A tecnologia 5G avança em todo mundo e começa a ser uma realidade no Brasil, o primeiro país da América Latina a receber o investimento. Com um celular 5G em mãos, o consumidor estará mais conectado e pré-disposto a comprar online. É o momento do varejo se preparar para uma nova mudança no perfil de consumo.
A nova tecnologia de internet é ainda mais rápida e abrangente. Muitos setores econômicos já estão sendo impactados diretamente. No varejo não é diferente. Os lojistas também começam a apostar na tecnologia para melhorar o desempenho nos negócios.
Muita coisa já deve mudar a partir deste ano. A quinta geração vai promover mais facilidade e conveniência nas relações de consumo e evoluir os conceitos de venda. É por isso que no artigo de hoje vamos te contar tudo sobre a cobertura, como ela vai impactar no seu negócio e o que já há disponível no mercado de celular 5G.
O que é a tecnologia 5G?
Regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G é a mais nova geração de sistema de celulares e arquitetura de rede. Ela promete internet banda larga de baixo tempo de resposta e muito mais veloz do que todas as gerações criadas até então.
Entre as principais diferenças do 5G para o 4G está o aumento das taxas de transmissão e a baixa latência – tempo reduzido entre estímulo e resposta da rede de telecomunicações. Além disso, também veremos um aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma mesma área sem prejuízo à conexão e redução do consumo de energia dos aparelhos.
Outra diferença evidente entre as duas gerações é a velocidade na transferência de dados. Se o 4G atingia a velocidade máxima de download de 1 Gbps, agora o 5G chega a uma velocidade 20 vezes maior.
Na prática, isso quer dizer que um filme em alta definição pode ser baixado em poucos segundos. Ou ainda que a videochamada e o live commerce para os seus consumidores sejam feitos sem intercorrência e com alta qualidade.
Vantagem também para aparelhos que dispõem de conectividade simultânea com a internet, incluindo máquinas, eletroeletrônicos, dispositivos móveis etc. Tudo isso vai proporcionar diferentes experiências ao usuário e incentivar a criação de novos modelos de negócio.
O transporte de dados pela cobertura 5G poderá abranger a capacidade de conexão a até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
O governo espera que a nova tecnologia incentive a criação de novos modelos de negócios e empregos. A estimativa é impulsionar o PIB nacional em cerca de R$ 6,5 trilhões nas próximas duas décadas.
Onde já tem 5G?
A tecnologia 5G está presente em algumas cidades brasileiras desde o ano passado. Uberlândia, Franca e Uberaba foram as primeiras a receber o sistema após leilão realizado pelo governo federal.
Até julho deste ano, o sistema deverá estar presente em todas as capitais do País. O cronograma da Anatel ainda define as próximas etapas da cobertura 5G para o restante do território nacional para os próximos seis anos. Confira:
- Julho/2025: cidades com mais de 500 mil habitantes;
- Julho/2026: cidades com mais de 200 mil habitantes;
- Julho/2027: cidades com mais de 100 mil habitantes;
- Julho/2028: cidades com mais de 30 mil habitantes.
Ainda tem dúvidas? A Anatel conta com uma página especial de esclarecimentos sobre a tecnologia.
Os impactos do 5G para o varejo
A conectividade robusta e a alta velocidade do sistema vão permitir que os consumidores tenham acesso amplo a serviços como realidade virtual, telemedicina, Internet das Coisas, entre outras comodidades.
Com o celular 5G, os dispositivos com assistentes virtuais e eletrodomésticos, por exemplo, estarão conectados à rede para a gestão remota. As transmissões online serão quase que instantâneas. Tudo isso vai melhorar a experiência do usuário de uma forma nunca vista.
Pode esperar! O consumidor ficará cada vez mais interessado na tecnologia e ansioso por equipamentos que tenham esse novo adicional. Hora de aproveitar o boom e oferecer o mix com a tecnologia. Além disso, você também pode começar a pensar em como utilizar a nova cobertura no seu negócio para melhorar os processos internos.
Veja outras 8 mudanças que identificamos e que podem ocorrer com o varejo e impactar na rotina da sua loja:
- Novas tecnologias como realidade virtual e aumentada serão favorecidas;
- Consumidores mais exigentes quanto à experiência digital de compra;
- Mais possibilidade de explorar as relações de consumo por meio das novas tecnologias;
- Maior popularização da venda e ações comerciais via redes sociais;
- Estreitamento da comunicação online entre cliente e varejo;
- Canais de venda mais inovadores e conectados ao cliente;
- Atendimento no PDV cada vez mais digitalizado e tecnológico;
- Priorização de pagamentos feitos via transação eletrônica
Celular 5G em evidência
É claro que o novo sistema vai demandar a compra de dispositivos que sejam compatíveis com a cobertura, sendo o principal deles o celular 5G. Eles já estão sendo fabricados e colocados à disposição do consumidor.
De acordo com dados da IDC, o mercado de celulares deverá sofrer um grande impulso com a chegada do 5G. Deverão ser produzidos cerca de 1,39 bilhão de unidades neste ano. Já a TrendForce estima que a representatividade de unidades de celular 5G no mercado deve ser de 47,5%.
Se você, caro amigo varejista, trabalha com o canal TEI e ainda não pensou em movimentar o seu mix com os produtos voltados à tecnologia 5G, a hora é agora.
De acordo com a Anatel, estão homologados 56 aparelhos celulares que contam com conectividade de 5G até o momento. Isso quer dizer que eles já podem ser vendidos de forma regulamentada no Brasil.
A fabricante Samsung detém a maior quantidade de modelos legalizados até o momento. Motorola e Apple também se destacam nesta listagem. Entre os aparelhos homologados estão:
- Galaxy note 20 Ultra 5G;
- Z Fold Galaxy 5G;
- Galaxy S21 5G;
- iPhone 13 Pro Max;
- iPhone 12 Pro;
- Motorola Edge Plus;
- Xiaomi 12;
- Nokia G50.
Acompanhe a lista completa de celulares 5G disponíveis pelo site da Anatel. Por lá você se mantém informado e atento às novidades para repassar ao consumidor e sair à frente da concorrência.
Marco histórico
O setor produtivo lida com a tecnologia 5G como um marco histórico para o setor. A estimativa da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) é de que a quinta geração deva movimentar US$ 1,2 trilhão na economia em 15 anos.
A expectativa também é grande não só para as indústrias como também no setor de infraestrutura de telecomunicações, com a possibilidade da criação de redes privadas. O impacto no setor B2B é outro marco com a entrada de novas empresas nesse universo 5G.
Os empresários da indústria estão animados com o que a rede 5G pode proporcionar nos próximos anos. E para o varejo, o sentimento deverá ser o mesmo quando, efetivamente, a tecnologia estiver funcionando com uma maior abrangência.
Então, nossa dica é que você comece a se preparar pelo que está por vir e prepare também os seus consumidores. A oportunidade para prospectar novos clientes e melhorar o desempenho da sua loja será enorme.
Ainda falando sobre celular, separamos mais duas leituras para você: o que precisa saber para vender celular para os clientes e sobre acessórios para celular.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.