Não é questão de seguir uma moda. A presença da sua loja no universo virtual é uma necessidade. Por isso, o nosso papo de hoje é sobre uma das redes sociais com maior influência entre os consumidores. Vamos te ajudar nas estratégias de como alavancar as vendas no Instagram.
Em 2020, a plataforma de fotos e vídeos somou 1 bilhão de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. No Brasil, o portal de estatística Statista calcula que quase 99 milhões de pessoas estejam na rede. Para 2025, a projeção é de que a base de usuários ultrapasse os 135 milhões.
Talvez você esteja se perguntando como esses números podem se refletir em suas vendas. Afinal, rede social é um passatempo! Porém, é justamente esse clima de descontração criado pelo Instagram que vai alavancar as vendas da sua loja. O “como fazer isso” é o pulo do gato.
Em uma pesquisa da PWC, 89% dos brasileiros dizem que uma boa experiência é fator decisivo para a concretização da compra. Logo, o Instagram, com suas fotos, vídeos e alcance, pode ser um grande aliado na construção dessa jornada do consumidor.
Então, vamos saber mais sobre como alavancar as vendas no Instagram da sua loja!
Ainda não se convenceu?
Para você ver como nem tudo é apenas o que parece, olha só que interessantes os dados da agência Opinion Box. Observe com cuidado e tire suas próprias conclusões. Particularmente, não tenho dúvida de que vai concordar que vale a pena pensar em como alavancar as vendas no Instagram.
A Opinion Box entrevistou, neste ano, mais de 8 mil usuários das sete maiores redes sociais. Entre as perguntas, estavam questões sobre hábitos, preferências e comportamentos desse público.
Entre os brasileiros, 34% afirmam terem comprado ao menos um produto após verem um anúncio pago no Instagram. Quando o produto foi postado por outra pessoa, o percentual de compra subiu. Segundo a pesquisa, 55% dos ouvidos adquiriram o produto indicado dessa maneira.
O que a empresa descobriu indica o potencial das vendas pelo Instagram. Ainda serve de orientação para sabermos como turbinar o perfil de uma loja.
Ferramenta de pesquisa
Além de ser uma vitrine, o aplicativo tem outro atrativo que ajuda no processo de como alavancar as vendas no Instagram. A plataforma é utilizada por 81% dos usuários na busca por novos produtos e serviços. O levantamento ainda aponta que 90% das pessoas acompanham ao menos uma marca.
Opa! Acho que isso é bom pra você, hein? Temos certeza que sim. Então, vamos promover esse avanço digital na sua empresa? Antes de seguirmos, preparamos um passo a passo bem prático para que você crie um perfil comercial da loja.
Há duas maneiras: convertendo um perfil pessoal em comercial ou abrindo do zero uma conta para a empresa. Em resumo, caso opte por um perfil exclusivo da loja, basta seguir as seguintes etapas:
- Baixe o aplicativo, que está disponível tanto no sistema iOS quanto Android;
- Siga as instruções do aplicativo para fazer o cadastro, incluindo usuário (nome da loja), e-mail, telefone e senha;
- Depois de logado, acesse Configurações > Conta > Mudar para conta profissional;
- Escolha uma categoria para seu negócio;
- Clique em Empresa > Avançar;
- Preencha as informações de contato solicitadas e, depois, clique em Avançar;
- Se você já tiver uma conta no Facebook, pode vincular os dois perfis nessa etapa.
Agora, se quiser uma ajuda extra, fizemos um vídeo superbacana com a consultora de Marketing Thaís Teodoro, que explica direitinho todo o processo. Temos ainda um material de apoio gratuito para você baixar para essa etapa.
Feito? Então, bora aprender como alavancar as vendas pelo Instagram! Tem um mundo precisando descobrir o valor da sua empresa!
PDV Virtual
Já ouviu o ditado, né? A primeira impressão é a que fica. Sei que, quando decidiu ter sua empresa, a aparência do ponto de venda foi uma das suas preocupações. Esse é um aspecto tão importante que já conversamos várias vezes, aqui mesmo no blog, sobre decoração de loja.
Nas redes sociais também é assim. A diferença é que o PDV é virtual. Ah! E muitas das ferramentas usadas para chamar a atenção do cliente ainda são gratuitas.
Mas, por onde começar?
Um perfil capaz de alavancar as vendas no Instagram precisa ser pensado para criar conexões. Isso significa que o público deve se sentir à vontade para estar lá.
Do mesmo jeito que ocorre no PDV físico, mas o cafezinho, o toque e o cheiro saem de cena. Entram no lugar, sons, fotos, vídeos, curtidas, comentários, compartilhamento.
É necessário engajar a audiência para que ela siga o perfil e se envolva nesse espaço. E, como sempre, comprar é consequência.
É mais simples do que parece
A primeira etapa de como alavancar as vendas no Instagram está na parte superior do seu perfil. É lá que se encontra a bio. Ou seja, um espaço para apresentar a sua loja, o primeiro contato do público com o seu PDV virtual.
Essa área envolve escolha de foto ou logo, nome e as informações mais relevantes da página. Acompanhe o checklist!
