etária dos clientes, preferências de bebidas, estilo de vida e se tem algum tipo de deficiência.
Faça um treinamento com a sua equipe de atendimento para explicar o cardápio de forma eficiente, responder a perguntas dos clientes e fazer as recomendações necessárias.
Não se esqueça de abrir espaço para receber feedback e ser avaliado pelo atendimento. Essas opiniões serão certeiras para que você possa fazer mudanças e ir adaptando o seu cardápio para atender melhor o cliente.
Essas são nossas dicas para te colocar no caminho de um cardápio para bar que encante os consumidores e te coloque em evidência no mercado.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.