Home Dicas Black Friday Carta aberta aos lojistas da Black Friday
Homem de máscara em frente a prédio espelhado.

Carta aberta aos lojistas da Black Friday

0
87

Amigo varejista, estou aqui hoje para te dar os parabéns. Pois é, ainda falta uma semana para a Black Friday, mas independente de qualquer resultado no dia 27 de novembro você já é um vencedor.

O ano de 2020 prometia ser complicado antes mesmo que o termo “novo coronavírus” fizesse parte das nossas vidas. O país já estava passando por instabilidades econômicas e políticas que desafiavam o mercado varejista e sabíamos que seria um período de muito trabalho, mas não da forma como imaginávamos.

O resto da história você já sabe: aquele suspiro aliviado não só não veio, como passamos a respirar com dificuldade por trás de máscaras quando a pandemia da Covid-19 mudou todas as regras do jogo sem aviso. Por trás de cada tela ou balcão de loja existe uma história de superação e sobrevivência e o texto de hoje é um convite para honrar essa jornada.

Vem comigo?

Homem de máscara em frente a prédio espelhado.

Garra, coragem e persistência: esse é o novo normal

Empreender nunca é fácil, mas posso te garantir que ninguém espera enfrentar uma pandemia global quando decide colocar em prática o sonho de ter o próprio negócio. Essa é uma possibilidade que não só passou batido pelos comerciantes, como também por qualquer pessoa – com a exceção de uns poucos epidemiologistas especializados, claro.

A pandemia da Covid-19 deu origem a uma experiência global de quarentena que é inédita na história das epidemias, com mais de 1,5 bilhão de pessoas afetadas de diferentes formas pelas ações de combate ao vírus e suas consequências. Longe de ser marola ou uma gripezinha, o cenário atual está impactando e ainda vai impactar muito a nossa forma de viver.

Muitos segmentos passaram meses com as portas fechadas e foram obrigados a encontrar alternativas para seguir vendendo à distância, fazendo de tudo para não sacrificar a equipe ou o empreendimento no meio do caminho. Outros setores, classificados como essenciais, precisaram se adaptar à força para fazer do ponto de vendas um lugar seguro e à prova de vírus.

mulher de máscara fazendo sinal de vitória com a mão

Máscaras, barreiras de acrílico, potes de álcool gel e adesivos de distanciamento social entraram em jogo e a cadeia de produção foi desafiada a dar conta de uma demanda acelerada enquanto brasileiros assustados estocavam alimentos, produtos de limpeza e papel higiênico.

Vendas online, aplicativos de entrega, distanciamento social, testes periódicos, chamadas em vídeo, redução de jornada, redução de salário, luto, superação: esses foram alguns dos termos que passaram a fazer parte da nossa rotina do dia para a noite, assim como a incerteza, o medo e as perdas nas mais diversas frentes. Ufa! Chegar até aqui já é uma vitória.

Ainda assim, muitos lojistas não abaixaram a cabeça e seguiram em frente para colocar em prática uma temporada Black que vem aí com a promessa de retomar a economia e dar aquele fôlego nos negócios que todos nós merecemos. Mas não importa o que vai acontecer no final da próxima semana, é preciso honrar e celebrar o trabalho dos últimos meses.

Tire um tempo para respirar fundo e comemorar: esse momento é nosso!

Quem tem parceiro, tem tudo

O impacto da pandemia chegou também no atacado e desde março o Martins tem concentrado todos os seus esforços e ações para estar ao lado de seus parceiros lojistas nesse momento de dificuldade. É preciso experiência, infraestrutura e conhecimento de mercado para dar conta desse recado – e aqui temos tudo isso de sobra.

Mas o grande diferencial de todo o sistema Martins Atacadista está no seu olhar humanizado para aquele que é o coração do nosso negócio: o varejo brasileiro. Só quem conhece as dores e angústias do setor pode verdadeiramente estar presente, não só oferecendo produtos, mas também serviços e valores diferenciados para que nossos clientes aprendam e cresçam junto com a gente.

Um exemplo é a Jornada Black Martins, exclusividade da Black Friday 2020. Entendemos que não é só preço baixo e eficiência que nossos parceiros precisam, mas também de conhecimento, informação e aprendizado para crescer com autonomia. O objetivo da ação é oferecer todo apoio necessário antes, durante e após a Black Friday para que micro e pequenos empresários possam decolar com a ajuda do evento.

O mesmo vale para o BEM, clube de relacionamento do Martins. Nossa parceria não se limita a promoções exclusivas e cashback, mas a um sofisticado programa de pontos em que o lojista tem a oportunidade de acumular créditos em cada compra e depois trocar pelo que quiser, seja descontos, dinheiro de volta ou mentorias e treinamentos direto com equipe especializada!

Ao longo dos últimos meses, o que não faltou aqui no blog do FalaMart foram conteúdos simples e práticos para te ajudar a se preparar para a temporada de descontos mais aguardada do ano. Basta dar um passeio pelos nossos arquivos para encontrar dicas certeiras de organização, planejamento, limpeza e os produtos mais buscados em todos os segmentos!

A pandemia ainda não acabou e não sabemos o que nos espera do outro lado, mas de uma coisa você pode ter certeza: o Martins está com você. Faça seu cadastro no site e comece agora mesmo a aproveitar todos os benefícios do Black November – você merece esse presente. Boa Black Friday a todos!

Banner de divulgação Martins: um comerciante abrindo a porta de entrada do estabelecimento. Ao lado, texto: quero me cadastrar.