1. Garanta que a foto de perfil seja atraente
A imagem deve traduzir o clima do empreendimento. É voltado para produtos infantis ou de beleza, por exemplo? O assunto é material de construção? Sua especialidade está nos pets? É um perfil de loja agrovet ou de telefonia?
Em um perfil mais corporativo, cabe uma logo. Mas, saiba que elementos com apelo mais humano tendem a fazer sucesso. Quer um exemplo? Você certamente já ouviu falar da Lu. A simpática vendedora virtual do Magazine Luiza é um case de sucesso do marketing dos novos tempos.
Sim, a criação é tão bem sucedida que atribuímos adjetivo e profissão bem humanos para ela. Foi assim também que a varejista da década de 1950 se popularizou como a jovial e moderna MagaLu.
No entanto, a Lu é um programa de computador conhecido como chat bot. Uma saída tecnológica para humanizar o perfil corporativo e conquistar likes e vendas.
Claro que você não precisa chegar ao ponto de criar um personagem para sua loja. Você e seus colaboradores são o rosto desse empreendimento. Então, busque se mostrar presente. E, se a sua logo fizer realmente sentido para estar na apresentação do perfil, use-a. Caso contrário, deixe-a para reforçar os posts ou compor imagens de destaque.
2. Facilite a busca pelo nome da loja
Como alavancar as vendas no Instagram se as pessoas mal conseguem achar você? É quase como entrar na loja física e não encontrar um único atendente.
No Instagram, o caminho até a porta do PDV é feito de palavras-chave. É o que aparece para as pessoas quando se pesquisa por um assunto na plataforma. Se o nome da sua loja não tem uma palavra que identifique o nicho, acrescente.
3. Construa uma descrição objetiva
Se quer alavancar as vendas no Instagram, é preciso priorizar as informações mais relevantes para o seu público. Descreva seu nicho, a abrangência do seu produto/serviço, se só local ou nacional, e tipo de atendimento.
4. Insira um link na bio
Essa é para você que tem um site, uma landpage, um blog ou qualquer página externa ao Instagram. Antes de colocar o endereço eletrônico, busque no Google por “encurtador de link” ou “link personalizado”. Assim, você deixa de usar URLs extensas poluindo o espaço da publicação.
5. Personalize o botão de contato
Você até pode colocar seus contatos na descrição da bio. Porém, não tem nada melhor para alavancar as vendas no Instagram do que oferecer facilidade.
Hoje em dia, a ferramenta conta com um botão chamado “Contato”. Lá você pode colocar telefone, número do WhatsApp, e-mail. E o seu cliente só terá o trabalho de clicar.
Do lado de “Contato”, também dá para colocar o de “Mensagens”. Assim, o bate-papo do próprio Instagram fica bem mais pertinho do cliente.
Tudo pronto. E agora?
É hora de começar a produzir conteúdo. Recomendo que você planeje bem essa etapa. Não há regra para ser bem-sucedido, mas você pode se guiar por perfis já consolidados.
No Instagram, observe quem você admira, quem é o seu concorrente, o que seu público-alvo aprecia.
Logo, as inspirações podem vir de páginas que estão tanto dentro quanto fora do seu nicho. Afinal, não se trata de copiar. Como parte de como alavancar as vendas no Instagram, entenda quais tendências podem ajudar na apresentação de serviços e produtos.
Vamos de mais um checklist? Então, anote aí mais algumas dicas:
- Defina o tipo de cliente que você busca na rede. No Instagram, vale a velha máxima: “quem quer agradar a todos não agrada ninguém”;
- Busque referências. Ao conhecer outras páginas, você reúne informações preciosas para construir sua vitrine virtual;
- Entenda a diferença entre feed e stories. O feed é como uma vitrine permanente. Nele, só cabem as postagens que dão identidade à marca. Já os stories são mais voltados para mostrar o dia a dia do perfil. É um recurso mais dinâmico, que reforça a identidade da empresa. Além disso, os stories são temporários, pois podem sumir automaticamente após 24h no ar;
- Crie um cronograma de postagens para feed e stories. Estabelecer um compromisso com a frequência das postagens ajuda a turbinar as vendas pelo Instagram. Nos stories, é recomendado fazer aparições ao menos uma vez por dia.
No feed, é possível fazer até mais de uma postagem diária ou mesmo publicar em dias específicos. Portanto, o ritmo vai depender da sua disponibilidade e das metas pretendidas com o perfil.
Produzindo conteúdo
E assim entramos em uma nova etapa do nosso guia de como alavancar as vendas no Instagram. Chegar até aqui não foi fácil, sabemos disso. Contudo, cuidar de cada detalhe com certeza preparou você e seu perfil para um melhor uso da plataforma.
Devido ao dinamismo característico das redes sociais, quase tudo muda muito rapidamente. No entanto, nossa proposta é oferecer conhecimento que prepare sua loja para as possibilidades existentes e as que virão.
Dessa forma, queremos falar com você sobre alguns aspectos técnicos. Vamos lá:
1. Com pouco se faz muito
Um dos motivos para a popularidade do Instagram está certamente na simplicidade para se alimentar a plataforma. Se você tem conteúdo para postar, as opções de como fazer são variadas.
