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Homem com camisa social branca, sentado em uma cadeira mexendo no computador sob a mesa.

Como resgatar clientes inativos na pandemia?

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Devido a pandemia do novo coronavírus, o setor varejista está se adaptando e desenvolvendo novas técnicas para minimizar as perdas no fluxo da loja e também do caixa. Uma estratégia que pode ser adotada hoje mesmo é resgatar clientes inativos e é isso que eu vou te mostrar neste texto.

 

Primeiramente, é importante destacar que uma empresa não pode esperar apenas novos consumidores e, muitas vezes, conquistar clientes inativos pode ser mais barato e efetivo do que conquistar pessoas do zero. Mas, para ter sucesso na estratégia é preciso contar com as técnicas certas.

Homem com camisa social branca, sentado em uma cadeira mexendo no computador sob a mesa.

Entender o motivo do sumiço do cliente é o primeiro passo para começar uma gestão dos clientes inativos que vai dar certo. Um ponto importante: se ele já comprou de você é porque viu valor no seu negócio.

A partir do momento que deixou de comprar, você precisa analisar quais expectativas não foram atendidas, se ele optou por outro fornecedor ou está fazendo redução dos custos. Os motivos para um cliente se tornar inativo podem ser os mais variados e esse é o primeiro passo para saber a abordagem correta na hora de atraí-lo novamente.

O segredo para resgatar clientes inativos

A maioria dos clientes gosta de falar sobre a experiência que tiveram com a empresa. Eles até se sentem bem cuidados quando são tratados como parte importante do sucesso do negócio.

Para fazer um trabalho efetivo no resgate de clientes inativos na pandemia, é preciso levar em conta que muitos ainda não se sentem confortáveis em realizar contato físico. Por isso, comece organizando uma planilha com os dados que você possui. Nome, telefone e e-mail são ótimos pontos de partida.

 Mulher de óculos sorrindo enquanto fala ao telefone. Ela está sentada numa cadeira, na sua frente há um notebook.

Depois, entre em contato e inicie uma conversa empática. Pergunte como você pode ajudá-lo nesse momento, como estão as coisas e se colocando à disposição para ajudá-lo nos possíveis desafios que ele está passando.

Fala, Mart!
O contato é a hora perfeita para você ter insights e informações sobre quais as dores o seu cliente possui. Por isso, anote tudo na planilha ou software de gestão e utilize os dados nos próximos contatos. Resgatar clientes inativos é construir uma relação e nem sempre você vai colher os frutos na hora. Siga firme e não desanime!

Ofereça novos produtos

Tudo que o cliente inativo precisa para restabelecer a conexão com a sua empresa é perceber que ela oferece novidades para o dia a dia e até para o negócio dele. Enquanto você oferece sempre os mesmos produtos, ele entende que pode procurar outras opções que dão sempre aquela injeção de ânimo, sabe?

Tem um produto novo que pode gerar interesse? Faça contato e apresente suas propostas. Percebeu uma oportunidade de vender mais com determinados produtos? Monte uma estratégia com bons benefícios e mostre que é parceiro de verdade!

Um exemplo disso são as marcas parceiras do Martins.com.br. Tem produtos para todos os perfis de varejistas e as novidades mais procuradas estão sempre disponíveis para milhares de clientes de todo país. Inspirador, né?

Comunicação é tudo

Já dizia o ditado: quem não comunica, se complica. Para resgatar clientes inativos na pandemia você precisa estabelecer uma comunicação direcionada para reconstruir o relacionamento. Existem algumas maneiras práticas e efetivas. Veja só:

Mulher de blusa preta e cabelos longos sentada em uma cadeira. Ela está em uma reunião online com outras três mulheres.
  • Encaminhe notícias: compartilhar novidades e assuntos relevantes para o perfil do cliente ou até mesmo divulgar cursos gratuitos para fazer na pandemia são uma excelente forma de começar a bater um papo sobre o mercado e os negócios;

  • Crie uma comunicação via e-mail ou WhatsApp com ofertas e oportunidades: neste caso, sempre pergunte se o cliente deseja receber para não ser invasivo;

  • Atendimento por vídeo chamadas: elas são muito importantes durante o momento de distanciamento e podem aproximar bastante você do cliente que está inativo.

Além da comunicação e das possibilidades de contato que a tecnologia oferece, a próxima dica pode ser o toque final que você vai precisar depois das primeiras conversas que teve com o seu futuro cliente.

Apresente ofertas irresistíveis

Durante o processo de retomar o relacionamento com clientes inativos, oferecer ofertas pode ser a cereja no bolo para fechar bons negócios.

Mas é preciso entender que um desconto maior pode ser um investimento inicial que você está fazendo na relação comercial entre sua empresa e o cliente. Vale analisar cada caso e entender a margem de negociação possível, tudo bem?

Calculadora preta do lado esquerdo, sob papel com números. Há também um clips branco e uma caneta preta no lado direito.

Um programa de fidelidade, acúmulo de pontos em compras, prazos de pagamentos diferenciados e outros tipos de ofertas possuem um potencial irresistível para conquistar o cliente novamente. Já imaginou que um desconto de retomada pode significar o volume de compras dos próximos meses? É esse o caminho!

Resgatar os clientes inativos na pandemia pode levar um tempinho mas se você começar hoje, já está na frente. Para conseguir oferecer produtos e ofertas incríveis e fechar bons negócios, conheça as melhores marcas parceiras e o mix completo do Martins.com.br clicando aqui!

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