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Como abrir um bar? Passo a passo do Fala Mart

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como abrir um bar é uma pergunta que muita gente se faz todo dia. Você sai do escritório cansado, aquele calorão, vai pro bar e se pergunta se esse modelo de negócios não combinaria mais com a sua personalidade do que ficar o dia inteiro trabalhando numa mesa. Todas as profissões têm seus méritos, mas nada é tão legal quanto ter um bar.

 

Sonhos a parte, a pergunta é séria. Você sabe que para lucrar, tudo vai depender dessa resposta. O trabalho de como abrir um bar resulta, é claro, no próprio bar, e suas escolhas nesse processo vão definir seu público, a qualidade dos seus serviços e o quanto você ganhará com isso.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o básico de como abrir um bar. Mas não pense que isso é tudo, hein? Nós só estamos inaugurando nossa série sobre como abrir um bar, sendo que cada tópico que você está vendo ganhará um artigo especial só pra ele!

Preparado para descobrir como abrir um bar? Então vamos continuar na leitura!

como abrir um bar: escolhendo as bebidas

Vamos começar sendo categóricos? Um bar não vende só bebidas alcoólicas, mas elas são sua principal fonte de receita. As bebidas te permitem uma maior margem de lucro – já que não envolvem preparo e compra de ingredientes com preço variável, como é o caso dos espetinhos – e, é claro, não existe bar sem bebida.

Você precisa ter um bar de cerveja, é o mínimo. Ao mesmo tempo, outras bebidas podem te proporcionar uma margem de lucro muito maior, já que elas não são vendidas por garrafa ou lata, mas sim por doses. É aí onde você lucra: o preço da dose é você quem define, e ninguém vai deixar de beber no seu bar porque a caipirinha é cara demais. Mas coloque sua cerveja R$ 3,00 mais cara do que o mercado e veja o que acontece. Ninguém vem.

Então na hora de pensar em como abrir um bar, pense na cerveja, mas também nas doses. O básico para um bar de coquetéis é:

Junto com a cerveja, essas bebidas vão te trazer a solução para como abrir um bar e começar a vender alto imediatamente. E o melhor: elas podem ser incorporadas a outros drinks, melhorando sua margem de lucro e entregando maior valor ao cliente!

como abrir um bar depende da sua estrutura

A estrutura é um dos pontos mais importantes de como abrir um bar. É ela que vai definir a quantidade de pessoas que você pode atender, a extensão da sua equipe, o quanto de produtos você precisará comprar, etc.

Definir a estrutura é uma tarefa feita junto com o plano de negócios. Você precisa entender seu escopo para definir uma estrutura que faça sentido com o atendimento que você pretende oferecer.

Olha um exemplo prático: você decidiu que a melhor maneira de como abrir um bar é criando dois ambientes – um bar de coquetéis com balcão e algumas mesas para o atendimento por garçons. Então você irá precisar de uma estrutura maior, que contemple esses dois espaços sem que eles fiquem se atrapalhando.

A identidade do bar também faz bastante diferença. O bar da esquina tem seu apelo, mas será que não dá pra atrair mais gente – e gente que gasta mais – definindo uma identidade visual bacana para a arquitetura e segui-la a todo custo?

Criar a equipe é tão importante como saber como abrir um bar

A equipe é o ingrediente de ouro em como abrir um bar. Sem um pessoal motivado e engajado, você começa a perder clientes não pela qualidade dos seus serviços nem pelo seu ambiente ou preços. Eles vão embora simplesmente porque não são bem tratados.

O esforço de montar a equipe nem está tão relacionado com a seleção das pessoas, mas com os processos que você cria dentro do bar para orientá-los. Um bom treinamento padronizado, com um script de atendimento que dá espaço para o improviso, é a sua primeira arma. Defina:

  • Como os garçons devem abordar os clientes (boa noite, como vai?);
  • Como deve ser a apresentação dos cardápios;
  • Palavras chave de acordo com a sua identidade;
  • Como deve ser o tratamento geral em caso de problemas;
  • Tempo mínimo de espera para um drink, uma cerveja ou porção;

Dentre outros pontos. Você precisa entender que, assim como abrir um bar, o atendimento está inteiramente relacionado com as escolhas que você faz. O trabalho é inteiramente seu, então comece já!

Fornecedores são muito importantes

Muitas vezes, quem te vende a cerveja não tem os melhores preços para os destilados. Quem te vende os materiais operacionais não vai ser a mesma pessoa que te oferece as carnes para os espetos.

O que a gente está querendo dizer é que você vai lidar com muitos fornecedores ao mesmo tempo. Exatamente por isso, é necessário um bom trabalho de pesquisa para saber se você está fazendo sempre o melhor negócio possível.

Com um CNPJ, as portas do mundo do atacado se abrem com todas suas glórias pra você. Tire proveito disso! Procure por atacadistas que consigam resolver a maioria dos seus problemas de uma vez, de preferência aqueles que conseguem oferecer mais do que alguns produtos de nicho.

Se no mesmo local você consegue comprar seus produtos de expediente – limpeza, guardanapos, vassouras, rodos, luvas, sabão em pó, etc -, bebidas, ingredientes para os pratos que você oferece e ainda equipamentos para o negócio – computadores, impressora não fiscal, modem, etc -, esse é o local certo para fazer negócio.

O marketing é importante em qualquer negócio – especialmente para os bares

como abrir um bar sem marketing? Bom, é possível, o problema é o seu movimento. O bar vai estar lá, mas as pessoas? Acho que não.

Marketing para bares não é muito diferente do marketing para qualquer negócio. Pense primeiro no que você pode oferecer e no marketing offline. Podemos citar como boas estratégias:

  • Festas temáticas com desconto;
  • Festas open bar;
  • Música ao vivo com artistas locais e DJs influentes convidados;
  • Promoções de happy hour;
  • Festas de aniversário.

Dentre outras. Não estamos querendo dizer que, depois de entender como abrir um bar e realmente fazer isso, você tenha que viver em função de festas e promoções. Não é bem por aí, mas é importante colocar esse tipo de evento no seu planejamento para atrair mais pessoas e mostrar as vantagens que você oferece.

Dentro do marketing digital, uma estratégia de redes sociais é simplesmente fundamental. Crie sua página no Facebook, um perfil no Instagram e comece um trabalho de posts patrocinados para a sua região! Eles fazem toda a diferença no seu movimento, tanto que muitos donos de bares até dizem que depois de patrocinar posts mal conseguem lidar com o movimento!

E aí, aprendeu mais sobre como abrir um bar? Esse é o nosso post principal sobre o assunto, mas outros ainda vão chegar para explorar melhor cada um desses pontos!

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