Em termos de equipamento, mesmo um smartphone mais básico já é o suficiente para começar. Inclusive edição e publicação podem ser feitas por ele. Para quem prefere usar o computador, essa alternativa está disponível.
2. Preparando o equipamento
Exercitar seu lado criativo também é fundamental no processo de como alavancar as vendas pelo Instagram. Mas, além da criatividade, recomendo tomar um cuidado essencial em como você se prepara para fazer foto ou vídeo.
Tenha sempre em mãos um tecido macio para manter as lentes da câmera do aparelho e o visor limpos. Outro conselho: em geral, a qualidade da imagem fica melhor quando registrada com a câmera traseira.
Além disso, opte pela luz natural sempre que possível. E, na dúvida, coloque o produto ou modelo a favor da fonte de luminosidade. Nunca contra.
É importante ainda que a imagem priorize o assunto que se quer destacar. Logo, evite excesso de informações ou detalhes que não sejam interessantes para o momento que se quer captar.
3. Conhecendo os recursos
Nesse momento, vale resgatar um papo que tivemos por aqui tempos atrás sobre postagem de vídeo. O conteúdo vai agregar bastante em como você vai trabalhar para turbinar as vendas pelo Instagram.
Ainda, em se tratando de recursos, a plataforma anunciou recentemente algumas novidades. Entre elas, estão a ferramenta Reels (para vídeos compartilháveis) e o Collabs. Mas, qualquer que seja a sua opção para apresentar sua loja, atente-se para o foco de cada publicação.
4. Seja atraente
Por exemplo, postagens que envolvem humor ou busquem despertar emoções costumam ser atrativas. Por esse tipo de conteúdo chegam possíveis clientes e pessoas que não se interessam necessariamente pelo que você vende. Essa é mais uma maneira de preparar o perfil para posteriormente alavancar as vendas no Instagram.
5. Mostre soluções
Outro tipo de postagem é aquela que explica melhor como a sua loja, produto ou serviço, é útil para as pessoas. Aqui, você começa a formar a clientela do PDV virtual. Afinal, mesmo que o usuário tenha chegado à sua página por outro motivo, há chances de se tornar um consumidor.
Quantas vezes não sabemos que precisamos de algo até ver? E em quantos momentos adiamos compras por questão de oportunidade? Pois é, jamais subestime um visitante.
Desse modo, uma publicação como essa tem um papel importante nas vendas. Sendo assim, aposte em conteúdo educativo e informativo. Além disso, estimule seu público a participar da conversa com legendas convidativas.
6. Turbine as vendas
Pelo Instagram, assim como ocorre na loja física, um tipo de venda mais direta também existe. Para tanto, posts que reforcem a credibilidade do produto ou serviço fazem a diferença.
É a hora de deixar claro para a audiência cativa a vantagem de comprar de você. Aqui vale compartilhar experiências de quem fechou negócio, mostrar como a loja opera e quais os processos envolvidos.
Tem como demonstrar a efetividade de algo que é oferecido? Não hesite em fazer uma publicação a respeito. Não há como não alavancar as vendas no Instagram quando a solução para o problema está bem diante dos olhos.
7. E as tais hashtags?
Ok. Vou esticar a nossa conversa só mais um pouquinho. Porque é necessário falar de outro fator que influencia nas vendas. E a tal hashtag (simbolizada pelo #) faz parte dele.
Ela deve ser usada de forma coerente, ou seja, as escolhas têm que ter relação com a sua marca, produto vendido e nicho de mercado, por exemplo. Precisa fazer sentido para assim você ampliar a visibilidade do seu conteúdo e atrair pessoas interessadas no seu tema.
Como sabemos, pessoas gostam de interagir com pessoas. Sendo assim, você pode deduzir que o perfil de sua loja não deve se contentar em apenas postar.
O cliente quer ser ouvido, dar sugestões, externar o quão feliz ficou em comprar de você. É possível que haja reclamações. Não se preocupe, temos dicas para isso também.
De todo modo, é essa interação e engajamento que faz o perfil crescer em números e em vendas.
8. Gere estímulos
Para engajar seu público, conte histórias, faça perguntas, peça ajuda. Além disso, use palavras que estejam em alta e se conectam com o seu tema. Acompanhadas das hashtags (#), elas ajudam outras pessoas a encontrarem seu post na plataforma.
Instigue os clientes a compartilharem, salvar, curtirem e comentarem o conteúdo. Quando você faz isso, o sistema da plataforma entende que sua página é interessante. É como se fosse turbinar as vendas pelo Instagram de maneira orgânica, sem pagar por anúncios.
E não se esqueça: deixe uma pessoa responsável e treinada para responder às mensagens e comentários. O cliente de rede social tem um perfil mais imediatista do que o de loja física.
Bem, espero que este guia de como alavancar as vendas no Instagram tenha estimulado você a usar ainda mais a plataforma. Aproveite para ler nossos conteúdos sobre fotos e vídeos para as redes sociais.
Aproveite para ler também o blog sobre como vender no Facebook: passo a passo para criar sua loja virtual.
Aquele abraço e até breve!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.