Home Dicas Covid-19 Comércio fechado? Veja 5 ideias do que melhorar na loja

Comércio fechado? Veja 5 ideias do que melhorar na loja

0
520

Tenho falado bastante sobre alternativas para manter o negócio na ativa durante a pandemia, mas hoje vou explorar outro lado: já pensou que esse período de comércio fechado pode ser uma boa oportunidade para fazer algumas reformas e melhorias?

 

A pandemia não vai durar para sempre, mas seu impacto nos hábitos de consumo vai permanecer, demandando uma série de mudanças organizacionais e estruturais por parte das empresas. Para reabrir as portas com segurança, sua loja vai precisar se preparar.

Com o comércio fechado e os colaboradores ociosos, esse é o momento ideal para se adiantar a essas transformações. Não tenha dúvidas que é isso que os consumidores esperam: novas medidas de limpeza e organização, além de espaços adaptados para o distanciamento social sem abrir mão da criatividade e do bom gosto.

Fiz uma lista com 5 ideias do que melhorar na loja enquanto o comércio está fechado. Bora fazer essa quarentena valer a pena?

Como aproveitar o comércio fechado para fazer melhorias na loja?

No texto de ontem eu citei as transformações que a Nielsen elencou e que farão parte das nossas vidas pós-coronavírus. Hoje, meu foco será no primeiro aspecto: como retomar as atividades depois dos impactos da pandemia? No relatório, temos algumas pistas que se refletem no cotidiano do varejo:

  • Limitação dos pontos de contato;
  • Mais medidas de precaução em toda parte;
  • Valorização do espaço pessoal;
  • Priorização de lugares confinados abertos.

Se você achou vago demais, pode ficar tranquilo que já traduzi esses novos valores em medidas práticas para implementar agora mesmo. Com o comércio fechado e a receita reduzida, pensei em melhorias simples e que demandam pouco investimento.

Vamos lá?

1) Organizar as gôndolas

Os hábitos de consumo vão mudar e suas prateleiras precisam refletir essas transformações. O impacto da pandemia precisa ser levado em conta na hora de montar o planograma de gôndola, já que a crise vai trazer uma nova demanda por mercadorias com melhor custo-benefício e que resolvam as necessidades mais básicas das pessoas.

É hora de dar destaque para esses itens e adotar ilhas promocionais, onde você pode disponibilizar produtos relacionados com descontos progressivos. Medidas assim ajudam a aumentar o ticket médio, o que vai ser importante para retomar o ritmo depois de um tempo com o comércio fechado.

A posição das mercadorias também precisa facilitar a rotina de higienização. Com menos produtos expostos, fica mais fácil garantir a limpeza frequente de todos, sem sobrecarregar a equipe.

Corredor e prateleiras vazias de uma loja.

2) Novos uniformes

Depois de uma crise sanitária como a da COVID 19, os consumidores passarão a dar uma importância ainda maior para os hábitos de higiene e apresentação uns dos outros. Isso significa que seus colaboradores precisam estar sempre impecáveis.

O uniforme, por exemplo, precisará incorporar as máscaras de proteção e, dependendo do segmento, luvas. Aproveite o comércio fechado para ir atrás de soluções seguras e confortáveis para todos da equipe e pense em incorporar uma rotina de higienização ou descarte desses itens no cotidiano de trabalho.

Esse tempo de quarentena também pode ser usado para que seus colaboradores se acostumem com o novo uniforme. Assim, você evita acidentes de percurso como narizes pra fora da máscara – uma ameaça à segurança e a reputação da empresa!

3) Layout com distanciamento social

Adaptar a estrutura física dos pontos de venda, de acordo com os protocolos de distanciamento social, foi um dos principais desafios para as lojas abertas durante a quarentena. Quem está com o comércio fechado tem a vantagem de ter mais tempo para repensar o layout, priorizando o espaço pessoal sem prejudicar a experiência do cliente.

É preciso abrir espaço na loja, com corredores mais amplos e algumas medidas de restrição em setores em que há mais contato com os colaboradores. Se sua loja tem um balcão, por exemplo, você vai precisar estabelecer uma distância para que os clientes possam fazer seus pedidos sem encostar nas superfícies ou ter contato direto com as pessoas.

O mesmo vale para a fila do caixa. Coloque no chão o lugar onde cada um deve esperar e faça barreiras entre o cliente e o operador do caixa, só com a abertura necessária para passar as mercadorias e fazer o pagamento.

Uma pessoa de costas segurando cesta de compras andando em corredor com algumas prateleiras de supermercado vazias

4) Higienização geral

Sem ninguém na loja, fica muito mais fácil promover uma esterilização em todo o ambiente. Não estou falando de uma grande faxina, e sim de uma desinfecção química potente, que só é possível com o comércio fechado.

Muitos prefeitos estão adotando a medida nos espaços públicos, e você pode fazer o mesmo antes de abrir as portas. Existem empresas especializadas nesse tipo de operação, que consiste na pulverização de desinfetantes para um combate mais completo tanto contra o coronavírus quanto a outros microorganismos nocivos.

Para a limpeza ser ainda mais profunda, esse período de portas fechadas também favorece a dedetização. Se o procedimento ainda não fazia parte da sua rotina, a hora de começar é agora!

5) Reformas gerais

Homem sentado usando fones de ouvido e lendo um livro. Ele está em um restaurante com várias mesas e cadeiras vazias.

Com ou sem coronavírus, todo ponto de vendas precisa de algumas reformas que vão ficando para depois para não afetar a rotina do estabelecimento. Use esse período de comércio fechado para zerar essa lista de pendências!

Pintura, reparos elétricos e hidráulicos, mudanças na decoração… Independente de qual seja a necessidade da sua loja, é melhor resolver isso agora. Não se esqueça de dar uma atenção especial à decoração, já que um ambiente bonito e confortável também faz parte da experiência do cliente.

Uma boa decoração vai fazer com que as novas medidas de segurança pareçam mais orgânicas, e não algo improvisado, parecido com um cenário de guerra. Aproveite o comércio fechado para fazer o que for necessário para receber o público de maneira acolhedora nesse “novo normal”.

Esteja seu comércio de portas fechadas ou abertas, aqui no FalaMart você encontra as melhores soluções para enfrentar a COVID-19. É só ficar de olho nos meus textos!