Home Destaque Como abrir um hotel e captar seus primeiros clientes?
Hotel de veraneio

Como abrir um hotel e captar seus primeiros clientes?

0
1869

Começar um negócio novo é complicado. Algumas áreas, em especial, demandam conhecimentos específicos do ramo. Como abrir um hotel sem saber muito sobre hotelaria? Esse é um setor delicado que precisa de dedicação.

Para ajudar quem pretende investir em hotelaria a entender como abrir um hotel, trabalhamos diversas questões importantes nesse artigo, do plano de negócios até o resultado final.

Vamos conversar!

Hotel de veraneio

Como abrir um hotel: plano de negócios

O primeiro passo para se abrir um hotel é ter um plano de negócios. Isso quer dizer que não basta identificar a demanda pelo serviço de hotelaria em uma determinada região, é preciso saber todas as minúcias do ambiente onde se prestará serviço.

Para começar, pergunte-se: seus clientes em potencial normalmente se hospedam onde? Quais vantagens meu negócio apresentará em relação aos atuais concorrentes para que eles troquem de preferência?

Em alguns casos, basta uma boa localização. Em outras, é uma questão de saber escolher entre oferecer um serviço com o máximo de luxo ou com um preço mais em conta. Essa decisão não deve ser tomada levianamente.

Como abrir um hotel é um grande investimento, é preciso uma grande carga de pesquisa para pensar no negócio. Pesquise os concorrentes e seus preços, quais serviços oferecem e qual o perfil da clientela deles.

Sabendo o que os seus concorrentes têm a oferecer, você pode pensar em como abrir um hotel que possa fazer frente ao mercado.

Documentos exigidos

O segundo passo é estar legalmente em dia para a abertura do hotel. Isso significa, em primeiro lugar, ter um CNPJ e registrar a empresa nos seguintes órgãos:

  • Junta comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (para obtenção do CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Prefeitura do município para obter alvará;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento na Caixa Econômica Federal para efeito de pagamento do INSS;
  • Corpo de Bombeiros para a realização regular de vistorias.

Além disso, é necessário também obter o alvará da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quando o hotel estiver pronto e prestes a receber os seus primeiros hóspedes. Como abrir um hotel envolve muitas reformas, e é por isso que em geral o órgão faz a vistoria próximo da data de inauguração.

Se o hotel contar com restaurante ou bar, é preciso obter documentação específica para esses estabelecimentos. No caso, é preciso seguir o Manual de Boas Práticas da ANVISA para que o estabelecimento consiga o alvará da Vigilância Sanitária.

Montando a equipe

Camareira deixando toalhas no quarto após arrumar: atendimento é importante no processo de como abrir hotel.

Como dissemos antes, a hotelaria é uma área que exige conhecimento. Como montar um hotel do zero já é complicado, treinar um grupo inteiro de funcionários pode ser ainda mais complexo. Por isso o ideal é contratar ao menos metade dos colaboradores com experiência na área.

A quantidade de funcionários depende do tamanho do negócio em geral. Hotéis maiores são mais complexos e exigem muito mais funcionários que pequenos negócios. Esse número também varia de acordo com o nível de luxo que você pretende oferecer bem como o preço que será cobrado pela diária.

Um hotel com capacidade para até 50 hóspedes e algo entre 20 e 30 quartos dificilmente precisará de mais do que um funcionário de recepção ativo por vez, três profissionais de limpeza, dois de cozinha (um chef e um auxiliar) e três de múltiplas funções (carregadores que podem ajudar em outras funções como de serviço de quarto). É interessante também ter um zelador, embora ele possa ser substituído por serviços terceirizados.

Você pode seguir uma proporção a partir daí, multiplicando conforme o número de quartos e hóspedes aumentar. Acrescente mais profissionais caso deseje subir sua classificação de luxo ou reduza um pouco caso queira oferecer valores mais acessíveis.

É importante testar a equipe por um tempo antes de efetivamente abrir o hotel. O atendimento é um fator importante em qualquer tipo de negócio, mas especialmente na hotelaria. Como abrir um hotel é um investimento alto, não existem espaço para erros nessa questão.

Precificando

Para definir o preço da sua estadia, a base pode ser o valor cobrado pela concorrência. A precificação tem que levar em conta a classificação de luxo e outras estratégias de mercado. Por isso é tão importante definir a identidade do negócio antes de começar.

Por exemplo: digamos que já existam alguns hotéis de luxo na região e você prefira se posicionar como uma alternativa mais em conta. Nesse caso, não adianta oferecer apenas alguns reais a menos que as opções estabelecidas: é preciso haver uma diferença verdadeira no preço.

Agora, digamos que o seu hotel seja uma opção de luxo para uma cidade onde o turismo está florescendo. É claro que seus quartos terão diárias mais caras, já que contam com diversas vantagens e luxos que os concorrentes não oferecem.

Equipamentos operacionais

Hall de entrada de hotel

Não se esqueça que é preciso estar equipado para funcionar. Como abrir um hotel exige um controle constante de entrada e saída de pessoas e valores, é preciso de computadores que ajudem nesse registro.

Outros equipamentos também serão necessários: impressoras não-fiscais podem ser úteis para imprimir ordens, números ou informações para os clientes, tablets ou smartphones podem ajudar na comunicação entre os funcionários e todo hotel precisa de telefones para os quartos.

Se você pretende oferecer algum luxo, vai precisar também de televisores. Como abrir um hotel de luxo é um investimento alto, você pode querer economizar comprando em uma quantidade grande de uma vez e aproveitar as vantagens de uma compra volumosa.

Um hotel é um investimento de longo prazo que demora um pouco para dar retorno, mas, uma vez estabelecido, pode render por várias e várias gerações. Como abrir um hotel não é simples, você pode estar procurando por uma opção mais em conta para investir o dinheiro que tem. Nesse caso, confira nosso artigo sobre como abrir um negócio com uma verba menor e comece a investir.